O ponto de ebulição ou temperatura de ebulição de uma substância é a temperatura em que ela passa do estado líquido para o estado gasoso.
É a temperatura na qual um líquido vence a pressão atmosférica, passando para o estado gasoso (mudança de estado). Em altitudes diferentes, uma mesma substância apresenta pontos de ebulição diferentes. Quanto maior a altitude, menor é a pressão atmosférica e, portanto, menor é o ponto de ebulição.
Chama-se ponto de fusão as temperaturas em que as substâncias passam do estado sólido para o estado líquido, sempre em relação a uma determinada pressão atmosférica. Cada substância possui a sua temperatura de fusão e a sua temperatura de ebulição de acordo com uma determinada pressão.
O ponto de fusão corresponde à temperatura em que determinado material passa do estado sólido para o líquido; e o ponto de ebulição é a máxima temperatura em que um material pode existir na fase líquida, sob determinada pressão.
Segundo o oceanógrafo do Ciram, Argeu Vanz, a temperatura média da água do mar é de 26ºC e ela não varia tanto quanto a temperatura da atmosfera. - Se a água esquentou é porque há dias o processo de aquecimento está se realizando - explica Vanz.
41 curiosidades que você vai gostar
No processo de ebulição da água formam-se bolhas na superfície do líquido pelo fato de a pressão do vapor da água ser igual à pressão na superfície do líquido. Quando fornecemos calor às substâncias, elas têm sua temperatura elevada. Assim, elas tendem a mudar de fase, ou seja, passam de um estado para outro.
O ponto de fusão e ebulição são, repectivamente, as temperaturas em que os materiais passam do estado sólido para o líquido e do estado líquido para o gasoso ou a temperatura máxima em que o líquido pode permanecer nesse estado físico em uma determinada pressão.
Por exemplo, o gelo começa a se transformar em água na forma líquida, quando sua temperatura é igual a 0 ºC . Logo, o ponto de fusão da água é 0 ºC (sob pressão de 1 atmosfera). Para passar de líquida para vapor, a água deve atingir a temperatura de 100 ºC.
Isso porque a temperatura do gelo começa a aumentar, passando de -5 ºC para -4 ºC, depois para -3 ºC e assim por diante até chegar em 0 ºC. Essa é a temperatura em que o gelo começa a derreter. Portanto, podemos dizer que o ponto de fusão ou temperatura de fusão do gelo é igual a 0ºC (ao nível do mar).
Mas por que ocorre a Sublimação? A passagem do estado sólido para o gasoso ocorre quando a pressão ambiente não é suficiente para impedir que as partículas atômicas se evaporem de imediato, e assim o material não passa pelo estado líquido e vai direto para o gasoso.
É bem sabido que o ponto de ebulição da água ao nível do mar (pressão atmosférica igual a 1 atm ou 760 mmHg e altitude igual a zero) é igual a 100ºC.
Por isso, o elemento com o maior ponto de ebulição é Lítio.
O tempo entre os dois patamares, isto é, entre o ponto de fusão e o ponto de ebulição é quando a substância está no estado líquido, ou seja, 5 minutos (de 20 a 25).
O que é o Ponto de fusão:
Ponto de fusão representa a temperatura exata em que há a alteração do estado sólido para o líquido de determinada substância. A água é um dos elementos mais usados para exemplificar o princípio do ponto de fusão.
O ponto de fusão, a uma determinada pressão, é um valor constante, característico de uma substância pura e, por este facto, a sua determinação constitui um método para determinar o grau de pureza dessa mesma substância.
Como exemplo, podemos citar o ouro, material sólido em temperatura ambiente com ponto de fusão de 1064,18 °C e ponto de ebulição de 2855,85°C. Pepita de ouro em minério, estado sólido.
Olha, a água numa temperatura entre 15 e 22 graus é geladinha e facilita a hidratação do corpo, tá?
Estima-se que essa temperatura, entre 23º e 30º, é perfeito para a atividade. A água não é fria ao ponto de causar desconforto, nem muito quente, proporcionando aquele agradável frescor.
Para conseguir o mesmo feito com a ingestão de água gelada (a 4 ºC), seria necessário consumir cerca de 220 litros – uma quantidade impraticável, grande até mesmo para o período de um mês.
A pressão do vapor da água iguala-se à pressão exercida pela atmosfera ao nível do mar - 760 mmHg - quando a água encontra-se a 100 graus Celsius, e por tal a água entra em ebulição sob tal pressão total à citada temperatura.
Quando acontece no nível do mar - com pressão de 1 atmosfera – a água vaporiza a 100°C. A temperatura chega a tal ponto que a água passa do estado líquido para vapor. "Essa transformação acontece no interior do líquido", explica o professor. Trata-se da vaporização.