O ebó e quizilas de Nanã Para agradar à senhora da sabedoria, deve-se ofertá-la: arroz, pipoca, feijão, inhame, sarapatel e milho branco.
Ao orixá Nanã são oferecidos efó, mungunzá, sarapatel, feijão com coco e pirão com batata-roxa. Essa comida traz para as pessoas muita força. É bom ressaltar que Nanã é uma santa antiga e muito sábia.
Entre os símbolos de Nanã está o ibiri, que é feito com palitos do dendezeiro que representa a multidão de Eguns, que são seus filhos na terra dos homens, e Nanã o carrega como mimasse uma criança.
Suas oferendas são batata doce, jabuticaba, ameixa e vinho licoroso rosé. O dia da semana é sábado ou segunda (varia em alguns templos) e sua saudação “Salubá Nanã“.
Isso porque Nanã é considerada a orixá mais exigente na escolha de seus filhos. Apesar de ser associada à imagem de mãe, Nanã prefere se relacionar mais com os idosos, como uma vovó. Além disso, é mais comum encontrar mulheres filhas de Nanã do que homens.
16 curiosidades que você vai gostar
São filhos de Nanã os Orixás Iroko, Osanyin, Yewá, Omolu, Obaluaiê e Oxumaré.
No Brasil, Mãe Nanã é sempre lembrada como a “orixá Vovó”; realmente ela representa o arquétipo ancião, sendo representada como uma senhora idosa, que quando se manifesta em seus iniciados, possui um andar lento, curvado pra frente.
Deve ser usada para atrair bons fluidos. NÀNÁ - NANÃ: Narciso, ajuda na espiritualidade. Deve ser usada buscando-se sabedoria e concentração. YEMOJÁ - YEMANJÁ: Jasmim, proporciona bem estar pessoal.
26 de julho é o dia de Nanã Buruquê!
O percussionista Naná Vasconcelos, de 71 anos, morreu na manhã desta quarta-feira (9), no Recife. Ele tinha câncer de pulmão e estava internado há dez dias. De acordo com a assessoria do Hospital Unimed III, o músico teve uma parada respiratória e passou por um procedimento, mas não resistiu e faleceu às 7h39.
Contrariada com essa precedência dada a Ogum, NANÃ disse que não precisava de Ogum para nada, pois se julgava mais importante do que ele. -Quero ver como vais comer, sem faca para matar os animais, disse Ogum.
Ervas do Orixá Nanã:
Alfavaca roxa, assa peixe, avenca, cana do brejo, Maria preta, manacá, capeba, cedrinho, cipreste, erva de passarinho, jarrinha, mutamba, quaresmeira, rama de leite.
Sábado – cores das velas dos Orixás
Orixás : Oxum, Iemanjá e Nanã ( as Iabás/ Iyabás). Cores: Amarelo, Azul claro e Lilás ou Roxo.
Os filhos de Nanã costumam sofrer de cansaço nos pés e pernas e de problemas estomacais/intestinais. Apesar de serem pessoas aparentemente calma, a sua cabeça não para de pensar, está sempre cercado de suas preocupações e das preocupações dos outros (uma consequência da forte responsabilidade que têm).
Nanã é o Orixá feminino mais velho. Rege o lodo e a lama. Para ter sua proteção, use às segundas-feiras roupas ou peças lilás e brancas e ofereça-lhe feijão roxinho cozido com taioba. Seus números para sorte: 2 e 13.
Nanã é um importante orixá feminino relacionado com a origem do homem na Terra. O seu domínio se relaciona com as águas paradas, os pântanos e a terra úmida. Do ponto de vista divino, sua relação com o barro, mistura de água e terra, coloca essa divindade nos domínios existentes entre a vida e a morte.
Coruja - tida como símbolo da sabedoria, é protegida pela mais velha das Àyabá s (mães rainhas), Nanã.
Incenso Taj - Kit Orixás Com Oxalá - Oxossi - Oxum CAIXA OXALÁ – AMOR E BONDADE - Composto de camomila, cravo, arruda e capim santo. CAIXA OXOSSI – CORAGEM E SEGURANÇA – Composto de aroeira, flor de laranjeira e erva cidreira. CAIXA OXUM – PUREZA E AMOR – composto de camomila, gengibre e erva cidreira.
Sândalo (Lunar) - incenso da humildade. Muito utilizado pelos Pretos-Velhos e por São José.
O Incenso de Lavanda captou a essência dessa flor que encanta e seduz, para levar a seu lar, local de trabalho, estudos, e relaxamento, equilíbrio e boas energias. Com sua suavidade, ela acalmará o ambiente, eliminando toda insegurança e desânimo dele.
Utilizado nos rituais do olubajé e opanijé, tem finalidade de afastar os espíritos (eguns) para o seu espaço sagrado, e eliminar as energias negativa da comunidade, proporcionando a longevidade.
Para descobrir qual é o seu Odu de Nascimento por meio da numerologia dos Orixás, você precisará somar todos os números da sua data de nascimento, como no exemplo abaixo. Como o número é maior que 16, será preciso reduzi-lo. Então, soma-se 3+7=10. Assim, o Odu de João é OFUN, que é regido por Oxalá.
Através da sua data de nascimento, por exemplo 17/11/1994, some todos os números até reduzir a um único algarismo. Nesse caso, teríamos: 1+7+1+1+1+9+9+4=33, e depois faça uma nova soma com o resultado 3+3=6. Então, você descobrirá qual é o seu Odu, que nesse exemplo seria Obará, regido por Oxóssi e Xangô.
As sete ervas são compostas por: Alecrim, manjericão, espada-de-são-jorge, arruda, guiné, pimenta e comigo-ninguém-pode. Todas estas plantas podem crescer em altura se tiverem condições para isso.
Como exportar stickers do WhatsApp?
Como gravar somente o áudio de um vídeo?
Como gravar um evento ao vivo no Teams?
Como salvar CTT de melhor amiga?
Como salvar todos os contatos de um grupo do WhatsApp?
Como girar a câmera no The Sims FreePlay PC?
Como descobrir o CRMV de um veterinário?
Como gravar tela com áudio interno Android?
Como salvar contatos em massa?
Como usar o Clonecd para gravar jogos de Xbox 360?
Como gravar tela do Windows 10 com áudio?
Como salvar projeto no Tinkercad?
Como gravar programa de TV no conversor digital?
Como salvar cada página do Word separadas?
Como gravar a tela do notebook Dell com áudio?
Como se inscrever para ser advogado dativo RS?