Na sociedade brasileira, especificamente, os autores apontam que o futebol ultrapassa a visão utilitarista de esporte das multidões, representando um estilo de vida do seu povo, com suas características peculiares, como: ludicidade, dinamismo, imprevisibilidade e intensidade, as quais são responsáveis por encantar a ...
Está comprovado que o futebol é um meio eficaz para melhorar ou manter a saúde e sua prática desde a infância permite desenvolver não só qualidades físicas senão que também psíquicas e morais. A seguir, um artigo publicado pela FIFA no qual mostra a importância da prática do futebol. Jogar futebol é divertido.
Relacionou a transformação da sociedade desde o início da República, tornando-se cada vez mais urbana, com a incorporação do futebol como paixão nacional a partir de 1895. O esporte trazido da Inglaterra pelas elites se arraigou na população que tomava as cidades. Tornou-se um elo em comum para as massas.
Hoje, após 92 anos da sua introdução no Brasil (Charles Muller o trouxe para São Paulo em 1894), o futebol é visto pelos estudiosos como uma das três maiores expressões do nosso povo, ao lado da religião católica e do samba. Somos conhecidos como "a maior nação católica do mundo e o país do futebol com samba na veia".
O futebol foi introduzido no Brasil no final do século XIX, por Charles Miller. Esse estudante paulista retornou da Inglaterra em 1894 e trouxe na bagagem diversos artigos, como bolas, uniformes e um livro com as regras estabelecidas. ... Após a chegada ao país, o futebol rapidamente se popularizou na sociedade.
29 curiosidades que você vai gostar
Ainda que de origem britânica, o Brasil ganhou o título de “país do futebol”, isso devido à paixão que o esporte despertou no brasileiro e a facilidade com qual ele se tornou parte da cultura do nosso país. ... Justamente, o futebol entrou para essa lista, que se destacou tanto aqui, como no exterior.
O esporte chegou ao Brasil no final do século XIX através de Charles Miller, esportista nascido em 1974 em São Paulo com descendência escocesa e inglesa. Miller realizou seus estudos na Europa e lá entrou em contato com o futebol. Ao retornar ao Brasil, em 1894, trouxe consigo a vontade de implementar o jogo no país.
Porém, a explicação mais aceita sobre a introdução do “football” no Brasil é a de Charles Miller, que trouxe uma versão organizada do esporte para a capital paulista, local de sua residência¹. Filho de um engenheiro escocês e de uma brasileira de descendência inglesa, Charles Miller nasceu no bairro do Brás em 1874.
Na Grécia antiga e em Roma, os jogos de bola era utilizados para preparar soldados para a guerra. ... Tudo começou em 1863, quando duas associações de jogos de bola (futebol association e futebol tipo rugby) se separaram, porque os partidários do "rugby" não aceitavam um jogo em que era proibido segurar a bola com as mãos.
Três Corações (MG), Belo Horizonte (MG) e Tapiratiba (SP) – Quando retornou de uma longa viagem à Inglaterra, em meados de 1894, o paulistano Charles Miller (1874-1953), considerado o pai do futebol no Brasil, trouxe duas bolas feitas de couro curtido e bexiga de boi.
A história nos conta que por incrível que possa parecer, foram os chineses que inventaram a mesma, no século IV antes de Cristo. Dizem os livros históricos que a primeira bola foi criada por Fu-Hi - um dos cinco grandes governantes da região, que era um inventor apaixonado.
Em 1836, Charles Goodyear patenteou a borracha vulcanizada e, em 1855, projetou e produziu a primeira bola de futebol com esta borracha. Em 1862, H. J. Lindon desenvolveu uma bola inflável, de borracha, que se conservava dura e oval, com o formato alongado da bola usada no jogo de rugby.
História. Os primeiros registros da existência de uma bola datam de mais de 30 mil anos. Em desenhos encontrados em cavernas, há esferas de pedra do tamanho de uma cabeça de boi. Provavelmente eram usadas como arma de caça e defesa, sendo arremessadas.
