A mucocele, também conhecida como cisto mucoso, é uma espécie de bolha que se forma no lábio, língua, bochechas ou céu da boca, geralmente devido a uma pancada na região, mordidas repetitivas ou quando uma glândula salivar sofre uma obstrução, que ocorre devido ao acúmulo de líquido após a ruptura de um vaso salivar.
Bolhas na boca e nos lábios podem ser sinal de herpes labial, mucocele, ou ainda de outras doenças como herpes zoster e infecções virais. O herpes labial é uma causa frequente de bolhas dolorosas na região dos lábios, já a mucocele acomete principalmente a região interna das bochechas, língua e a assoalho da boca.
Embora o herpes labial não tenha cura, existe tratamento para eliminar a bolha na região sempre que ela aparecer. Logo, é preciso procurar o médico para que ele receite o medicamento antiviral mais adequado para cada pessoa. De uso tópico ou oral, o remédio reduz a capacidade de o vírus se reproduzir.
O que é herpes labial
A herpes é uma doença viral que se manifesta através de pequenas bolhas agrupadas na pele ou na genitália. Quando é ocasionada pelo vírus herpes simplex 1 (HSV-1), surge nos lábios. Qualquer indivíduo, de todas as idades, está sujeito ao contágio.
Jamais deve-se furar as bolhas, pois isso pode agravar a lesão. Se furadas, essas bolhas infeccionam e podem deixar cicatrizes nos lábios.
22 curiosidades que você vai gostar
É comum as pessoas tentarem estourar a mucocele a primeira vez que aparece, porém nas recidivas o ideal é serem retiradas em consultório odontológico, de preferência biopsiadas. Não te aconselho romper a mucocele, pois você pode causar sérios problemas, infecções entre outros.
O sal é um antisséptico ótimo para tratar afta. Para utilizá-lo como remédio caseiro, misture uma colher de chá de sal em meio copo de água morna e utilize-o para enxaguar sua boca, principalmente na área afetada pela afta, depois cuspa a água. Repita este procedimento três vezes por dia para ajudar na cicatrização.
Simples e prático. Faça bochechos com água morna e sal, isso vai ajudar a desinfetar a afta e acelerar a cicatrização. Misture 1 colher de leite de magnésia com 1 copo de água e faça gargarejos, isso vai ajudar a recobrir e proteger a lesão de bactérias, acelerando a cicatrização.
Fazer bochechos com água morna com sal ajuda a desinfetar a afta e acelerar a sua cicatrização, pois o sal tem potente ação bactericida que elimina as bactérias do local. Para isso, basta colocar 1 colher de café de sal num copo com água morna e fazer bochechos durante alguns minutos, 2 vezes ao dia.
As opções incluem enxaguar a boca com uma solução de água salgada e bicarbonato de sódio; aplicar pedaços de gelo na afta e evitar alimentos ácidos ou condimentados até que ela desapareça; e escovar os dentes com cuidado para não agravar o tecido ao redor da bolha.
Segundo Marta Silvestre, cirurgiã-dentista do Instituto Israelita de Responsabilidade Social Albert Einstein, as aftas doem muito nos primeiros dias, quando há "ulceração da membrana que cobre um tecido, com aumento de vascularização”. As fibras nervosas expostas, por isso o ardor. Ou seja, não existe afta indolor.
Como tratar: o médico poderá orientar o uso de medicamentos antivirais, como Aciclovir, em comprimido ou pomada, para acelerar o processo de cura. Para aliviar a dor ou desconforto, pode também indicar preparações contendo anestésicos.
O tratamento é paliativo, utilizando analgésicos para diminuir a dor. “Anti-inflamatórios ou corticóides locais podem ser prescritos para acelerar o processo de cicatrização, assim como a laserterapia”, acrescentam os professores.
Algumas pessoas aplicam o bicarbonato diretamente na região ferida, mas esse uso não é aconselhado, já que se trata de uma substância forte. Além de causar ardência, a aplicação direta pode piorar a ferida. O ideal é fazer um bochecho ou gargarejo de água com bicarbonato.
Não deve perfurar e a remoção é cirúrgica. O ideal é removê-la cirurgicamente com um profissional apto. Não perfure a mucocele, faça a remoção com um Estomatologista que fará a biópsia para realizar o correto diagnóstico.
A mucocele pode desaparecer rapidamente em poucos dias ou até mesmo levar anos para que a saliva em seu interior se dissipe por completo. Por isso, se perceber que a bolha já persiste por mais de sete dias, é importante procurar um especialista.
A remoção cirúrgica convencional das mucoceles utilizando um bisturi é considerada a opção mais comum e requer a ressecção completa da lesão e glândulas salivares menores associadas para diminuir o risco de recidiva.
AD-MUC é uma pomada que possui ação anti-inflamatória e antibacteriana, auxiliando no processo de cicatrização de feridas na mucosa bucal.
Pequenas feridas, normalmente, desaparecem dentro de 10 a 14 dias, mas podem durar até 4 semanas.
Algumas pomadas que podem ser indicadas, pelo médico ou dentista, para o tratamento das aftas são:Triancinolona acetonida. ... Ácido hialurônico. ... Policresuleno. ... Tirotricina. ... Acetato de hidrocortisona. ... Benzidamida. ... Tartarato de bismuto e sódio. ... Isetionato de hexamidina com cloridrato de tetracaína.
Embora sua causa seja incerta, alguns especialistas acreditam que estão ligadas a problemas do sistema imunológico, a bactérias ou a vírus. Fatores tais como o estresse, trauma, alergias, cigarro, deficiências de ferro ou vitaminas e tendências genéticas também tornam a pessoa mais susceptível às aftas.
Caso aconteça um corte na gengiva, a odontologista indica como primeiro cuidado tentar estancar o sangramento. Evite também tocar na área machucada e não fazer bochecho. “Coloque uma gaze estéril sobre o corte e realize uma compressão por 5 minutos para conter o sangramento”, orienta ela.
A lesão do câncer cresce rápido e a da afta é circunscrita. A lesão do câncer geralmente não dói e a da afta é dolorida. A lesão do câncer não cicatriza e a da afta cicatriza de 7 a 14 dias. A lesão do câncer tem diferenciação celular na biópsia e a da afta não.
Em geral, sem nenhum tratamento, entre cinco dias e duas semanas, sem deixar cicatriz. Caso a dor permaneça por mais de 15 dias, é recomendável procurar um dentista para uma avaliação detalhada, já que a afta pode ser sintoma de outras doenças.
A afta tende a desaparecer sozinha depois de duas semanas em média. Mas, se houver desconforto demais, um especialista poderá prescrever pomadas analgésicas e anti-inflamatórias ou até mesmo medicamentos de uso oral. Bochechos com própolis também funcionam, mas como paliativo.
Quem distribui combustível no Brasil?
Quais são os 5 princípios da promoção da saúde?
Quanto custa o IPVA da Bros 160 2021?
O que é declaração do Simples Nacional?
Como agem os remédios para ansiedade?
Porque o AAS previne o infarto?
Quais são as chances de cura da leucemia?
Qual é o verniz de secagem rápida?
Para que serve tecido pelúcia?
O que são decretos singulares?
Quais são as partes que compõem o estômago?