Os baiacus ou peixes-bola são peixes venenosos comuns na costa brasileira. Os mais importantes no Brasil são os baiacus-araras ou baiacus-lisos e os baiacus-pintados. As complicações neurológicas se manifestam por meio de dormência na boca e nas extremidades, fraqueza muscular, distúrbios visuais e outros sintomas.
O envenenamento provocado pela ingestão de baiacus é uma das mais graves formas de intoxicação por animais aquáticos e o veneno (tetrodoxina) normalmente está em maior concentração no fígado, baço, vesícula biliar, nas gônadas e na pele, podendo provocar a morte em poucos minutos, após o consumo5.
Peixe venenoso
Segundo especialistas, o baiacu é um dos peixes mais venenosos do mundo. Ele libera a tetrodotoxina, uma substancia que ataca o sistema nervoso e pode ser fatal. Nos peixes pequenos, o veneno está espalhado pelo corpo inteiro. Já nos grandes a tetratoxina se concentra nas vísceras e na pele.
Todos os anos, cerca de cinco pessoas morrem – e muitas outras são internadas – por causa do veneno de um dos peixes mais controversos da culinária mundial: o baiacu (ou Fugu, aquele mesmo que pode se inflar para espantar os inimigos).
O Brasil com seus 8.500 km de costa, águas temperadas e tropicais, abriga praticamente todas as famílias e gêneros das 200 espécies consideradas peçonhentas ou venenosas de peixes conhecidos. São popularmente chamados de niquim, peixe-sapo, bagre, arraiá, baiacu, peixe-escorpião, entre outros.
38 curiosidades que você vai gostar
Mito ou verdade: peixes que você não deve comer de jeito nenhumBagre e hormônios:Enguia, cavalinha, peixe-batata, badejo e atum x contaminação por mercúrio:Tilápia e a quantidade de gordura:Peixe panga e pâmpano manteiga vem de água contaminada:Cuidado com o peixe cru!
Então daí você consegue ter uma ideia da potência do veneno do Baiacu, o peixe mais perigoso do mundo. A toxina do Baiacu tem o nome de tetrodotoxina e fica concentrada em seus órgãos internos, em seu fígado e em seus olhos.
Uma pessoa vítima do veneno apresenta vários sintomas. Os mais comuns são: dormência, paralisação dos lábios e línguas, dor de cabeça, problemas gastrintestinais. A fala também é afetada e a pessoa pode apresentar convulsões, contração muscular, pupilas dilatadas, bradicardia e insuficiência respiratória.
O Fugu é saboroso, mas pode matar se não for preparado com cuidado. O Fugu, conhecido no Brasil como Baiacu, é um dos peixes mais venenosos do mundo. Em alguns períodos da história do Japão, o prato foi proibido e até o hoje é o único que imperador japonês não pode provar, para sua própria segurança.