Além do dano ambiental, que gera impactos diretamente aos seres humanos, o dióxido de enxofre é um gás tóxico que causa irritações no sistema respiratório, na pele e pode levar ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
O dióxido de enxofre (SO2) é produzido naturalmente por atividades vulcânicas e artificialmente pela combustão do enxofre ou de pirita de ferro (dissulfeto de ferro – FeS2). A emissão do SO2 acontece em processos industriais que fazem uso do enxofre, como a produção de ácido sulfúrico.
A emissão de dióxido de enxofre na atmosfera está diretamente ligada à chuva ácida, que afeta o meio ambiente de diversas formas: atrapalha a reprodução e crescimento das plantas; afeta o pH da água dos rios, prejudicando, assim, o crescimento populacional dos peixes; além de corroer materiais, afetando monumentos e ...
As principais fontes naturais de emissão do dióxido de enxofre são erupções vulcânicas e decomposição de animais e vegetais em solos, pântanos e oceanos. Já as fontes artificiais incluem principalmente a queima de combustíveis fósseis, como os derivados do petróleo (principalmente o óleo diesel e a gasolina).
Ela pode reduzir o pH de rios e lagos, afetando os seres vivos de ambientes aquáticos. Como se não bastasse tudo isso, para a saúde humana, o gás dióxido de enxofre é extremamente tóxico para as vias respiratórias, causando irritação, tosse e, em alguns casos, náuseas e vômitos, caso inalado.
33 curiosidades que você vai gostar
PODE CAUSAR IRRITAÇÕES NA PELE E TRATO RESPIRATÓRIO. EFEITOS POTENCIAIS PARA A SAÚDE: Por inalação: A inalação do enxofre pode provocar irritação das membranas das vias aéreas, com inflamação e secreção catarral da mucosa nasal, traqueobronquite, tosse com expectoração e dificuldade para respirar.
A emissão de enxofre tem um potencial efeito poluente na formação da chuva ácida, devido à sua tendência de formar ácidos quando em contato tanto com água, quanto com o oxigênio atmosférico.
O enxofre é absorvido pelas plantas essencialmente na forma de íons sulfato presentes na solução do solo, em processo ativo e outros nutrientes (particularmente outros ânions) raramente afetam a absorção de sulfato (EPSTEIN, 1975).
✸ Matéria orgânica do solo: ✸ principal fonte S (> 95%). ✸ Outras fontes naturais: ✸ Estercos animais, água irrigação e atmosfera. ✸ Estercos animais, água irrigação e atmosfera. armazenagem e aplicação, etc).
Quando associado a outros elementos químicos, formando sulfatos, sulfitos ou sulfetos, o enxofre pode ser obtido a partir do petróleo, gás natural e carvão. Porém, o elemento enxofre é mais comumente encontrado em minerais, como: Pirita (dissulfeto de ferro) Cinábrio (sulfeto de mercúrio)
O enxofre é um elemento químico essencial para todos os organismos vivos, sendo constituinte importante de muitos aminoácidos. É utilizado em fertilizantes, e é também parte da composição da pólvora, de medicamentos laxantes, de palitos de fósforos e de inseticidas.
Apesar da necessidade de manter o CO2 na atmosfera para a preservação das espécies, a sua alta concentração pode ocasionar em poluição do ar, chuva ácida e o constante desequilíbrio do efeito estufa, em decorrência da elevação da temperatura do planeta, causando, consequentemente, o derretimento das calotas de gelo e ...
O enxofre é fundamental para as plantas, pois é um nutriente que desempenha papel estrutural em diversas moléculas importantes do metabolismo. A exemplo de moléculas do grupo dos aminoácidos como a metionina, cisteína e cistina, as quais são necessárias para a formação de proteínas.
Onde as partículas mais grossas ficam retidas no nariz e garganta, provocam incomodo, irritação nos olhos, narinas, além de facilitar a instalação de doenças no organismo como: Gripe, renite alérgica, bronquite alérgica a poeira e asma.
