Tido como parte obrigatória para a integralização da formação docente, o estágio supervisionado, contribui para que seja proporcionado ao estudante uma aproximação a sua área de atuação, a fim de construir e significar a sua identidade profissional.
O estágio supervisionado é considerado o momento em que as teorias aprendidas pelos acadêmicos são aliadas à prática bem como o momento em que o futuro profissional experimenta e atua efetivamente em seu campo de formação.
O estágio supervisionado torna-se imprescindível no processo de formação docente, pois oferece condições aos futuros educadores, em específico aos estudantes da graduação, uma relação próxima com o ambiente que envolve o cotidiano de um professor e, a partir desta experiência os acadêmicos começarão a se compreenderem ...
11.788/2008 apresenta em seu artigo 1º: “Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desen- volvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular [...]”, acrescentando em seus incisos que o estágio faz parte do projeto pedagógico do ...
O estágio ajuda no desenvolvimento da carreira de todo e qualquer profissional. Ele traz para o então estudante o conhecimento e as experiências práticas que desenvolvem a competência dele como futuro profissional.
37 curiosidades que você vai gostar
A Importância do Estágio Supervisionado Durante o Curso de Pedagogia. ... Durante o estágio supervisionado é possível a aplicação e concretização dos conhecimentos teóricos obtidos durante o curso é a oportunidade para os professores em formação exercitem os princípios de cidadania e de responsabilidade social.
O estágio supervisionado enriquece o currículo e é uma ótima oportunidade para complementar a experiência acadêmica, além de preparar o estudante para conquistar novas posições no mercado. A atividade permite fazer contatos na sua área profissional, aumentando as chances de conseguir efetivação no futuro.
Entretanto, é preciso alertar que a importância do estágio para a formação profissional é indiscutível, pois lhe garante a chance de aplicar seus conhecimentos adquiridos na faculdade, entender como funciona uma empresa, além de ser a forma mais simples de ingressar em uma grande organização.
O objetivo do Estágio Supervisionado é proporcionar ao aluno a oportunidade de aplicar seus conhecimentos acadêmicos em situações da prática profissional, criando a possibilidade do exercício de suas habilidades.
Assim, os profissionais em formação devem compreender a complexidade em que estão direta e indiretamente envolvidos no processo de ensino – aspectos sociais, multidisciplinares, políticos, culturais, econômicos etc. – para que se torne modificadora de sua prática e da vida de cada cidadão (Libâneo, 1990; Freire, 1996).
O Estágio Curricular foi criado pela Lei 6.494, de 7 de dezembro de 1977 e regulamentado pelo Decreto 87.497, de 18 de agosto de 1982, que dispõe sobre o estágio de estudantes de estabelecimentos de ensino superior e de 2º grau regular e supletivo.
O principal objetivo do estágio é proporcionar para os alunos os instrumentos de preparação para a introdução e inserção no mercado de trabalho, mediante ambiente de aprendizagem adequado e acompanhamento pedagógico supervisionado pelo professor em sala de aula.
Uma dica sobre o que colocar no objetivo do currículo de estágio é especificar a área em que você deseja atuar. Caso a vaga tenha detalhado a função, relacione o seu objetivo ao que é esperado pela empresa.
O estágio supervisionado em educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental tem como objetivo: ... Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes relativas à profissão docente, considerando o contato direto com o campo de estágio e a formação teórica proporcionada pelo curso.
Ele conta como uma imersão profissional na área. No âmbito pessoal, consegue-se ter mais confiança, pois o jovem terá novas responsabilidades e descobrirá novidades sobre seu potencial. Socialmente, o afazer também melhora a qualidade de vida e patrocina os estudos por meio da bolsa-auxílio e demais pontos positivos.
O estágio é muito importante para a formação do educador, pois vai promover a relação teoria-prática através das reflexões, análises e experiências vivenciadas dentro de sala de aula. Tal prática leva o professor a refletir sobre a sua própria prática.
O estágio é uma das etapas obrigatórias para se formar em Pedagogia. Trata-se de uma experiência em que os conteúdos vistos ao longo do curso são aplicados na prática e o estudante pode observar e executar rotinas que farão parte de sua futura atuação profissional.
O objetivo profissional ideal para inserir no currículo deve ter somente uma frase. Você pode colocar apenas o cargo que quer ocupar, a área pretendida ou os dois. Há também a opção de formatar a sentença com o seu contexto profissional.
O principal objetivo da atividade, para os estudantes, é proporcionar um meio de inserção no mundo corporativo e ser o ponta pé inicial para a sua carreira.
O estagio escolar somente foi instituído em 1967, quando o Ministro do Trabalho sancionou a Portaria 1.002 de 29/09/1967, disciplinando a relação entre as empresas e os estagiários, estabelecendo os direitos e as obrigações dos estagiários e das empresas.
Foi mais ou menos assim que surgiu o estágio, em 1977, com a Lei 6.494. Na época não havia Internet e as oportunidades de emprego eram procuradas nos classificados dos jornais de domingo. Porém, todos os anúncios tinham uma palavra em comum: experiência.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 11.788, de 25/09/2008, publicada no "Diário Oficial da União" desta sexta-feira (26), que regulamenta o estágio profissional.
De acordo com Libâneo (2010 apud PIMENTA E LIMA, 2012, p. 153), o estágio “é um campo de conhecimento sobre a problemática educativa na sua totalidade e historicidade e, ao mesmo tempo, uma diretriz orientadora da ação educativa”. Assim sendo, os alunos entendem que é importante a aprendizagem do campo de estágio.
A contextualização inter-relaciona conhecimentos diferentes contribuindo para a estruturação de novos significados. Contextualizar, portanto, é construir significados (SILVA, et al., 2009).
Pimenta e Gonçalves (1990) consideram que a finalidade do estágio é a de propiciar ao aluno uma aproximação à realidade na qual atuará. Assim, o estágio se afasta da compreensão até então corrente, de que seria a parte prática do curso.
Porque a árvore atrai os raios?
Como era o tempo livre na sociedade moderna?
Como plantar Hortelã-pimenta em vaso?
O que os senhores de engenho faziam com os escravos?
Como plantar todas as plantas?
Como os satélites transmitem os dados?
O que é sedimentos em geologia?
Quais recursos naturais são necessários para realização da atividade econômica da agricultura?
Para que servem os satélites artificiais como eles são colocados em órbita na Terra?
Como os povos ribeirinhos se locomovem de um lugar para o outro?
Como os resíduos de mineração são carregados para o reservatório?
O que os romanos retratavam nas esculturas?
Quais faculdades têm repúblicas?
Como funciona uma semeadora adubadora?
Como funciona Os bancos de sangue?