Os elementos geralmente classificados como semimetais são sete: boro (B), silício (Si), germânio (Ge), arsênio (As), antimônio (Sb), telúrio (Te) e polônio (Po). Esses elementos aparecem na tabela periódica formando uma linha diagonal, parecida com uma escada, que fica entre os metais e entre os ametais.
Uma forma de se classificar os elementos químicos que aparecem na Tabela Periódica é em metais, semimetais e ametais. Os semimetais correspondem àqueles elementos que possuem propriedades intermediárias entre os metais e os ametais.
Metais: Os metais constituem a maior parte dos elementos da Tabela Periódica, representando dois terços deles, o que resulta em um total de 87. Alguns exemplos são a prata, ouro, cobre, zinco, ferro, alumínio, platina, sódio, potássio, entre outros.
Metais: a maioria apresenta-se no estado sólido, com exceção do mercúrio (Hg) que é líquido, possuem cor brilhante, são bons condutores de calor e eletricidade e são maleáveis (facilmente moldados). Não metais: alguns são líquidos, não são bons condutores de calor e eletricidade, e nem são passíveis de moldagem.
Os elementos que podem ser classificados como semimetais são sete, sendo que em alguns casos é incluído o Astato, mas por convenção os classificamos assim: Metais: Antimônio (Sb), Germânio (Ge) e Polônio (Po).
28 curiosidades que você vai gostar
Os semimetais apresentam semelhanças das suas propriedades físicas com os metais e químicas com os ametais, daí a designação como semimetal, ou seja, a transição entre as características de ambos os grupos.
Ametais ou Não metais: são os 11 elementos indicados na Tabela acima pela cor rosa: Carbono (C), Nitrogênio (N), Fósforo (P), Oxigênio (O), Enxofre (S), Selênio (Se), Flúor (F), Cloro (Cl), Bromo (Br), Iodo (I) e Astato (At).
Os metais em geral possuem cor brilhante, são bons condutores de calor e eletricidade, são maleáveis e dúcteis (facilmente moldados em fios). Ametais: podem se apresentar na forma líquida, gasosa ou sólida. Os ametais não são bons condutores de calor e eletricidade, e não podem ser moldados.
Metais da tabela periódicaLítio (Li)Sódio (Na)Potássio (K)Rubídio (Rb)Césio (Cs)Frâncio (Fr)
O único elemento químico que não se encontra nessa região da tabela é o Hidrogênio, que está na extremidade superior esquerda, junto com os Metais Alcalinos, mas como se comporta, na maior parte das circunstâncias, como um Não-Metal, é classificado como tal.
Os metais são uma classe de elementos químicos que possuem caraterísticas singulares (como a tendência de se tornar cátion) e diversas formas de obtenção.
Na Nomenclatura, consideram-se metais comuns: o ferro fundido, o ferro e aço, cobre, níquel, alumínio, chumbo, zinco, estanho, tungstênio (volfrâmio), molibdênio, tântalo, magnésio, cobalto, Page 2 bismuto, cádmio, titânio, zircônio, antimônio, manganês, berílio, cromo, germânio, vanádio, gálio, háfnio (céltio), índio, ...
As principais características dos metais são: maleabilidade, ductibilidade, condutibilidade e brilho. Mercúrio: o único metal líquido. Um metal pode ser definido como sendo um aglomerado de átomos com caráter metálico em que os elétrons da camada de valência fluem livremente.
Semimetais: as características desta classe ficam entre as dos metais e ametais: condutibilidade elétrica intermediária, brilho metálico moderado, temperatura de fusão elevada e podem se fragmentar.
Os elementos cisurânicos são produzidos pelo homem em laboratório e seus números atômicos são inferiores a 92. Denominam-se de elementos cisurânicos todos os elementos artificiais que apresentam número atômico menor do que 92.
Os elementos que pertencem à família dos metais alcalinos são aqueles que pertencem à coluna 1 ou IA. Respectivamente, na ordem da Tabela, eles são: Lítio (Li), Sódio (Na), Potássio (K), Rubídio (Rb), Césio (Cs) e Frâncio (Fr).
A Sociedade Brasileira de Química (SBQ), em sua Tabela Periódica, classifica boro, silício, arsênio e telúrio como ametais, enquanto germânio, antimônio e polônio são considerados metais.
Os metais estão divididos em dois grupos principais: os metais alcalinos e os metais alcalinoterrosos. Todos os elementos de transição são metais, como vimos na tabela acima.
Os ametais ou não metais são os onze elementos químicos mostrados acima, isto é, carbono, nitrogênio, fósforo, oxigênio, enxofre, selênio, flúor, cloro, bromo, iodo e astato.
COMO RECONHECER ALUMÍNIO E AÇO
Para saber se você tem em mão um metal ferroso ou não ferroso, a maneira mais fácil é utilizar um ímã. Se o ímã grudar no metal, você tem um metal ferroso nas mãos, como o aço. Se o ímã não grudar no metal, ele é não ferroso, como o alumínio.
Qual dos elementos químicos a seguir é classificado como um ametal ou não metal? ... Potássio, Estrôncio e Ferro são metais sólidos. O Bromo é líquido em temperatura ambiente, mas é um ametal.
Com relação ao estado físico, os ametais apresentam representantes gasosos (gases nobre, flúor, cloro, oxigênio e nitrogênio), líquido (bromo) e sólidos (iodo, astato, enxofre, selênio, telúrio, fósforo, arsênio, silício e boro).
Os não-metais apresentam propriedades opostas aos dos metais, ou seja, são maus condutores térmicos e elétricos, quando estão no estado sólido são quebradiços, e não exibem refletividade elevada ou brilho metálico como os elementos metálicos.
Os elementos clássicos normalmente se referem aos conceitos de terra, água, ar, fogo e (depois) éter, que foram propostos para explicar a natureza e a complexidade de toda a matéria em termos de substâncias mais simples.
Conforme o próprio nome indica, todos esses elementos estão no estado gasoso em condições ambientes e são chamados de “nobres” ou “raros” porque a principal característica química deles é sua grande estabilidade, pois não precisam se ligar a outros elementos químicos para ficarem estáveis.
O que acontece no final de BOM DIA Verônica?
Como saber resistência resistor?
Como se dá o estabelecimento de uma conexão TCP?
Como medir um capacitor eletrolítico na placa?
O que significa ter um coração manso e humilde?
Como ocorre o processo de convecção térmica?
O que podemos fazer para ter uma rotina saudável?
Quando começa a aquisição da linguagem?
Como fazer medição de amperagem?
Como se dá o início da combustão em motores diesel?
Quais são as unidades constituintes fundamentais das proteínas?
Como medir as circunferências corporais?
Quem pode ser responsável Técnico por laboratório de Análises Clínicas?
O que significa temperatura do ponto de orvalho?