Basicamente, pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Esse local deve estar sempre muito limpo, livre de substâncias que possam impedir o contato do ar com o sangue.
A pneumonia é uma doença provocada por micro-organismos (vírus, bactéria ou fungo) ou pela inalação de produtos tóxicos. Ela pode ser adquirida pelo ar, saliva, secreções, transfusão de sangue ou, no caso do inverno, devido a mudanças bruscas de temperatura.
Além de estar atento ao que comer para acelerar a recuperação da pneumonia, também é importante lembrar de evitar a o consumo de alimentos que aumentam a inflamação e pioram a doença, como frituras, doces, alimentos ricos em gordura e carnes processadas como bacon, linguiça, presunto e salsicha.
Os principais fatores de risco da pneumonia são:
Álcool: interfere no sistema imunológico e na capacidade de defesa do aparelho respiratório; Ar-condicionado: deixa o ar muito seco, facilitando a infecção por vírus e bactérias; Resfriados mal cuidados; Mudanças bruscas de temperatura.
Os principais sintomas são:Febre alta;Dor no tórax;Tosse;Mal-estar;Falta de ar ou dificuldade respiratória;Confusão mental;Fraqueza;Secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada.
17 curiosidades que você vai gostar
A pneumonia viral é uma complicação comum de doenças semelhantes à gripe, e também é uma complicação da SRA-COV-2. A pneumonia viral pode desaparecer por si só. Contudo, quando grave, pode ser fatal. Os vírus não são geralmente uma causa tão comum da PAC como algumas bactérias.
O gengibre é uma raiz que possui constituintes, como o gingerol ou shogaol, com potente ação analgésica e anti-inflamatória que ajudam a reduzir bastante qualquer tipo de dor, especialmente a dor muscular e o mal-estar geral de quadros como gripe, resfriado ou pneumonia, por exemplo.
Tomar os medicamentos nos horários e doses corretas, de acordo com a receita do médico; Beber cerca de 2 litros de água por dia, para evitar desidratação; Evitar usar medicamentos para a tosse que não foram indicados pelo médico; Vestir roupa adequada à temperatura, evitando alterações bruscas.
Os casos de pneumonia viral costumam ser mais simples e são tratados em casa com cuidados básicos, como repouso e uso de expectorantes e medicamentos antitérmicos. Já nos casos bacterianos, é necessário o uso de antibióticos para que o corpo consiga eliminar o micro-organismo.
A pneumonia é uma inflamação que acomete os pulmões. Para ser mais exato, ela atinge principalmente os bronquíolos (pequenos tubos que transportam o ar dos brônquios para os alvéolos, onde ocorre a troca gasosa) e o interstício (tecido mais interno do órgão).
Pneumonia é contagiosa? Alguns tipos de pneumonia, como as causadas por vírus, são mais facilmente transmitidas de uma pessoa para outra. Já no caso das bacterianas, que são as mais comuns, a transmissão é mais difícil, mas também pode ocorrer, dependendo principalmente do estado de vulnerabilidade de cada pessoa.
A pneumonia é uma grave doença que afeta o sistema respiratório e pode até matar se não for tratada corretamente. Ela pode atacar apenas um ou os dois pulmões, normalmente acometendo os alvéolos ou os interstícios (espaço entre os alvéolos).
Recuperação esperada
Uma pessoa com pneumonia usualmente começa a melhorar depois de 3 a 5 dias do tratamento antibiótico. A melhora se expressa por uma sensação de melhor estado geral, e redução dos sintomas como tosse e queda da temperatura.
Suco alaranjado com cenoura e manga é indicado para saúde do pulmão.
As pneumonias provocadas por fungos ou parasitos não são transmitidas diretamente de uma pessoa para outra. Já as pneumonias virais são habitualmente contagiosas. As de origem bacteriana não são contagiosas na maioria dos casos, mas existem algumas exceções.
A pneumonia eosinofílica crônica (PEC) é um distúrbio de etiologia desconhecida, caracterizado por um acúmulo anormal crônico de eosinófilos no pulmão. (Ver também Visão geral das Doenças pulmonares eosinofílicas.
Pneumonia bacteriana é uma doença respiratória aguda que provoca inflamação nos pulmões e suas terminações – os brônquios. Esse processo inflamatório é causado por uma bactéria. No entanto, há outros tipos de inflamação nos pulmões que têm vírus, fungos ou substâncias tóxicas como causadores.
A Pneumonia pode deixar sequelas permanentes, que reduzem drasticamente a qualidade de vida de quem a contraiu. Bronquiectasias (deformação dos brônquios) e compromisso da função pulmonar são apenas dois exemplos, tal como a permanência de tosse, expetoração ou falta de ar.
Denomina-se pneumonia quando há infeção dos alvéolos pulmonares e frequentemente infiltração do parênquima visível na radiografia ou TAC do tórax. Os alvéolos e os bronquíolos terminais ficam inflamados (“inchados”) e preenchidos com fluido, impedindo o correto funcionamento dos pulmões.
“Além de uma possível infecção generalizada, a pneumonia pode também levar a danos reversíveis ou irreversíveis ao pulmão. Isso pode ser causado pela inflamação e fibrose consequente a uma síndrome respiratória aguda grave (SRAG)”, finaliza Bruno.
Pneumonia é uma das principais causas de morte, mas continua a ser menosprezada. Segundo o Instituto Nacional de Estatística, a Pneumonia mata em média 16 pessoas por dia, ou seja, uma pessoa a cada 90 minutos. Para além da mortalidade associada, pode ainda deixar sequelas permanentes naqueles que a contraem.
Nesse caso, a pneumonia não é contagiosa. Entretanto, se for resultado de infecções virais, pode sim passar de pessoa a pessoa através do ar e do contato com secreções de pacientes contaminados, por meio da tosse, espirro e saliva.
Pneumonia e meningite podem ser contraídas pelo beijo.
A pneumonia é uma infecção que afeta os pulmões e pode ter diversos causadores, como bactérias, fungos e vírus. Em pacientes com covid-19, ela é uma consequência da lesão gerada pelo novo coronavírus nos pulmões ou da resposta exagerada do sistema imune do organismo ao vírus.
Como qualificar uma pessoa falecida?
Como montar uma linha de combate a incêndio?
Como montar meu salão de beleza com pouco dinheiro?
Como montar um showroom de produtos?
Como montar um painel de energia solar com garrafas PET?
Como fazer um sistema de equações?
O que é uma pessoa convivente?
Como qualificar pessoa separada?
Quais são as partes de uma petição inicial?
Como imprimir etiqueta mercado livre tamanho certo?
Qual é a medida da quadra de basquetebol de acordo com a regra da FIBA?
Como fazer a qualificação do autor?
Quem vai ficar no lugar do Faustão na Globo?
Como sair de uma conta do Google Fotos?