De acordo com o psiquiatra Isaac Efraim, há dois possíveis motivos para que alguém recorra às mentiras em sua vida, um deles é o medo. "A pessoa mente porque tem medo de enfrentar a realidade, medo de perder outra pessoa, seu afeto", explica o médico. A outra razão possível é a ambição.
A mentira é necessária para a sobrevivência”, afirma a psicóloga Beatriz Acampora, especialista em relacionamentos. Mas, será que uma mentirinha pode fazer bem? A psicóloga diz que 90% das mentiras são contadas por proteção ou medo e são importantes para a vida em sociedade.
A ciência ainda não sabe o que leva alguém a se tornar um mentiroso patológico, mas sabe-se que mentir frequentemente está relacionado a alguns transtornos de personalidade, como o antissocial e o borderline. A pessoa mente compulsivamente, mas tem plena consciência de que o que diz é mentira.
O mitômano sempre sabe, no fundo, o que ele diz não é totalmente verdadeiro, embora não possuam consciência plena da intenção de cada mentira. Por isso, acabam por iludir os outros em histórias de fins mirabolantes, com o intuito de suprirem aquilo que falta em suas vidas.
(KANT, 2008, p. 271). A mentira pode ser interna por meio da manifestação do pensamento ou externa quando viola o direito de outrem, como observado na citação acima. O ato de mentir, ou seja, a inverdade intencional na doutrina do direito só é considerada mentira somente se violar o direito de outrem.
Conheça os motivos para mentir e como livrar-se deste hábito altamente prejudicial. A mitomania é um distúrbio ou desequilíbrio psíquico, ela ocorre em pessoas que têm a mania de mentir. O mitômano mente sobre coisas específicas, falando sobre coisas que gostaria que fossem reais, mas ele tem consciência de que não diz a verdade.
Como lidar com pessoas mentirosas no dia a dia? Essa não é uma tarefa fácil, pois lidar com pessoas que costumam mentir é sempre uma linha tênue entre o querer ajudar e o se distanciar para não ser prejudicado. Abaixo, listo algumas dicas que podem preservá-lo dos embustes do mentiroso, ao mesmo tempo em que pode dar apoio para que busque ajuda.
Mentir pode ser tão viciante quanto o cigarro ou o álcool, pois a mentira fornece conforto e se torna um mecanismo de segurança ativado diante de sentimentos desconfortáveis. Como com qualquer vício, parar de mentir é essencial para seu bem estar. Eis como criar um plano para parar de mentir de uma vez por todas.
A mentira é um jeito fácil de elevar seu status no trabalho, no seu círculo social e até entre seus entes queridos. Talvez você minta para se confortar. Dizer a verdade normalmente é muito difícil; é algo que causa tensão, estranhamento e desconforto.
Como é classificado os sistemas agropecuários?
Como melhorar a produtividade no trabalho?
Como é composta a Liturgia das Horas?
Como ativar o Dolby Vision no Xbox One?
O que quer dizer ficar com uma pessoa?
Quantos dias para o sintomas do Covide aparecer?
Quais são os principais sintomas da enxaqueca?
Quem tem epilepsia pode ter AVC?
Qual era a Akuma no mi de gol d Roger?
O que é melhor cauterização ou reconstrução de fios?
Como pagar scuts por multibanco?
Como era formada a sociedade romana?
Quais são os tipos de vestígios?
O que faz a produção de leite diminuir?