Domenico De Masi, sociólogo italiano, explica que 70% dos trabalhadores poderiam praticar ócio criativo. São Paulo – Se o seu trabalho é rentável e pode ser conciliado com estudo e lazer, você pratica ócio criativo.
A expressão “ócio criativo” foi criada pelo sociólogo italiano Domenico de Masi para explicar como um tempo livre ou o justo equilíbrio entre trabalho, estudo e descanso favorece a criatividade.
No livro O Ócio Criativo, Domenico demonstra como alegria e satisfação pessoal no dia a dia aumentam a criatividade, que por sua vez faz crescer o potencial de imaginação necessário a um melhor desempenho produtivo no trabalho. Ele diz: "Existe um ócio alienante, que nos faz sentir vazios e inúteis.
O ócio criativo, também conhecido como ócio produtivo, nada mais é do que uma nova maneira de definir o trabalho. ... Aproveitar melhor o tempo significa priorizar e oferecer significado a atividades relacionadas ao trabalho, que gera riquezas, ao estudo, que gera conhecimentos e ao tempo livre, que gera bem-estar.
O conceito está relacionando com o recreio (aquele mesmo das escolas) – onde de maneira informal, conversas e elucubrações acontecem dando espaço para novas ideias.
É preciso fazer perícia para voltar a trabalhar?
Quais são as características de uma ficha de leitura?
Qual NR fala sobre materiais cortantes?
Como fazer essência para difusor de varetas?
Qual a natureza jurídica da execução fiscal?
Quando você tranca a faculdade tem que pagar?
O que são agentes esterilizantes?
Quando é mais barato ir para o Canadá?
Como são testados os produtos que não são testados em animais?
Como pedir perdão para um canceriano?
Quais são os dois conceitos de direitos humanos?
O que é a componente de um vetor?
Qual leite vegetal tem mais gordura?
Qual remédio colocar na água das galinhas?