O PAPEL DO MENTORADO Estar disposto a melhorar e rever a sua ideia. Ser responsável pelo seu próprio desenvolvimento. Iden2ficar suas necessidades de desenvolvimento e aprendizado. As experiências (posi2vas e nega2vas) geram aprendizados.
Vamos a eles.
A Mentoria é uma relação de apoio e cuidado entre uma pessoa mais experiente e de maior conhecimento, chamado de Mentor, e uma pessoa menos experiente e que possui menos conhecimento, o Mentorado.
Mas quem pode ser um mentor? Qualquer pessoa. A atividade não exige que esse profissional seja homem, mulher, tenha escolaridade tal, tempo mínimo de carreira e atuação em cargos determinados.
Fale sobre você, o que você deseja da mentoria e quantas vezes você gostaria de se reunir com ele. Seja eloquente ao fazer a solicitação. E não se esqueça de fazer perguntas sobre a carreira deles.
Nessas conversas ocorre uma troca de informações e conhecimentos, das quais o mentorado se beneficia em prol de sua empresa. O processo de mentoria é caracterizado por muitas perguntas do mentor que desafiarão o mentorado a definir o rumo de suas ações dentro de seus projetos e rotinas.
Há um requisito óbvio para ser um bom mentor: você precisa de uma certa quantidade de experiência de vida para desenvolver insights e sabedoria. Mas quais são os principais fatores que fazem de alguém o melhor mentor possível – o tipo de pessoa que pode oferecer uma orientação transformacional e ajudar os outros a atingirem o sucesso?
Em outras palavras, um verdadeiro mentor ajuda você a ser melhor e a encontrar um sentido para a sua vida e para a sua carreira. São pessoas que nos passam visões, sonhos, ideais, princípios, valores, atitudes, conhecimentos e sabedoria.
Para que um mentor seja efetivo, o foco deve estar inteiramente na pessoa do outro lado da mesa. Quando você está mentorando alguém e fica sabendo que a pessoa está fazendo um grande salto na carreira, ou lê sobre o líder exemplar que ela se tornou, e sua própria existência não é sequer mencionada… isso tem que ser OK.
Por sinal, curiosidade e coragem devem se juntar para um mentor através da sua própria história. A primeira parte disso é realmente examinar os fracassos da própria carreira e vida – que todos temos em algum momento – e se perguntar: “O que eu tirei desta experiência?”.
Como semear semente grama batatais?
Como selecionar tabelas no MySQL?
O que a Bíblia diz sobre vaso?
Como eu faço para sair dos grupos do Facebook?
Onde ficam as cabras nas fazendas?
Como ocorreu a ocupação do Estado de Minas Gerais?
Como saber o valor do salário de um funcionário público?
Como ocultar coluna na planilha Google?
Como esconder o MAC do meu PC?
Qual é o ponteiro que marca as horas?
Como ocultar faixa de opções Word 2016?
Qual o melhor Matizador para cabelo castanho escuro?
O que é bom para matar as bactérias da boca?
O que quer dizer saldo a receber no PagSeguro?