Tomar muito café pode provocar sintomas como dor de estômago, tremores e até insônia. A dose máxima de cafeína recomendada por dia é de 400 mg, o equivalente a beber cerca de 600 ml de café de saco por dia ou 3 cafés expressos.
Isso porque, quando consumida em altas doses (mais de 500 mg - cerca de quatro xícaras grandes por dia), pode causar arritmia, ansiedade, estresse, insônia, irritabilidade, tremores e diarreia. A cafeína também aumenta a eliminação de cálcio e compete com a vitamina C e o ferro, podendo anular esses nutrientes.
Os pesquisadores afirmam que beber o equivalente a uma xícara de café por dia pode alterar o volume da massa cinzenta no cérebro de uma pessoa por algum tempo. Por outro lado, também sugerem que o consumo da mesma quantidade da bebida não parece ter efeito na qualidade do sono, contradizendo uma crença popular.
A dose letal de cafeína, dizem especialistas, é cerca de 150 miligramas de cafeína por quilo de seu corpo. Então, se você for, por exemplo, uma mulher com cerca de 70 quilos, você teria de ingerir 14 mil miligramas de cafeína.
Atenção para o consumo! Para desfrutar dos benefícios relacionados à saúde, é preciso ingerir café moderadamente. Conforme o Ministério da Saúde, isso quer dizer até três xícaras por dia.
42 curiosidades que você vai gostar
Melhora o estado de alerta e a memória, facilita a digestão, reduz ligeiramente o apetite, tem efeito diurético e é uma ótima fonte de antioxidantes.
O consumo de café aumenta a frequência cardíaca por estímulo do sistema nervoso simpático, aumentando os níveis de adrenalina. Segundo especialistas, nesse caso, aumenta a capacidade de concentração, atenção, mas também pode aumentar levemente os níveis de pressão e provocar palpitações.
“Levando em conta todas as permutações possíveis, descobrimos consistentemente que o consumo maior de café estava significativamente associado ao volume cerebral reduzido – essencialmente, beber mais de seis xícaras de café por dia pode estar colocando você em risco de doenças cerebrais, como demência e derrame.”
Os pesquisadores atribuem os resultados de sua pesquisa, feita com 200 estudantes, ao fato de que o café pode levar a um aumento da produção de um hormônio chamado cortisol. A cafeína aumenta os efeitos fisiológicos do estresse e, nesse estado, o corpo libera cortisol.
Como conseguir o numero de beneficio do inss?
Quanto tempo dura uma resistência?
Quais são os 5 elementos de Naruto em japonês?
O que vem escrito atrás do iPhone?
O que é o COFINS e como funciona?
O que carrega mais rápido 110 ou 220?
Quais são os fundamentos jurídicos e sociais que justificam a existência do Instituto usucapião?
O que significa planta no BBB 22?
Qual a relação de perfil comportamental com a cultura organizacional?
Qual o modo do ar condicionado que gela?
Qual a prevalência dos transtornos mentais?
Como recorrer multa de trânsito pessoa jurídica?
Quais são os pontos negativos da reciclagem?
Quais as alíquotas interestaduais e internas do ICMS no Estado de São Paulo são?
Qual será a maior dificuldade que o RH após o fim da pandemia?
Como o origami veio para o Brasil?