O espaço está em constante transformação, sendo o homem um dos principais responsáveis por esse processo. As relações socioeconômicas estabelecidas em um determinado local configuram o espaço geográfico, alterando de forma significativa os elementos da natureza e, consequentemente, a paisagem.
O espaço geográfico corresponde ao espaço construído pelas atividades humanas e pelas sociedades, sendo por elas explorado e correntemente transformado. Ele difere-se do meio natural por ser o local onde imediatamente se observa a atuação do ser humano sobre o meio, com a geração de seus respectivos impactos.
Segundo o geógrafo Milton Santos, o espaço geográfico somente surge depois de o território ser usado, modificado ou transformado pelas sociedades humanas. Ou quando estas imprimem na paisagem as marcas de sua atuação e organização social.
Entende-se, assim, o espaço geográfico como o espaço natural modificado pela ação do ser humano. ... Por último, a geografia dispõe de categorias que nos auxiliam no estudo do espaço geográfico, são elas: paisagem, território, região e lugar.
Para entender como ocorrem as diferentes relações humanas com a natureza, o espaço geográfico é dividido em categorias geográficas, como: lugar, território, região e paisagem.
São as casas, os edifícios, as ruas, os viadutos, as plantações (cultivos), as pastagens formadas pelas pessoas. Esses elementos são um resultado da ação humana, do trabalho de mulheres e homens.
Os principais e mais conhecidos, dentre eles, são a rosa dos ventos, a bússola e, mais recentemente, o GPS.
O homem produz o espaço geográfico através da paisagem feita pela sociedade,através de casa e etc...
O espaço geográfico corresponde ao espaço construído e alterado pelo homem; e pode ser definido com sendo o palco das realizações humanas nas quais estão as relações entre os homens e desses com a natureza. ... O conjunto de atividades desempenhadas pelas sociedades continuamente promove a modificação do espaço geográfico.
Assim, um exemplo de espaço natural é um bioma nativo, como florestas e campos. Já um exemplo de espaço geográfico são as cidades, as vilas, ou as construções humanas na natureza, como hidrelétricas ou currais.
Sendo assim, entender o espaço geográfico significa também compreender o papel que essa ciência possui no sentido de investigar a realidade tanto em seu aspecto social quanto em suas premissas naturais, com ênfase nas relações entre sociedade e natureza.
Se ao longo de um rio, por exemplo, constrói-se uma ponte, estamos provocando a alteração das paisagens locais, o que representa a expressão do espaço geográfico. Se em uma cidade adotam-se medidas de revitalização de áreas degradadas, temos aí a transformação do espaço.
Diante dessas considerações constata-se que o espaço geográfico não é estático, pois até mesmo a deteriorização de um edifício ou monumento é considerado uma alteração do espaço e automaticamente da paisagem, por isso as mudanças são contínuas e dinâmicas.
Por exemplo, para a corrente Nova Geografia, o espaço geográfico corresponde à organização da sociedade e seus elementos sobre o meio. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Há autores, como Richard Hartshorne, que defendem que o espaço geográfico é apenas uma construção intelectual, não existindo de fato na sociedade.
Como é a administração do SUS?
Como funciona a mente de um adolescente de 14 anos?
Como trabalhar com IPTV legalmente?
O que é administração proativa?
Como administrar um shopping center?
Quais são as ginásticas de conscientização corporal?
Pode limpar o porcelanato com amaciante de roupa?
Como saber o desempenho da minha fonte?
O que é localização cartográfica?
Como ver quando uma conta da Steam foi criada?
Como limpar pincel depois de usar Polisten?
Como saber o dia da coleta de lixo BH?
Como limpar registro de banheiro?