Adenina faz par com a Timina, formando o par de bases A-T, e ocorre dupla ligação entre essas bases. ... E as duas cadeias se ligam através de fracas pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas dos nucleotídeos, responsáveis pela manutenção da estrutura de dupla hélice do DNA.
As bases nitrogenadas do DNA se pareiam sempre na mesma forma: o A é ligado ao T (A-T) e o C ligado ao G (C-G) ou vice-versa (T-A e G-C). A adenina e a timina são unidas por duas ligações de hidrogênio, já a guanina e a citosina estão unidas por três ligações.
No DNA, estão presentes as bases nitrogenadas citosina, guanina, adenina e timina. No RNA, por sua vez, a timina está ausente e, no seu lugar, encontramos a uracila. Na figura, alguns nucleotídeos.
No DNA, a porcentagem de timina é igual à de adenina, enquanto a porcentagem de citosina é igual à de guanina. Isso acontece devido ao pareamento das bases (A = T; C=G). Então, se há 35% de timina, há 35% de adenina. Sobram 30%, dos quais 15% são de citosina e 15% são de guanina.
Entre as características básicas da molécula de DNA destaca-se a complementaridade das bases (adenina pareia com timina, e citosina pareia com guanina), a qual torna o DNA adequado para estocar e transmitir a informação genética de geração para geração; e a polaridade oposta das fitas de DNA, ou seja, que uma fita tem ...
As bases nitrogenadas são compostos constituídos por anéis, levemente alcalinos, que contêm nitrogênio. Juntamente com uma pentose (molécula de açúcar com ...
Bases Nitrogenadas são compostos que fazem parte da composição do DNA e do RNA, os quais são os ácidos nucleicos encontrados nas células vivas dos órgãos. Elas são cinco e podem ser classificadas em dois tipos: Bases púricas ou purinas - adenina e guanina; Bases pirimídicas ou pirimidinas - citosina, timina e uracila. Bases Nitrogenadas do DNA
Essa base nitrogenada está presente no DNA (adenina + tinina) e RNA (adenina + uracila). Entre as suas funções, a adenina atua no processo de respiração celular nas formas de adenosina trifosfato (ATP), dinucleotídeo nicotinamida-adenina (NAD) e dinucleotídeo flavina-adenina (FAD).
Leia também sobre Nucleotídeos. O RNA é composto pelas seguintes bases: Adenina (A) e guanina (G), que são bases púricas. Citosina (C) e uracila (U), que são bases pirimídicas. Repare que a composição é semelhante a do DNA. A diferença é que no lugar da timina, no RNA tem-se a uracila.
Qual papel o pensamento crítico exerce no dia a dia do Técnico de enfermagem?
Como ligar de um Vivo para um oi?
Como se escreve Badminton em português?
Como lidar com a quebra de confiança?
O que quer dizer berry em inglês?
Como escrever o nome biblioteca?
Como ser feliz em um casamento infeliz?
Qual é o código de longa distância da TIM?
Como escreve assinatura correto?
Como deixar um amor impossível?
Qual é o correto botijão ou bujão de gás?