Filosofia política é uma vertente da filosofia cujo objetivo é estudar as questões a respeito da convivência entre o ser humano e as relações de poder. Também analisa temas a respeito da natureza do Estado, do governo, da justiça, da liberdade e do pluralismo.
A filosofia política engloba a multiplicidade de reflexões filosóficas sobre a origem ou a organização da vida em sociedade e as várias implicações que esse convívio impõe aos indivíduos.
A Filosofia Política investiga as relações humanas em sentido coletivo. A Filosofia é fruto da Antiguidade Clássica, foi criada pelos gregos, o primeiro povo a tentar solucionar seus próprios problemas. Inicialmente, a filosofia grega dedicou-se ao entendimento da natureza, seus eventos e fenômenos. ...
Sofocracia (de sophrosine: virtude da moderação), ou governo dos sábios, é a teoria filosófica antiga de um sistema político defendido por Platão em A República. Neste sistema, só poderá governar quem contemplou a ideia de Bem, o filósofo.
O objetivo de Aristóteles com sua Política é justamente investigar as formas de governo e as instituições capazes de assegurar uma vida feliz ao cidadão. Por isso mesmo, a política situa-se no âmbito das ciências práticas, ou seja, as ciências que buscam o conhecimento como meio para ação.
A cosmologia é o estudo da origem e da composição do Universo. Os filósofos pré-socráticos são considerados cosmólogos por buscarem a origem racional do Universo. ... No passado, a cosmologia foi utilizada pelos pré-socráticos para descobrir a possível origem do Cosmos por meio de observações e especulações.
Metafísica é a área que estuda e tenta explicar as principais questões do pensamento filosófico, como a existência do ser, a causa e o sentido da realidade, e os aspectos ligados a natureza.
O poder é a capacidade de domínio, de expressão da vontade ou até mesmo uma ação natural que se sobrepõe à vontade individual. Diante de tanto fascínio com algo tão singular e tão sedutor na humanidade, vários pensadores tentaram explicar, racionalizar, entender o poder.
O poder político nas democracias é essencialmente a vontade da maioria através do governante. Existe poder político nas ditaduras, visto que a força em si é apenas uma das condições e não a causa essencial, portanto num governo totalitário o ato de coação é aplicado sem visar o bem público.
Com a filosofia política não é diferente, pois os filósofos desse campo do pensamento sempre buscaram estabelecer críticas e fomentar novas ideias que dessem movimento ao campo intelectual que se atreve a pensar e questionar o campo da organização política. O poder e a disputa permeiam o convívio humano.
Desse modo, temos, ao longo dos mais de dois mil anos de tradição filosófica, diversos autores que formularam diferentes pensamentos acerca do modo como governo, Estado, âmbito público, direitos, deveres e liberdade devem ser organizados. Listamos abaixo os principais pensadores da filosofia política e suas respectivas ideias:
É o ponto que converge a ética com os integrantes da sociedade, em que dita as melhores formas de se agir no meio social. A filosofia política abrange, dessa maneira, o direito à liberdade, à propriedade, à defesa pessoal e à vida.
Estudo de política, segundo o filósofo francês, necessitava isolamento. Era algo mais inerte ao humano e não dependeria de proposições criadas por mortais. O ponto alto da filosofia política na Europa. Voltaire, Rousseau e Locke foram os que propuseram uma continuação dos estudos maquiavélicos e aristotélicos.
Qual é o padrão de beleza para 2022?
Sou muito grata a você tem crase?
Como é contado o tempo de trabalho com insalubridade?
Quem figura no pólo passivo da ação de regulamentação de visitas?
Quais são os principais órgãos Metabolizadores?
Qual o curso superior mais fácil?
Pode usar ácido hialurônico na praia?
Quando um professor pode dar aula?
Qual faz menos mal cigarro eletrônico ou normal?
Quanto o Brasil importa de gasolina e diesel?
Quem são os integrantes do NWA?
Quem tem hipertireoidismo pode tomar chá de erva doce?