O segredo está numa enzima que ele contém, a bromelina, especializada em quebrar outras moléculas. Ela age sobre o colágeno e a miosina – proteínas que formam as fibras da carne –, partindo-as em pedaços menores (veja o infográfico). Essa fragmentação torna o bife muito mais macio e fácil de ser mastigado.
“O abacaxi utiliza três gramas para um quilo de carne. Bato a fruta com uma xícara de água no liquidificar. E depois deixar a carne de molho por no máximo 10 minutos. O abacaxi quebra as cadeias musculares”, explicou.
Prefira sacolas plásticas que tenham algum lacre para fechá-las, tempere a carne, depois deposite-a na sacola e despeje a cerveja escolhida. Com a sacola plástica lacrada, mexa para que a cerveja tenha contato com toda a carne e depois é só deixar por uns minutos a carne descansando.
Basta juntar vinagre, sal, azeite, algumas gotas de limão e temperos a gosto —nesse caso o limão e o vinagre, com sua acidez, agem amaciando a peça. Para cada 1 kg de carne de segunda, coloque ½ copo de vinagre. Deixe a carne repousar de 1 a 2 horas antes do preparo.
Você pode tornar pedaços duros (e mais baratos) de carne em bifes macios e suculentos usando frutas. Talvez você já tenha ouvido falar que o mamão papaia amacia a carne, o que é verdade. Além dele, abacaxi, figo, manga e kiwi são frutas com poderes mágicos que fazem a carne ficar macia.
Truque para amaciar carne com abacaxi 2- Bata o abacaxi puro, sem água, até chegar em uma consistência de polpa. 3- Depois de cortar a carne como desejar, espalhe o abacaxi sobre todos os pedaços, de um lado e do outro. 4- Deixe descansar por volta de 4 horas. Esse tempo é o suficiente para que a enzima entre em ação.
A cerveja contém uma enzima que age diretamente na fibra da carne, deixando ela mais macia e suculenta. Essa é uma técnica muito usada, inclusive por grandes churrasqueiros. Além de deixar a carne com a maciez que todos procuram, o valor gasto para isso é baixo.
O abacaxi é uma fruta que combina bem com carne bovina. Ao mesmo tempo em que confere muito sabor, o suco ajuda a amaciar cortes duros. Isso porque a enzima presente no abacaxi digere proteínas, amolecendo os tecidos da carne antes do cozimento. O suco também dá à carne aquele gostinho ácido bem característico da fruta. NÃO PARE AGORA...
Depois disso é só ter paciência, porque a carne deverá ficar descansando com o abacaxi por cerca de 4 horas. Somente após esse tempo é que você irá retirar o abacaxi da carne e poderá temperar para ser assada.
No suco de abacaxi, e enzima se chama bremelina. Ela quebra tanto proteínas das fibras musculares quando as do tecido conjuntivo – que dá liga ao músculo e é um dos principais responsáveis pela eventual dureza da carne.
A carne vermelha é uma das proteínas animais mais consumidas pelo brasileiro. Ela é bem versátil e pode ser usada em diversos pratos. Mas você já tentou cozinhar uma carne e, na hora de preparar, percebeu que está dura e difícil de comer? Existem alguns jeitos de resolver esse problema hoje vamos te contar como usar um ingrediente bem fácil.
Quem são os líderes indígenas?
Como se chama o método socrático de obtenção da verdade?
Como justificar um texto No aí?
Qual é o nome do narrador da TNT?
Onde está localizado o nosso sistema solar?
Qual é o lado que o sol nasce e o lado que o sol se põe?
Quais são responsáveis por captar os cheiros e os sons presentes no ambiente?
O que é um derrame articular no joelho?
Onde mora o cantor Elton John?
O que os americanos e ingleses comem no café da manhã?