A construção de Brasília foi a concretização de um projeto nacional que existia desde o século XIX, cujo intuito era o de levar a capital do nosso país para o planalto central. Essa obra aconteceu entre 1957 e 1960 e foi viabilizada pelo governo de Juscelino Kubitschek.
O sonho de Brasília
O fato é que JK buscava um lugar afastado do Rio de Janeiro e no meio do deserto por motivos geopolíticos: a capital não estaria tão vulnerável em caso de guerra, a pressão popular sobre o governo seria menor, a nova capital iria contribuir para a ocupação do interior brasileiro.
Em 1956, com um terreno demarcado no interior de Goiás, o então presidente da República, Juscelino Kubitschek, encaminhou ao Congresso Nacional a “Mensagem de Anápolis”, que propunha o nome Brasília para a nova capital, entre outros assuntos ligados à construção da cidade.
Além disso os motivos para essa mudança eram os de proteger o poder de uma invasão, o que seria fácil através do litoral no Rio de Janeiro, assim como para levar o desenvolvimento a outras regiões do País. Brasília está localizada no planalto central, que possui uma topografia suave com altitude média de 1.172 metros.
A expansão da fronteira agrícola e maiores investimentos em infraestrutura proporcionou o fortalecimento e ampliou ainda mais os fluxos migratórios para a região Centro-Oeste. Entre 1960 e 1970, a população do Distrito Federal quase quadruplicou, recebendo um fluxo migratório de aproximadamente 30 mil pessoas por ano.
39 curiosidades que você vai gostar
Esse planejamento fomentou a construção de estradas e usinas hidrelétricas e contribuiu significativamente para o crescimento industrial do Brasil. Do ponto de vista econômico, o Plano foi um sucesso, mas isso aconteceu, principalmente, graças à construção da nova capital, a cidade de Brasília.
Pesando problemas e qualidades, percebemos que Brasília é um importante marco histórico e arquitetônico do país. Além disso, tem a sua importância reafirmada ao ser o centro de onde emanam importantes decisões que afetam a vida de milhares de brasileiros.
A transferência da capital ajudou a conectar o Centro-Oeste às economias do Sul e Sudeste, mais desenvolvidas. A escolha do governo Juscelino Kubitschek de fazer essa interligação por estradas interestaduais iniciou o período conhecido como rodoviarismo.
A escassez de emprego levou milhares de pessoas às cidades próximas, ocasionando assim o fenômeno do êxodo rural. O processo do êxodo rural ocorrido na Região Centro-Oeste resultou em um rápido crescimento da população que ocupou os centros urbanos e até mesmo fez surgir novas cidades.
O objetivo era tentar diminuir o problema de circulação de carros e pessoas. O plano inicial de Lúcio Costa era desenhar a cidade com base no formato de uma cruz ortogonal, contudo, a topografia do terreno e as necessidades de circulação fizeram com que o projeto fosse modificado, deixando o eixo transversal curvado.
A ocupação na região do Distrito Federal não começou nos anos 50, com a construção de Brasília. Pesquisas arqueológicas mostram que o ser humano vivia por ali há pelo menos oito mil anos. No Sítio Cachoeirinha, localizado na região do Paranoá, é possível encontrar vestígios, como pedras lascadas.
Brasília, a 3ª capital do Brasil, foi inaugura no dia 21 de abril de 1960. A ideia de construir uma nova capital partiu do presidente Juscelino Kubitschek (JK), que queria povoar o centro do Brasil e também deixar a capital longe de possíveis ataques marítimos.
A forma como Brasília foi povoada tornou-a plural, miscigenada e sincrética, representando a identidade de todo o Brasil. Na busca por dias e futuro melhores, milhares de brasileiros de diversos cantos do país, em especial do Nordeste e de Minas, vieram para construir a capital e buscar uma vida nova.
Brasília, meta síntese do Plano de Metas, surgiu como proposta do governo de Juscelino Kubitschek durante seu 1o. ... Diversas razões levaram à transferência da Capital para Brasília, sendo a promoção da integração nacional a mais forte delas.
Atualmente vem ocorrendo uma aceleração do desenvolvimento industrial no Centro-Oeste. Esse crescimento industrial é fruto do processo de mecanização do campo, que tem exigido cada vez mais infraestrutura para o desenvolvimento das atividades agropecuárias.
Para Alves, a região Centro-Oeste apresentou tal crescimento devido à economia do agronegócio e da plantação principalmente da soja. A instalação de empresas nesses estados ajudam a trazer mais pessoas. As companhias são atraídas pelas condições ambientais e demográficas favoráveis à produção em largas áreas.
Os principais fatores são os repulsivos, como a mecanização do campo e concentração de terras, além de alguns fatores atrativos, como a industrialização realizada, predominantemente, pela instalação de empresas multinacionais estrangeiras.
Sonhada por mais de dois séculos, a criação de uma nova capital no interior do país é defendida desde o período colonial. No início,o objetivo era proteger a colônia de invasões que poderiam vir do litoral.
O impacto da criação de Brasília para a economia do Centro-Oeste foi grandioso, apesar da desigualdade na distribuição de renda. ... Em 1978, o Distrito Federal possuía uma porcentagem menor de mulheres chefe de família (13,04% dos domicílios contra 14,12% no Brasil).
Além dos aspectos ambientais, nota-se intenso povoamento urbano, em lugares que funcionam como entrepostos e fornecimento de insumos para a pecuária e a agricultura. Além disso, a estocagem de soja e de carnes requer meios de escoamento e infraestruturas, estradas e ferrovias, ainda em construção.
Uma capital nacional ou, simplesmente, capital (do latim caput, capitis, "cabeça") é a cidade ou localidade onde reside o governo central, os ministérios e todos os organismos supremos da administração do Estado.
Situado no Planalto Central, Brasília tem um relevo relativamente plano, apresentando leve ondulações em sua extensão territorial. Sua altitude varia entre 1000 e 1200 metros. O ponto mais alto da cidade é o Pico do Roncador, que tem 1341 metros, e está localizado na Serra de Sobradinho.
A expansão da fronteira agrícola e maiores investimentos em infraestrutura proporcionou o fortalecimento e ampliou ainda mais os fluxos migratórios para a região Centro-Oeste. ... Entre 1960 e 1970, a população do Distrito Federal quase quadruplicou, recebendo um fluxo migratório de aproximadamente 30 mil pessoas por ano.
Sem a engenharia, nada disso seria possível. Em países chamados emergentes, as obras são cada vez mais necessárias. É preciso crescer, se estruturar e buscar a integração de espaços que sejam para a sociedade uma forma de melhoria de vida e expansão econômico-social. O Brasil cresce e progride por meio de suas obras.
Além da preservação da fauna e flora, o parque contribui de forma significativa com o abastecimento de água potável para Brasília, pois preserva a represa Santa Maria, responsável por 25% da água potável que abastece a Capital Federal, e garante a qualidade de parte da água que forma o Lago Paranoá.
O brasil foi dividido em quantas capitanias?
Qual a forma de governo defendida por Hobbes?
Quanto paga para mudar a cor do veiculo?
Pode substituir resistor SMD por um comum?
Quais são as divisões da fáscia muscular?
Por foto no instagram pelo pc?
Como saber se estou gravida na primeira semana?
Com quantos anos pode tirar carteira de motorista?
Quais os benefícios da literatura infantil?