O acidente vascular cerebral mata as células do cérebro na área imediatamente afetada. Quando as células do cérebro morrem durante um AVC, a pessoa perde as habilidades controladas pela área do cérebro afetada. Tais habilidades podem incluir fala, movimento e memória.
Portanto, fique atento a qualquer déficit neurológico de início súbito. Os principais sintomas do AVC isquêmico são: perda repentina da força muscular, dormência na face, no braço e na perna, tonturas, alterações da memória, formigamentos de um lado só do corpo e perda da visão de um dos olhos.
AVC prejudica irrigação de sangue e oxigênio no cérebro
Sem a chegada de sangue, o cérebro sofre também com a falta de oxigênio e nutrientes. Com isso, as células cerebrais podem morrer, o que afeta drasticamente o funcionamento do corpo como um todo e gera consequências que podem ser temporárias ou permanentes.
Quando não mata, o AVCI deixa sequelas que podem ser leves e passageiras ou graves e incapacitantes. As mais frequentes são paralisias em partes do corpo e problemas de visão, memória e fala. A falta do sangue, que carrega oxigênio e nutrientes, pode levar à morte neuronal em poucas horas.
AVC hemorrágico - acontece quando um vaso sanguíneo se rompe espontaneamente, causando um sangramento dentro do tecido cerebral. É o tipo de acidente vascular cerebral menos comum, mas que tende a ser mais grave.
31 curiosidades que você vai gostar
A possibilidade de reversão do problema vai depender da extensão do derrame, da área do cérebro atingida e dos tipos de tratamento disponíveis. Entre as principais sequelas que um AVC pode deixar estão a morte, em 25% dos casos, perda da fala, dos movimentos ou do contato com o meio externo (estado vegetativo).
AVC hemorrágico: que é mais agressivo e se dá quando um vaso sanguíneo ou artéria se rompe, causando vazamento do sangue; AVC isquêmico: que pode ocorrer quando há um entupimento do vaso sanguíneo por acúmulo de placas de gordura em suas paredes ou por um coágulo entupir o vaso e impedir o fluxo de sangue.
A recuperação de um acidente vascular cerebral é um processo lento e gradual. Sendo praticamente aceite que o pico de recuperação de um Acidente Vascular Cerebral anda à volta dos 3 meses, podendo ir até aos 6 meses após o Acidente Vascular Cerebral.
Na maior parte dos casos, o Mini AVC não gera sequelas, devido à curta durabilidade da interrupção da passagem do sangue, que impossibilita a formação de lesões cerebrais mais graves.
Qual a nota para passar no TJ SP?
Quais documentos básicos de pessoa física?
Como fazer gelo quente caseiro?
Qual é o país que mais produz fruta no mundo?
Porque mudança de temperatura causa gripe?
Quantas pessoas com deficiência visual no mundo?
Como faço para divulgar meu Instagram?
Quando o sábado é considerado dia útil?
O que é o estágio supervisionado em Enfermagem?
Qual a diferença de louça e porcelana?
Como escolher a melhor cor de vestido?
Quais países fundaram o Mercado Comum Europeu em 1957?
O que pode atacar a labirintite?
Qual é a relação entre arte e religião?
Qual é o irmão mais velho de Zeus?