Ele pode ser formado nas reações de combustão dos motores a explosão, na queima de querosene, a partir da reação de ácido nítrico (em excesso) com alguns metais (como a prata), ou a partir da reação de óxido nítrico (NO) com oxigénio (O2). O dióxido de azoto existe em equilíbrio com o tetróxido de nitrogênio N2O4.
O que é Dióxido de Carbono (CO2):
Dióxido de carbono ou gás carbônico é um produto químico formado por dois átomos de oxigênio e um átomo de carbono (CO2), encontrado naturalmente na atmosfera, produzido pela respiração dos animais e pela queima de qualquer matéria orgânica.
Na natureza, as rochas ígneas são a fonte primária de enxofre, normalmente como sulfato.
As fontes de enxofre para os ambientes aquáticos são principalmente três: decomposição de rochas, chuvas (lavagem da atmosfera) e agricultura (através da aplicação de adubos contendo enxofre).
Na forma elementar o enxofre ocorre nos depósitos de origem vulcânica, bacias de evaporitos e domos salinos. Na forma de compos- to ocorre como sulfatos (anidrita, barita, gipsita) e sulfetos (calco- pirita, pirrotita, esfalerita, galena, arsenopirita, pirita).
As plantas cultivadas em excesso de enxofre, após um mês, já acusavam sintomas nas folhas mais velhas. As plan- tas, contudo não paralizavam o crescimento e havia forma- ção de galhos. O sistema radicular mostrava-se bem desen- volvido e de uma coloração marfim (OOY-19-30).
Já no caso do uso de enxofre elementar granulado, enxofre elementar peletizado ou superfosfato simples, a aplicação pode ser feita no sulco antes da semeadura, com semeadora TD/SHM com espaçamento de 17 a 20 centímetros e profundidade de 2 a 3 centímetros.
O enxofre é diluido em um balde com água morna (C). No momento em que a cal apagar (parar de borbulhar), aumente o fogo e aos poucos coloque a mistura de enxofre. Acrescente então 10 litros de água fervente e faça uma marca no vasilhame, na altura dos 10 litros.
O dióxido de enxofre, em contato com a umidade atmosférica, gera o ácido sulfúrico que contribui consideravelmente para a chuva ácida.
Impurezas ou contaminantes são encontrados no petróleo, derivam de elementos como enxofre (sulfetos, dissulfetos, benzotiofenos e mercaptanas), oxigênio (ácidos naftênicos), nitrogênio (piridina e pirrol), e metais (ferro, zinco, cobre, chumbo, molibidênio, cobalto, arsênio, manganês, cromo, sódio, níquel Page 4 e ...
A maioria do petróleo extraído contém altos teores de enxofre. Desse modo, pode ser chamado de sour petroleum (petróleo azedo), devido à maior quantidade de enxofre. Já o óleo bruto com menor teor de enxofre pode ser denominado sweet petroleum (petróleo doce).
O que é diversidade para a sociologia?
O que define a expressão Guerra Fria?
Para que pode ser usado o cimento de ionômero de vidro?
Como podemos perceber a importância do petróleo no comércio exterior de alguns países?
Quem se enquadra na declaração de pobreza?
Quais são as áreas continentais próximas da Antártida?
Como consumir o chuchu para emagrecer?
Qual é a origem do nome rosa dos ventos?
Qual a influência dos indígenas nas festas juninas?
O que avaliar em uma peneira de futebol?
Como usar o coletor de fezes Coproplus?
Como Como podemos perceber a energia?
Qual a diferença de pirâmide triangular e tetraedro?
Quais as 4 formas de orientação?
Como colocar desenhos na mesma escala AutoCAD?
Como desbloquear todos os filmes da Netflix?
Qual a importância da fotopolimerização na longevidade da resina composta?