Diferentes condições podem causar dor neuropática, incluindo: Neuropatias periféricas podem apresentar diversas origens como: deficiências nutricionais, como de vitamina B12; doenças metabólicas como diabetes; doenças genéticas; doenças auto imunes; infecções; doenças inflamatórias e até alguns cânceres.
A dor neuropática é um tipo de dor crônica que ocorre quando os nervos sensitivos do Sistema Nervoso Central e/ou periférico são feridos ou danificados. Esse tipo de problema está presente em até 10% da população e pode ser incapacitante, causando diferentes sensações de dor.
A dor neuropática pode contribuir para a ansiedade e / ou depressão. A ansiedade e a depressão também podem piorar a dor.
Flávio Sallem, neurologista do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC Oncologia), explica que “a neuropatia pode ocorrer por vários problemas, sendo o mais comum a diabetes. Mas o uso de substâncias, como álcool, algumas medicações, agentes tóxicos, como chumbo ou mercúrio, também podem influenciar”.
O diagnóstico da dor neuropática é feito com base em exames clínicos, anamnese, exames físicos e testes quantitativos sensitivos (não invasivos). Além disso, o médico especialista em dor pode solicitar exames complementares, como exames de sangue, ressonância magnética e estudos de condução nervosa e eletromiografia.
23 curiosidades que você vai gostar
O Neurologista, em particular o que realizou especialização em doenças neuromusculares, avalia, investiga as etiologias e fatores associados as doenças do sistema nervoso periférico e propõe o tratamento direcionado para cada caso.
Tratamento de dor neuropáticaMedicamentos (como analgésicos, antidepressivos e anticonvulsivantes)Fisioterapia e/ou terapia ocupacional.Cirurgia, caso necessário.Estímulo da medula espinhal ou dos nervos.Um bloqueio nervoso.
A polineuropatia geralmente é causada pela lesão progressiva nos nervos, resultante de doenças metabólicas, como a diabetes, ou doenças autoimunes, como lúpus, artrite reumatóide ou síndrome de Sjögren.
Os medicamentos podem ajudar a reduzir a dor nos pés, nas pernas e nos braços, mas eles geralmente não trazem de volta a sensibilidade. Analgésicos poderão ser indicados pelos médicos. Os medicamentos usados para tratar outros problemas médicos, como convulsões ou depressão, também podem ajudar a controlar a dor.
Como montar uma empresa de locação de artigos para festas?
Como instalar o Windows no Mac com o VirtualBox?
Como montar minha dieta Ectomorfo?
Quanto é para montar uma academia em casa?
Como funciona uma empresa de consultoria de marketing?
Como a invenção do papel e outros utensílios mudou a forma de desenhar?
Como abrir uma empresa cerealista?
Quanto custa um teto estrelado?
Como configurar o scanner da impressora Brother em rede?
Para que serve o chá da planta brilhantina?
Como você pode realizar um Ano Novo realmente diferente?
Como fazer psicologia reversa no relacionamento?