Por passar por um processo de “limpeza” na indústria, a farinha branca perde nutrientes e se transforma em um alimento de alto índice glicêmico, fazendo com que tenha no organismo ação semelhante ao açúcar ao elevar a taxa de glicose no sangue.
Comer muito pão pode resultar no aumento dos níveis de açúcar no sangue. E é importante ter em mente que isso pode levar a um risco aumentado de diabetes tipo 2.
Uma boa forma de substituir o pão francês, feito com farinha branca, é comer tapioca, crepioca, cuscuz ou pão de aveia, que são boas opções, mas também é possível substituir o pão comum por alimentos ricos em proteína, como uma omelete com queijo, ou um ovo cozido, por exemplo.
Como já se sabe, o carboidrato é um dos principais responsáveis pelo ganho de peso que pode evoluir para quadros preocupantes de obesidade. Além disso, a farinha processada, presente na maioria dos pães, possui ação semelhante ao açúcar e pode desenvolver no indivíduo uma resistência à insulina, levando à diabetes.
De modo geral, alimentos industrializados podem apresentar uma grande quantidade de açúcar.
...
Veja abaixo 15 alimentos que são considerados saudáveis, mas que podem ter muito açúcar.Granola. ... Barrinha de cereal. ... Iogurte. ... Pão integral. ... Molho de tomate. ... Molho para salada. ... Comida congelada. ... Sucos de frutas.
29 curiosidades que você vai gostar
1. Espinafre. A verdura é rica em aminoácidos e boa fonte de minerais como cálcio, magnésio e potássio, além de diminuir os níveis da pressão arterial. O alimento também contém boas doses de fibras, que ajudam a reduzir o açúcar no sangue.
Para promover uma desintoxicação de açúcar, os nutricionistas devem orientar ao paciente que evite o máximo possível da substância nos três primeiros dias – o que inclui frutas. Portanto, a orientação, aqui, é estimular o consumo de água, vegetais amiláceos, grãos, laticínios gordurosos e sem açúcar e carnes.
Risco de ataque cardíaco e Diabetes aumenta – uma investigação publicada no ano passado no PLoS ONE indica que a ingestão de hidratos de carbono refinados – como o pão branco, pão de forma e massa tradicional – aumenta os níveis de ácidos gordos que, por seu turno, podem levar ao aumento do risco de doenças cardíacas.
O pão francês é um alimento rico em carboidratos de moderada absorção, uma vez que o amido presente necessita de uma digestão mais demorada, que se inicia ainda na mastigação. Devido à presença de farinha de trigo refinada, ele representa um risco para quem tem sensibilidade, intolerância ou alergia ao glúten.
Segundo nutricionista, se você é saudável e está no seu peso ideal, não há problema comer pão – moderadamente – todos os dias. Alimentação nos dias de hoje é muitas vezes um caso de “8 ou 80”.
Aposte em adoçantes mais naturais (como o xilitol) e em frutas como substitutos. Para começar, a nutricionista destaca que uma boa dica é recorrer a ingredientes naturais que funcionem como substitutos do açúcar em diferentes receitas.
A médica alerta que, para quem não sofre da doença celíaca, cortar totalmente o glúten da alimentação pode predispor a doenças crônicas, como diabete ou doenças cardiovasculares. Além disso, se uma criança não consumir o alimento na infância, pode desenvolver alergia a ele.
O carboidrato do arroz também é fundamental para quem pratica atividade física. Na sua ausência o organismo utilizará as proteínas para dar energia, o que pode levar à perda de massa muscular e à flacidez.
Para a nutricionista Anita Sachs a necessidade varia de pessoa para pessoa, mas indica uma regra a ser seguida: “normalmente, ingerir 100 gramas de pão por dia não tem qualquer problema, pois contabiliza entre nove e onze porções diárias de cereais que a pessoa pode comer”, explica Anita.
Para se ter uma ideia, o pão branco pode ser absorvido em cerca de 30 minutos, enquanto sua versão integral pode demorar até 2 horas para realizar o mesmo processo.
Contudo, lembre-se de que pode variar bastante. “Para as pessoas que adoram pão, não é obrigatório excluírem-no do dia a dia. Numa alimentação saudável ou até numa dieta de emagrecimento, este alimento pode estar presente, desde que seja numa dose entre as 50 e as 70 gramas, preferencialmente uma vez por dia.”
O consumo em excesso pode causar diabetes
Quando os amidos dos pães entram na corrente sanguínea como glicose, eles aumentam os níveis de insulina e de açúcar do organismo humano. Isso significa que, se consumido em excesso, o alimento pode provocar diabetes em longo prazo.
Comer pão todo dia, pode? Sim, pode. Mas, como tudo na vida, é preciso equilíbrio. Trocar a versão branca do alimento por opções caseiras ou integrais, por exemplo, é uma boa estratégia alimentar, segundo Camila Pedrosa, nutricionista da Viver Nutrição e Gastronomia.
Ela tende a durar entre 15 a 21 dias, inclusive é normal se sentir irritado, cansado e com falta de concentração. Também é comum sentir ainda mais vontade de comer doces.
9 Simples Dicas para Cortar o Açúcar em Excesso da sua DietaComa mais frequentemente.Beba mais água.Comer alimentos frescos em vez de processados.Leia os rótulos dos alimentos.Tempere suas comidas e bebidas.Durma o suficiente.Elimine aos poucos.Evite alimentos com pouca ou zero gordura.
A maneira mais fácil de se baixar o nível de açúcar no sangue é com injeções de insulina. No entanto, o organismo pode levar até quatro horas para absorvê-la e o excesso desse hormônio pode ser fatal. Se você precisa baixar rapidamente a glicemia, beba muita água e caminhe.
Conheça algumas das frutas mais indicadas para diabéticos:Goiaba: Rica em fibras e de baixo Índice Glicêmico, a goiaba é uma das frutas que diabéticos podem comer. ... Abacaxi: ... Limão: ... Morangos: ... Abacate: ... Pêssego:
7 frutas que diabéticos podem comerPêssego. Essa fruta possui fibras e antioxidantes em abundância que permitem uma maior sensação de saciedade. ... Limão. ... Goiaba. ... Mamão papaia. ... Morango. ... Abacate. ... Abacaxi.
7 melhores sucos para diabéticosSuco de melancia com aipo. Ingredientes. ... Suco de goiaba com limão. Ingredientes. ... Suco de tangerina com mamão. Ingredientes. ... Suco de maçã com abóbora. ... Suco de batata yacon. ... Suco de pêra com toranja. ... Suco de melão com maracujá
Seus níveis de energia caem
Cortar inclusive os carboidratos integrais pode levar a uma diminuição na energia do corpo de uma forma geral. Este tipo de alimento é uma ótima fonte de ferro, magnésio e vitaminas do complexo B – todos esses nutrientes são responsáveis por manter elevados os níveis de energia do organismo.
O que é nulidade absoluta no Processo Civil?
Qual o segredo do orfanato em Chiquititas?
É perigoso tomar polivitamínico?
O que é ética na sala de aula?
Quanto tempo a micropigmentação some?
É possível pagar Gru-judicial pela internet?
Qual a finalidade de uma regra de jogo?
Como a ética influência na vida em sociedade?
Qual a melhor pedra para dreno?
Quais são os principais aspectos a serem considerados para o risco de crédito?
Que horas é a primeira urina do dia?
Qual recurso cabe contra ação rescisória trabalhista?
Como tirar o Windows 10 do dual boot?
O que é o orçamento participativo?