Susan. O consumismo na juventude também está atrelado ao grande estímulo das propagandas voltadas para este público, mas sem dúvida um dos principais motivos é o amadurecimento tardio dos jovens de hoje. “O alvo da mídia publicitária hoje são as crianças e adolescentes que compram demais.
Um dos maiores incentivadores do consumismo adolescente são os meios de comunicação. Eles ditam tendências e os adolescentes querem segui-las. Outro fator que potencializa o consumismo é o fetichismo da mercadoria.
Causas do consumismo
O crescimento dos hábitos de consumo acontece após o aumento da produção industrial, o que ocorre a partir da Revolução Industrial, momento em que foram feitos mais investimentos na produção de serviços.
É preciso assumir a responsabilidade de educar para que nossos jovens sejam consumidores conscientes e que saibam dar o valor para o essencial da vida. Precisamos estar atentos às necessidades afetivas dos filhos: entendê-las é um caminho para evitar que eles preencham as lacunas emocionais com compras.
Podemos perceber que os adolescentes estão expostos ao consumo porque a Internet (Redes Sociais) entre outros meios de comunicação, facilitam para consumirem, seja na comunicação de massa, internet, mídia entre outros meios de comunicação que induzam ao consumo fazendo seus pais de reféns, porque os adolescentes ficam ...
18 curiosidades que você vai gostar
Entre os hábitos de consumo relacionados a compras, cerca de 75% dos entrevistados afirmou já realizar compras online, sendo roupas, calçados e acessórios as categorias mais buscadas: 76% Roupas, calçados e acessórios. 53% – Eletrônicos e eletrodomésticos. 35% – Fast food.
Alguns estudos apontam que as causas do consumismo são reflexo das diversas crises econômicas que o mundo já enfrentou e ainda enfrenta. A sociedade atual reconhece que o consumo é sinônimo de felicidade e bem-estar, e até mesmo de prestígio e de status.
A preocupação com a aparência é o item que consome a maior parte da mesada, sendo roupas e acessórios o que demanda maior gasto entre 37% dos jovens. Os lanches e refrigerantes vêm em seguida, com 10%, na frente dos aparelhos eletrônicos e produtos tecnológicos, com 8%.
Devido aos avanços tecnológicos que fazem com as informações veiculem de forma rápida e real, o domínio da mídia cresce de forma exacerbada. ... Para isso, a mídia ensina o que, onde, quando e como consumir. Ensina também como devemos ser.
Os adolescentes são mais influenciáveis pelas pressões sociais porque, ao mesmo tempo que estão se descobrindo, eles estão tentando se encaixar no mundo. Por tudo isso, é essencial que os adolescentes alcancem o equilíbrio entre serem eles mesmos e se adaptarem ao ambiente.
O desejo dos consumidores é experimentar na vida social os prazeres vivenciados na imaginação e cada novo produto é percebido como oferecendo uma possibilidade de realizar essa ambição. ... O consumo induz as pessoas à imitação, à competição por status como um dos principais modos de relações sociais, ao individualismo.
Uma pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) mostra que os jovens brasileiros são os que mais se interessam por fazer compras, entre eles produtos em comum, como: leite, refrigerantes e celulares, que são trocados praticamente todos os anos da adolescência.
Sozinhos, os jovens da classe média concentram um poder de consumo de 129 bilhões de reais, enquanto os jovens das classes A e B somam 80 bilhões, e os da classe D, 19,9 bilhões.
A Organização Mundial da Saúde circunscreve a adolescência à segunda década da vida (de 10 a 19 anos) e considera que a juventude se estende dos 15 aos 24 anos. Esses conceitos comportam desdobramentos, identificando-se adolescentes jovens (de 15 a 19 anos) e adultos jovens (de 20 a 24 anos).
As novas gerações consomem informações jornalísticas pelo celular, preferencialmente pelas redes sociais e não está disposta a pagar para ter acesso a conteúdo informativo. ... Cerca de 80% da geração Z, por exemplo, declarou que acompanha os telejornais matinais.
Geração Z: 76% consomem Internet e TV ao mesmo tempo, aponta o relatório da Kantar IBOPE Media, “O desafio Z: Comunicação para a geração hiperconectada”, que revela dados sobre o comportamentos dos jovens nascidos entre 1995 e 2010, conhecida por ser a primeira leva de nativos digitais.
A pesquisa também revela que o Brasil é um dos países que mais consome notícias pelas redes sociais. Segundo o levantamento, a leitura do noticiário por meios digitais cresceu no país. De 47 países na lista, 33 consomem mais notícias pelas redes sociais do que em sites jornalísticos.
Entre os segmentos que mais conseguem atrair público jovem temos: food truck e fast food, tecnologia, moda (estampas e camisetas), entretenimento, entre outros. Saiba que os millennials são, sobretudo, fiéis às marcas as quais adotam para si, tornando-se divulgadores fiéis dessas empresas.
No mais, referida pesquisa mencionou que 53% dos jovens de 13 a 17 anos procuram os preços e variedades online antes de fazer suas compras, sendo que Vídeo Games, Livros e Vestuário são os produtos mais comuns comprados no meio virtual pelos adolescentes.
Comprar por desejo, portanto, é consumir um produto ou serviço que não atende a necessariamente a uma necessidade, mas que ainda assim você sente que precisa ter.
A prática consumista não responde ao anseio de felicidade humana e ainda impacta negativamente na vida da Terra. Vivemos numa sociedade em que somos cada vez mais estimulados ao consumo e, por conseguinte, a uma exagerada produção de lixo.
Quanto à reação diante do ato discriminatório, a maioria dos que se sentiram discriminados, 658 consumidores (62,37%) não tomou nenhuma atitude, seja por achar que não valia a pena, seja por falta de tempo, ou ainda, por não saber a quem recorrer.
Neste gráfico, observamos que 63% das adolescentes sofrem uma forte influência da mídia, 31% sofrem uma moderada influência, 6% uma leve influência da mídia. Os dados apresentados nos revelam a grande importância de ações organizadas pelos principais atores da formação destes adolescentes.
Relação íntima com certas pessoas: a família, parentes e amigos mais próximos são aqueles que mais exercem influência sobre você, suas escolhas e maneira de se comportar. ... Relação com a sociedade:: em um grupo maior de membros, há aquelas que inspiram valores e comportamentos, como é o caso da influência política.
de pesquisas
Em bioética, crianças e adolescentes são con- siderados grupo vulnerável porque, geralmente, não são capazes de tomar decisões maduras ou estão su- jeitos à autoridade de outros.
Como faço para ver um resultado de um processo no Diário Oficial?
Como programar um temporizador clip?
O que é sistema digestório e como ele funciona?
Qual a simpatia mais forte para o amor?
Pode colocar fita LED no carro?
Como preparar sanduíche para viagem?
Quais são os tipos de transporte de pacientes?
Quanto tempo está preso o Maníaco do Parque?
Como se escreve a palavra teste?
Quem faz faculdade à distância consegue emprego?
Como me cadastrar para home office?
Como fazer o cadastro para trabalhar em escola?
Como instalar Rom no Android pelo cartão SD?
Como é obtido o calcário no solo?