A primeira bola usada para o basquete era muito parecida com a bola de futebol, e o jogo só foi ganhar sua bola própria, projetada para ser arremessada e bater contra o chão de forma rápida e bruta, em 1894.
Primórdios do Futsal
As bolas usadas eram de serragem, crina vegetal, ou de cortiça granulada, mas apresentavam o problema de saltarem muito e frequentemente saiam da quadra de jogo, então tiveram seu tamanho diminuído e seu peso aumentado, por este fato o futebol de salão foi chamado de “Esporte da bola pesada“.
Tem mais depois da publicidade ;) A bola que chegou em 1894 no Brasil, trazida pelo inglês Charles Miller, era um tanto antiquada: feita de couro curtido com uma costura bem grosseira ao centro. Na hora de cabecear a bola, eis o maior problema, os cordões machucavam a testa dos jogadores.
Quase todas as bolas de futebol fabricadas atualmente são feitas de couro sintético, pois sua espessura varia muito menos do que a do couro natural. Normalmente, uma bola consiste em várias camadas de material que são revestidas com uma cobertura à prova d água.
Nas três primeiras Copas (1930, 1934 e 1938), a bola era de couro marrom. A bola de capotão. As costuras eram externas, e o bico de encher ficava para fora. ... Era marrom, cor original do material com que era fabricada, o couro.
É bem provável que o “esporte” mais antigo que se baseou no uso da bola tenha sido o kemari. Na verdade, esta prática, criada pelos chineses no século X a.C, era um treinamento militar.
- A primeira bola de basquete ainda foi produzida em 1891, pela A. C. Spalding & Brothers, e tinha o diâmetro ligeiramente maior do que uma bola de futebol. - As cestas originais eram “fechadas” e todas vez que um time fazia ponto, as bola tinham que ser retiradas do aro.
O esporte mais popular do planeta possui suas origens diversificadas e não há uma data precisa. De forma oficial, quem inventou o futebol moderno foram os ingleses em 1863, ano em que foi fundada a Football Association, em Londres, e quando iniciou a profissionalização do esporte no planeta.
O futebol já foi um ritual de guerra, mas o modelo que conhecemos hoje foi organizado na Inglaterra em 26 de outubro de 1863. Essa é a data da fundação da Football Association, em Londres e o início da profissionalização do esporte no mundo.
Historiadores acreditam que o jogo de futebol na Roma Antiga era muito similar ao Episkiros e, provavelmente, teve origem nesse jogo grego. O nome dado à esse jogo era Harpasto (em latim, Harpastum) e, da mesma forma, era jogado entre dois times e a ideia era lançar a bola na quadra do adversário.
OS PRIMEIROS REGISTROS DO ESPORTE NO MUNDO
Por volta de 27 a.C., foi a vez dos romanos, que desenvolveram uma competição esportiva organizada, com corridas de biga e a famosa luta de gladiadores. Durante a Idade Média, a história do esporte toma outro caminho.
Em 1895 houve o que é considerado o primeiro jogo de futebol no país. Na Várzea do Carmo, em São Paulo, em 14 de abril, uma partida entre ingleses e anglo-brasileiros, formados pelos funcionários da São Paulo Gaz Company e da Estrada de Ferro São Paulo Railway Company.
Como morreu Caroline Bittencourt?
Qual o gás mais pesado que o ar?
O que fazer para parar de feder?
Quais os benefícios de uma produção sustentável?
Qual é a relação entre educação e cidadania?
Quem deve notificar a cessão de crédito?
Quais são os artigos indefinidos em inglês e suas traduções para o português?
Quanto tempo relaxante muscular faz efeito?
Como exercitar a mente para ficar mais inteligente?
Por que é importante usar o nome de Jeová?
Como fica uma pessoa com parada cardíaca?