Manuel Bandeira, além de poesias e crônicas, escreveu crítica literária, musical, de cinema e de artes plásticas. Foi também tradutor de, entre outras obras: Macbeth, de William Shakespeare (1564-1616); D. Juan Tenório, de José Zorilla (1817-1893); e O advogado do diabo, de Morris West (1916-1999).
- Além de poeta, Manuel Bandeira exerceu também outras atividades: jornalista, redator de crônicas, tradutor, integrante da Academia Brasileira de Letras e também professor de História da Literatura no Colégio Pedro II e de Literatura Hispano-Americana na faculdade do Brasil, Rio de Janeiro.
Manuel Bandeira faleceu no dia 13 de outubro de 1968, com hemorragia gástrica, aos 82 anos de idade, no Rio de Janeiro, e foi sepultado no túmulo 15 do mausoléu da Academia Brasileira de Letras, no Cemitério São João Batista.
O poeta transita do Parnasianismo ao Modernismo e experiências concretistas, conservando e adaptando os ritmos e forças mais regulares. Em sua obra, o aspecto biográfico, marcado pela tragédia e tuberculose, é poderoso, constando até em obras nitidamente modernas, como Libertinagem.
Manuel Bandeira (Manuel Carneiro de Sousa Bandeira Filho), professor, poeta, cronista, crítico e historiador literário, nasceu no Recife, PE, em 19 de abril de 1886, e faleceu no Rio de Janeiro, RJ, em 13 de outubro de 1968.
Tuberculose e observação marcaram a vida de Manuel Bandeira.
82 anos (1886–1968)
Manuel Bandeira/Idade ao falecer
O objetivo desse trabalho é traçar a história de vida do poeta Manuel Bandeira (1886-1968), desde que se descobre tuberculoso, analisando as diversas fases que caracterizaram sua experiência com a doença.
13 de outubro de 1968 Manuel Bandeira/Data de falecimento
Manuel Bandeira (1886-1968) foi um poeta brasileiro.
Biografia de Manuel Bandeira. Manuel Bandeira (1886-1968) foi um poeta brasileiro. "Vou-me Embora pra Pasárgada" é um dos seus mais famosos poemas. Foi também professor de literatura, crítico literário e crítico de arte. Os temas mais comuns de sua obra são: a paixão pela vida, a morte, o amor, o erotismo, a solidão, o cotidiano e a infância.
Características literárias de Manuel Bandeira Apesar de ser mais conhecido pelo seu vínculo com o modernismo brasileiro, os primeiros poemas de Manuel Bandeira possuem características do parnasianismo e do simbolismo. Em seguida, o poeta filiou-se ao modernismo e também produziu poesia concretista, como:
A seguir, os livros de poesia de Manuel Bandeira, em ordem cronológica de publicação: 1 A cinza das horas (1917) 2 Carnaval (1919) 3 O ritmo dissoluto (1924) 4 Libertinagem (1930) 5 Estrela da manhã (1936) 6 Lira dos cinquent’anos (1940) 7 Belo belo (1948) 8 Mafuá do Malungo (1948) 9 Opus 10 (1952) 10 Estrela da tarde (1963) More ...
Apesar de iniciar sua carreira literária com poemas em que eram evidentes os traços da poesia parnasiana e simbolista, Bandeira fez parte da primeira geração modernista.
Como limpar caixa dágua de 5.000 litros?
Como tirar o alvará de funcionamento do MEI?
Como identificar os contatos de um contator?
Tem como ver o que foi visto no modo anônimo?
Como fazer pra clarear um corredor escuro?
Qual metrô passa perto do Ibirapuera?
Como tirar fotos de objetos que refletem?
Como faço para mudar o DDD do meu número?
Qual o melhor tipo de iluminação para banheiro?
Como saber se estou imunizada contra hepatite B?
Como voltar para a página anterior php?
Qual o significado das marcas de nascença?
Como fazer iluminação em fachada?
Qual o nome do exame para saber se tem anemia?
Qual é a diferença da primeira gravidez para segunda gravidez?
Como identificar locução adjetiva?