“O esporte me ensinou a sentir os lugares, a perceber as pessoas, os conflitos e a montar estratégias, cumprir metas, transformar dificuldades em desafios”, revela o ex-jogador Raí, que atuou dos 18 aos 35 anos na seleção brasileira, no São Paulo Futebol Clube e no Paris Saint-Germain, entre outros times.
Está comprovado que o futebol é um meio eficaz para melhorar ou manter a saúde e sua prática desde a infância permite desenvolver não só qualidades físicas senão que também psíquicas e morais. A seguir, um artigo publicado pela FIFA no qual mostra a importância da prática do futebol.
Alguns técnicos que focam no esporte como instrumento para o desenvolvimento social entenderam que o futebol gera esperanças, promove valores positivos que têm impacto imediato e perene, ensina o trabalho em equipe e permite que as pessoas vejam que o sucesso e o fracasso são fundamentais para o crescimento e para uma ...
O futebol seguiu sendo fundamental para a sociedade brasileira. Protagonista em mudanças políticas, econômicas, sociológicas e antropológicas. O que acontecia em campo e nas arquibancadas era influenciado pelos rumos do país, mas também ajudava a reger o caminho.
Para os especialistas, o futebol – enquanto jogo, prática esportiva – também empodera as pessoas. Nas escolas e projetos educativos, quando em contato com o esporte, os alunos resolvem melhor seus conflitos, cuidam mais do espaço e dos colegas e conduzem de forma mais autônoma um papel de liderança positiva.
34 curiosidades que você vai gostar
O futebol escolar
Principalmente nas aulas de Educação Física, que devido à riqueza de conteúdos explorados na área, o esporte é um dos temas que mais motivam as crianças criando possibilidades para o professor trabalhar além de conceitos técnico-táticos, também questões sociais e culturais.
A prática de esportes afasta a criança e o adolescente das drogas, aumenta a capacidade cognitiva do aluno, traz benefícios consideráveis à saúde e gera cooperação e socialização entre os estudantes. Os benefícios decorrentes da prática desportiva na escola são descritos pelo professor Guilherme Lins de Magalhães.
O futebol se tornou identidade nacional, além de influenciar politicamente é a diversão de todos os brasileiros. O Brasil é a pátria com mais títulos da copa do mundo, sendo pentacampeão da competição. O país ficou conhecido mundialmente como o país do futebol, mesmo não sendo o precursor do esporte.
O futebol é uma parte proeminente da identidade nacional do país, que virou referência global do jogo. O futebol é mais do que apenas um jogo. De fato, ele desempenha um papel enorme na cultura do Brasil. É uma das formas de escapar da pobreza, de socializar e até mesmo de integração na sociedade.
O Brasil é considerado o país do Futebol, tendo-o como um grande instrumento de manifestação da cultura nacional, mas para alcançar este “status” diversos fatores cooperaram como; a política e imprensa brasileira. Fatores estes responsáveis pela elevação do nível de importância que possui hoje para a nossa cultura.
Além disso, o esporte ganha importância como ferramenta de inclusão social, pois mesmo que tenha como princípio o desenvolvimento físico e da saúde, serve também para a aquisição de valores necessários para coesão social e mundial, ou seja, possui papel educativo pleno.
A prática de esportes beneficia grandiosamente as pessoas e até mesmo a sociedade, pois reduz a probabilidade de aparecimento de doenças, contribui para a formação física e psíquica além de desenvolver e melhorar tais formações.
A prática regular de esportes e atividades físicas gera diversos benefícios ao corpo e à mente das pessoas em seu dia-a-dia, podendo funcionar como uma válvula de escape do estresse da rotina do trabalho e dos afazeres domésticos e prevenindo o envelhecimento na idade adulta, e evitando o sedentarismo e a obesidade, ...
