As plantas sentem que o frio se aproxima e precisam armazenar energia. “O outono é a estação intermediária para as plantas. Nessa época, a produção de clorofila diminui e elas iniciam a liberação de ácidos que impedem a circulação de nutrientes em suas extremidades.
Com a diminuição da clorofila, as folhas das árvores tornam-se amareladas ou avermelhadas. A planta começa, então, a produzir um hormônio chamado ácido abscísico. Ele se acumula na base da haste das folhas, o pecíolo, matando as células daquela região.
“A queda das folhas no outono é uma estratégia das plantas para se protegerem do frio, reduzindo ao máximo o seu gasto de energia”, explica Rosa Pinho. “Com menos luz solar, a primeira alteração é parar de produzir clorofila. ... Mas nem todas as árvores perdem as suas folhas nesta estação do ano.
As folhas perdidas pelas árvores são decompostas em matéria inorgânica enriquecendo o solo sob a árvore, servindo também de alimento a muitos seres vivos do solo. Verifica-se uma reciclagem completa quando a árvore volta a utilizar os nutrientes perdidos com a queda da folha.
Esse pigmento é responsável pela cor verde natural das plantas, e mais! A clorofila, juntamente com a luz solar, torna possível o trabalho de fotossíntese realizado pelos vegetais. ... A alteração na cor das folhas só ocorre no outono, pois é justamente nesta época do ano que a quantidade de luz emitida pelo sol diminui.
26 curiosidades que você vai gostar
As plantas sentem que o frio se aproxima e precisam armazenar energia. “O outono é a estação intermediária para as plantas. Nessa época, a produção de clorofila diminui e elas iniciam a liberação de ácidos que impedem a circulação de nutrientes em suas extremidades.
A maioria das plantas faz a fotossíntese unicamente através das folhas, ao contrário destas, a gilbardeira fá-lo através de toda a sua superfície. Todas as partes da planta realizam a fotossíntese, permitindo-lhe assim, de abdicar das suas folhas.
Outra característica do outono também é responsável pela queda das folhas: é a chegada de temperaturas mais frias e dias com menos luz solar. Com o tempo mais frio, as plantas reduzem ao máximo seu gasto de energia para proteger-se.
O frio ocasiona nas plantas uma série de problemas, tais como queimadura de folhas, diminuição da elaboração da fotossíntese e estresse hídrico, perda da folhagem. Inibição do crescimento e fenecimento de raízes também são frequentes. Isso ocorre pela queda e elevação da temperatura da água dentro das raízes.
Quanto tempo deixar a carne na churrasqueira?
Qual o impacto da nanotecnologia na agricultura?
O que ocorreu no Brasil na década de 80?
Quem pode fazer antecipação de Recebiveis?
Qual melhor horário para tomar Morosil 500mg?
Quais são os ramos direito pertencentes ao Direito Privado?
Quais tumores aumenta o beta hCG?
O que limita a capacidade de sobrevivência ou multiplicação dos microrganismos?
O que significa a cor azul escuro no Ano Novo?
É bom comer banana na gravidez?
Como fazer para adquirir o passe livre intermunicipal?
O que fazer para contrair a pupila?
Estou com dor de garganta e no pescoço?