No início era a coleta. Há cerca de 200 mil anos, nossos ancestrais, que eram nômades, se alimentavam de frutos e raízes, consumiam carne de caça, peixe e possivelmente moluscos in natura. Como num drive-thru paleolítico, eles aproveitavam as ofertas alimentícias que encontravam pelo caminho.
Eram caçadores e coletores, o que os fazia nômades, em busca constante de fontes de alimento. Seu modo de vida impunha a existência de um grupo pequeno. Assim que aperfeiçoaram o fabrico de peças para a caça, feitas a partir de pedra e ossos de animais, conseguiram também desenvolver maneiras de resistir ao frio.
Os primeiros habitantes do país eram caçadores e agricultores. Eles moravam em cavernas e na própria floresta, e manuseavam arcos e flechas feitos de pedra. Além disso, alimentavam-se de peixes, animais e frutos. Os povos que viviam na costa brasileira também alimentavam-se de vários frutos do mar.
A cerâmica propiciou o preparo de cozinhados mais elaborados, como sopas, papas, mingaus, pirões, purês, tortas, bebidas aquecidas (as bebidas não eram consumidas muito frias, e não as havia geladas). A bebida fermentada também data desse período e era servida quente, para reforçar a resistência ou tratar dos doentes.
Pré-História: nesse período comiam frutas, raízes e outras espécies vegetais. ... Idade Moderna: os alimentos protagonistas eram cereais, pães, aveias, polenta e macarrão, carnes e legumes de todos os tipos. Idade Contemporânea: nos dias atuais, se come alimentos frescos, conservados, legumes, frutas, carne, entre outros.
Há 7.500 anos antes de Cristo, na China. E há três mil anos foi a vez das Américas Central e do Sul começarem a plantar e a colher. “Os três alimentos básicos que forneceram a base da civilização foram o trigo, o arroz e o milho.
Alimentação na Pré-história. Na época do Paleolítico (Idade da Pedra Lascada) a alimentação humana baseava-se em frutos, raízes e legumes coletados da natureza. Outro alimento importante era a carne animal (rica em proteínas e gordura). Os homens caçavam porcos, mamutes, coelhos, veados e outros animais.
Os hábitos de caça levaram os primeiros seres humanos a alterar sua alimentação na Pré-história, influenciando em sua evolução e no ambiente em que viviam.
Com o passar dos tempos, o homem desenvolveu saídas para os problemas que impediam a sobrevivência (casas, objetos, roupas, ferramentas, etc.). A Pré-História se separa em três fases: Paleolítico (Idade da Pedra Lascada), Neolítico (Idade da Pedra Polida) e Idade dos Metais.
A história da gastronomia no mundo até o presente oferece uma visão multidisciplinar de como os seres humanos evoluíram em sua maneira de alimentar da pré-história até hoje. De uma ação puramente de sobrevivência, chegou um momento em que a gastronomia se tornou, para muitos, uma arte.
Quanto o Estados Unidos devem ao Brasil?
Como fazer citação de artigo científico no TCC?
Porque o Aokiji não é mais Almirante?
Como converter vídeo para MP4 no PC?
Quantas vezes por semana posso usar o shampoo matizador?
Qual fritadeira gasta menos a gás ou elétrica?
Qual é o sinônimo de presunção?
Quais os assuntos de físico-química?
Quantos comprimidos de ibuprofeno pode matar?
Qual a diferença entre concorrência perfeita e monopólio?
Quando o agente não puder ser punido?