O futebol é muito mais do que um desporto, é toda uma indústria que está por detrás do jogo. Nenhuma outra modalidade no mundo é capaz de gerar um volume tão elevado de apostas desportivas e de receitas. Na sua base estão as multidões, atenções, expetativas e influências que o futebol movimenta.
Mais do que saúde física, o futebol nos ensina valores, mostra que quando atuamos unidos, a vitória está mais próxima; que quando temos disciplina, foco e persistência, não existe adversário que possa nos parar; que a amizade, a simplicidade e o companheirismo, são mais importantes do que a conta bancária.
Curiosidades da história do futebol1) A primeira Copa foi na América do Sul. ... 2) Só um país disputou todas as Copas. ... 3) Manto da padroeira do Brasil. ... 4) O primeiro gol do Brasil em Copas. ... 5) O primeiro “7x1” ... 6) Bola feita com bexiga de boi. ... 7) Roubaram a taça! ... 8) Os números nas camisas.
“O futebol teria numa sociedade como a brasileira, em grande parte formada de elementos primitivos em sua cultura, uma importância toda especial. ... Relacionou a transformação da sociedade desde o início da República, tornando-se cada vez mais urbana, com a incorporação do futebol como paixão nacional a partir de 1895.
Entretanto, a identidade nacional se desenvolveu em paralelo ao esporte. E as mais diferentes manifestações culturais o incorporaram, em maior ou menor intensidade. O futebol se faz presente na literatura, no cinema, na dramaturgia, na música, nas artes plásticas. Principalmente, as rege de maneira indireta.
O futebol tem-se identificado com a cultura brasileira, principalmente no que se refere à subjetividade de suas relações, ao que acontece dentro de um campo de futebol, como as transgressões das regras estabelecidas, da ordem e da desordem, da aproximação que o futebol faz dos torcedores com a realidade festiva do ...
O futebol, para além de ser o esporte mais popular do mundo, é também, de modo menos conhecido, um grande produtor de conflitos na correlação de forças entre classes e grupos sociais. A ascensão das classes populares tem, no Brasil, entre suas marcas corporais, a da cor da pele. ...
Hoje, após 92 anos da sua introdução no Brasil (Charles Muller o trouxe para São Paulo em 1894), o futebol é visto pelos estudiosos como uma das três maiores expressões do nosso povo, ao lado da religião católica e do samba. Somos conhecidos como "a maior nação católica do mundo e o país do futebol com samba na veia".
Os objetivos do Esporte na escola, segundo Teixeira (1999), são a promoção da saúde, sociabilização, construção de valores morais e éticos, recreação e lazer.
O esporte educacional tem como função desenvolver a cultura esportiva, quando traba- lhado de forma correta, desenvolvendo o cultivo de atividades lúdicas, educa os indivíduos para o uso pleno da cidadania, incentiva o conhecimento e o prazer pelo esporte.
Alguns desses valores são: o cumprimento de regras, a tolerância, a persistência, saber esperar a sua vez, saber ganhar e também saber perder, sem descontar suas frustrações nos concorrentes. Por fim, uma das grandes contribuições do esporte no ambiente escolar diz respeito à saúde das crianças e jovens deste século.
Desenvolvimento motor
Como toda atividade física, a principal vantagem do futebol é o desenvolvimento motor. A coordenação motora global, o equilíbrio, a noção espaço-temporal, a noção espacial e até mesmo o ritmo da criança são trabalhados com o futebol.
Quantos ovócitos são produzidos?
Quais são os princípios da ética profissional?
Quando começam os gases na gravidez?
O que é definição de indicadores?
Como colocar caixa de seleção no Libreoffice?
O que acontece com Jonas e Cris em A Vida da Gente?
Como cortar o glúten da alimentação?
Para que serve álcool etílico de cereais 93 8?
O que significa sinal de piparote encontrado na Semiologia abdominal e como ele é realizado?
Como era a escola antigamente?
O que causa um cisto periapical?
Como ocorre a abdução do ombro?