As principais causas são a relação sexual e as bactérias do trato gastrointestinal, que migram por via ascendente da região perineal até a bexiga. Raramente ocorre pela via hematogênica (circulação sanguínea). Existem dois tipos principais: a cistite e a pielonefrite.
6 sintomas comuns de infecção urinária
As infecções do trato urinário bacterianas podem acometer uretra, próstata, bexiga, ou rins. Podem não existir sintomas ou pode haver frequência urinária, urgência miccional, disúria, dor na porção inferior do abdome e dor no flanco. Sintomas sistêmicos e até sepse podem ocorrer com infecções dos rins.
O risco de contrair uma infecção é maior após uma relação sexual, provavelmente porque a uretra sofre microtraumas — normais durante o sexo — e torna-se vulnerável à instalação de bactérias. É mais comum também na menopausa, quando diminuem as taxas de estrógeno, hormônio que protege o trato urinário.
Diversos fatores de risco para ocorrência de cistites recorrentes foram identificados em estudos clínicos, incluindo aumento da frequência de relações sexuais e uso de agentes espermicidas, diabetes mellitus, presença de bexiga caída (prolapso genital), retenção de urina ou incontinência urinária e menopausa.
Os principais tipos de infecção urinária são:
Quando a infecção baixa (da uretra e da bexiga) não é tratada, as bactérias continuam a ascender no trato urinário, chegando até os rins. Assim, ocorre uma infecção mais grave e complexa, chamada de pielonefrite. Essa infecção, chamada de alta, pode causar danos irreversíveis para os rins, atrapalhando a sua função.
Que é relativo aos órgãos ou às funções genitais e às funções ou órgãos urinários.
Infecção do trato urinário não complicada: ocorre em pacientes que apresentam o trato urinário funcionando adequadamente e sem alterações estruturais e é adquirida fora do ambiente hospitalar. A infecção urinária pode causar dor e ardência ao urinar.
Entre as bactérias citadas, a Escherichia coli destaca-se por ser a principal causadora da infecção urinária. Essa bactéria é comum em nosso intestino e é responsável por cerca de 70% a 80% dos casos de ITU.
O tratamento de infecções urinárias varia muito de acordo com o tipo de cada infecção e sua gravidade também. Geralmente, o tratamento é feito à base de antibióticos. Mas o médico também poderá receitar um analgésico para aliviar a dor e a ardência ao urinar.
O que fazer para evitar infecção urinária? Algumas medidas podem prevenir infecções urinárias, sejam elas de que tipo forem. Confira: Beba muito líquido, especialmente água; Limpe-se após urinar para evitar que bactérias se acumulem no local e entrem no trato urinário; Urine após relações sexuais para esvaziar a bexiga.
Quando a moto está saindo fumaça branca?
O que significa L4 L5 e L5 S1?
O que é uma suspensão exemplos?
Qual a relação da sociedade com a natureza?
Quantos anos pode casar nos Estados Unidos?
Quando não ocorre coisa julgada?
O que foi a Agenda 21 sua importância e principais objetivos?
É perigoso esquentar água no microondas?
Qual a pulsação normal por minuto?
Qual sabonete é indicado para quem tem dermatite atópica?
Pode colocar fita de LED na piscina?
Como se tornar um agente secreto?