O ebó e quizilas de Nanã Para agradar à senhora da sabedoria, deve-se ofertá-la: arroz, pipoca, feijão, inhame, sarapatel e milho branco.
Ao orixá Nanã são oferecidos efó, mungunzá, sarapatel, feijão com coco e pirão com batata-roxa. Essa comida traz para as pessoas muita força. É bom ressaltar que Nanã é uma santa antiga e muito sábia.
Entre os símbolos de Nanã está o ibiri, que é feito com palitos do dendezeiro que representa a multidão de Eguns, que são seus filhos na terra dos homens, e Nanã o carrega como mimasse uma criança.
Suas oferendas são batata doce, jabuticaba, ameixa e vinho licoroso rosé. O dia da semana é sábado ou segunda (varia em alguns templos) e sua saudação “Salubá Nanã“.
Isso porque Nanã é considerada a orixá mais exigente na escolha de seus filhos. Apesar de ser associada à imagem de mãe, Nanã prefere se relacionar mais com os idosos, como uma vovó. Além disso, é mais comum encontrar mulheres filhas de Nanã do que homens.
16 curiosidades que você vai gostar
São filhos de Nanã os Orixás Iroko, Osanyin, Yewá, Omolu, Obaluaiê e Oxumaré.
No Brasil, Mãe Nanã é sempre lembrada como a “orixá Vovó”; realmente ela representa o arquétipo ancião, sendo representada como uma senhora idosa, que quando se manifesta em seus iniciados, possui um andar lento, curvado pra frente.
Deve ser usada para atrair bons fluidos. NÀNÁ - NANÃ: Narciso, ajuda na espiritualidade. Deve ser usada buscando-se sabedoria e concentração. YEMOJÁ - YEMANJÁ: Jasmim, proporciona bem estar pessoal.
26 de julho é o dia de Nanã Buruquê!
O percussionista Naná Vasconcelos, de 71 anos, morreu na manhã desta quarta-feira (9), no Recife. Ele tinha câncer de pulmão e estava internado há dez dias. De acordo com a assessoria do Hospital Unimed III, o músico teve uma parada respiratória e passou por um procedimento, mas não resistiu e faleceu às 7h39.
Contrariada com essa precedência dada a Ogum, NANÃ disse que não precisava de Ogum para nada, pois se julgava mais importante do que ele. -Quero ver como vais comer, sem faca para matar os animais, disse Ogum.
Ervas do Orixá Nanã:
Alfavaca roxa, assa peixe, avenca, cana do brejo, Maria preta, manacá, capeba, cedrinho, cipreste, erva de passarinho, jarrinha, mutamba, quaresmeira, rama de leite.
Sábado – cores das velas dos Orixás
Orixás : Oxum, Iemanjá e Nanã ( as Iabás/ Iyabás). Cores: Amarelo, Azul claro e Lilás ou Roxo.
Os filhos de Nanã costumam sofrer de cansaço nos pés e pernas e de problemas estomacais/intestinais. Apesar de serem pessoas aparentemente calma, a sua cabeça não para de pensar, está sempre cercado de suas preocupações e das preocupações dos outros (uma consequência da forte responsabilidade que têm).
Nanã é o Orixá feminino mais velho. Rege o lodo e a lama. Para ter sua proteção, use às segundas-feiras roupas ou peças lilás e brancas e ofereça-lhe feijão roxinho cozido com taioba. Seus números para sorte: 2 e 13.
Nanã é um importante orixá feminino relacionado com a origem do homem na Terra. O seu domínio se relaciona com as águas paradas, os pântanos e a terra úmida. Do ponto de vista divino, sua relação com o barro, mistura de água e terra, coloca essa divindade nos domínios existentes entre a vida e a morte.
Coruja - tida como símbolo da sabedoria, é protegida pela mais velha das Àyabá s (mães rainhas), Nanã.
Incenso Taj - Kit Orixás Com Oxalá - Oxossi - Oxum CAIXA OXALÁ – AMOR E BONDADE - Composto de camomila, cravo, arruda e capim santo. CAIXA OXOSSI – CORAGEM E SEGURANÇA – Composto de aroeira, flor de laranjeira e erva cidreira. CAIXA OXUM – PUREZA E AMOR – composto de camomila, gengibre e erva cidreira.
Sândalo (Lunar) - incenso da humildade. Muito utilizado pelos Pretos-Velhos e por São José.
O Incenso de Lavanda captou a essência dessa flor que encanta e seduz, para levar a seu lar, local de trabalho, estudos, e relaxamento, equilíbrio e boas energias. Com sua suavidade, ela acalmará o ambiente, eliminando toda insegurança e desânimo dele.
Utilizado nos rituais do olubajé e opanijé, tem finalidade de afastar os espíritos (eguns) para o seu espaço sagrado, e eliminar as energias negativa da comunidade, proporcionando a longevidade.
Para descobrir qual é o seu Odu de Nascimento por meio da numerologia dos Orixás, você precisará somar todos os números da sua data de nascimento, como no exemplo abaixo. Como o número é maior que 16, será preciso reduzi-lo. Então, soma-se 3+7=10. Assim, o Odu de João é OFUN, que é regido por Oxalá.
Através da sua data de nascimento, por exemplo 17/11/1994, some todos os números até reduzir a um único algarismo. Nesse caso, teríamos: 1+7+1+1+1+9+9+4=33, e depois faça uma nova soma com o resultado 3+3=6. Então, você descobrirá qual é o seu Odu, que nesse exemplo seria Obará, regido por Oxóssi e Xangô.
As sete ervas são compostas por: Alecrim, manjericão, espada-de-são-jorge, arruda, guiné, pimenta e comigo-ninguém-pode. Todas estas plantas podem crescer em altura se tiverem condições para isso.
Como identificar pressão alta ou baixa?
Para que serve o dpkg no Linux?
Qual o prazo para fazer comunicação de venda?
Quais são os sistemas de navegação atuais?
O que acontece quando o peso estaciona?
Quem administra o município e supervisiona os serviços públicos?
O que são vetores e matrizes para programação?
Qual é a diferença entre amar e estar apaixonado?
Quais são as quatro matrizes filosóficas do Serviço Social?
Como fazer curativo após retirada de dreno?
Como é a fala de um esquizofrênico?
Qual melhor companhia para viajar?
O que é condicionado a representação?
Como Sherlock Holmes resolve seus casos?
O que significa o número dois?
O que aconteceu com Maju Coutinho do Jornal Hoje?