O Evangelho deste Domingo oferece-nos o ensino de Jesus sobre o mais importante de todos os mandamentos: “Amarás o Senhor teu Deus com todo o coração, com toda a alma e com todo o teu espírito”. Jesus acrescenta que o segundo mandamento é semelhante: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”
“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
Durante Seu ministério terreno, Jesus mostrou Seu amor pelas pessoas abençoando e servindo os pobres, os doentes e os aflitos. Disse a Seus discípulos: “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei” (João 15:12; ver também João 13:34–35; Morôni 7:46–48).
Amor ao Próximo na Bíblia
O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei. Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.
Ensinounos a amar a todos e a ajudar-nos mutuamente. Ele disse: “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis”.
23 curiosidades que você vai gostar
A grande novidade do mandamento de Jesus está no fato de que “não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou” (1Jo 4,10) primeiro, “assim como eu vos amei”. Portanto, o seu mandamento não é um simples preceito, abstrato ou exterior em relação à vida.
Os autores do Novo Testamento utilizam o termo grego “ágape” para exemplificar o amor de Deus. Isso indica que é um amor profundo, que não se baseia em condições para existir. Não há nada que possa ser feito para aumentar ou diminuir o amor de Deus para conosco, pois Ele é a própria fonte desse amor.
“Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor” (1 Jo 4-8). Bibliografia: A Bíblia da Mulher: leitura, devocional, e estudo.
“Maridos, amai as vossas mulheres e não as trateis com aspereza.” Colossenses 3: 19. “Vós todos considerai o matrimônio com respeito e conservai o leito conjugal imaculado, porque Deus julgará os impuros e os adúlteros.” Hebreus 13, 4.
Versículos de Ajuda ao Próximo na versão NTLH
Dêem aos outros, e Deus dará a vocês. Ele será generoso, e as bênçãos que ele lhes dará serão tantas, que vocês não poderão segurá-las nas suas mãos. A mesma medida que vocês usarem para medir os outros Deus usará para medir vocês.
Pensando em todo esse retorno positivo que envolve os dois lados, veja algumas formas de praticar o amor ao próximo para você se inspirar.Cultive o hábito da solidariedade.Faça algum trabalho voluntário.Compartilhe coisas boas.Apoie projetos sociais.
A importância de amar o próximo
Na verdade, esse sentimento é a base para melhorar e mudar a vida de muitas pessoas. Sem conseguir amar o próximo não é possível, por exemplo, ter empatia. A ausência desse tipo de emoção não permite nos colocarmos no lugar do outro e entender a situação pela qual ele está passando.
Jesus chama as crianças para a vida, para estar junto dele. Hoje, vemos crianças que sofrem por doenças, deficiências físicas e mentais, desnutrição e pobreza. Violência, drogas, enfermidades diversas e injustiça social estão tirando a vida das crianças. Triste ainda é lembrar que muitas são vítimas de maus tratos.
Quais são os 7 tipos de amor?Ágape. O ágape é o sentido universal do amor que todos nós aspiramos a sentir. ... Eros. Este é o tipo que é mais parecido com a nossa construção moderna de amor romântico. ... Philia. “Amizade” no grego moderno, diz respeito a um amor virtuoso e desapaixonado. ... Storge. ... Philautia. ... Pragma. ... Ludus.
O que é Amor Verdadeiro: Costuma-se dar o nome de amor verdadeiro a um sentimento muito forte de afeto entre duas pessoas. Esse sentimento é tão intenso que é capaz de unir essas duas pessoas sob quaisquer circunstâncias, mesmo diante das maiores dificuldades e provações.
O amor verdadeiro só poderá existir quando uma pessoa passar a reconhecer o outro por aquilo que ele realmente é e quando por livres escolhas optamos por ele. Ser capaz de um verdadeiro amor significa amadurecer, ter atitudes reais com o outro.
O amor Eros, ou amor romântico, é descrito como amor da relação íntima entre homem e mulher. Esse amor é de cunho sexual, e busca satisfazer tais desejos. Ele pode ser interpretado como um amor a quem se ama mais do que o amor de Philos.
Salmo 83 - Para aumentar o amor
"O Deus, não estejas em silêncio; não te cales, nem te aquietes, ó Deus, porque eis que teus inimigos fazem tumulto, e os que te odeiam levantaram a cabeça. Tomaram astuto conselho contra o teu povo, e consultaram contra os teus escondidos.
Identificar-se como gay, lésbica ou bissexual ou sentir atração por pessoas do mesmo sexo não é um pecado e não impede ninguém de participar da Igreja, exercer chamados ou frequentar o templo. A pureza sexual é uma parte essencial do plano de Deus para a nossa felicidade.
A primeira forma é também a mais comum: Ele fala por meio da nossa consciência. Ou seja, levando em conta os sentimentos e as características da pessoa, o indivíduo sente/percebe se ela é adequada para um namoro ou não. Essa percepção pode acontecer em um momento de oração pessoal ou em qualquer momento do dia.
gostar é querer ficar junto, mesmo sem vontade e amar é estar junto não importa o contexto; gostar é egocêntrico e amar é respeitar o outro.
numa palavra “ama” aquilo que Ele mesmo criou. A Sagrada Escritura nos revela este amor único de Deus por cada uma das suas criaturas sem exceção, mesmo antes do nosso próprio nascimento e existência! Mas, mais ainda, o Pai remete entre as nossas mãos o Seu maior tesouro, o Seu maior amor: o Seu Filho único.
O amor humano se purifica e fortalece no amor de Deus. O amor a Deus e a pessoa humana por isso não se opõem. Não preciso decidir-me se vou amar a Deus ou as pessoas. Amo a Deus na medida em que amo as pessoas, e amo as pessoas na medida em que amo a Deus.
O amor de Deus, quando invade os corações, transforma vidas. Ninguém que experimenta o amor de Deus segue vivendo à sua própria maneira. Busca, sim, a plenitude do amor de Deus em sua própria condição – passando a se amar mais e a se respeitar – e, também, fazer o mesmo em favor do outro. Autoestima, conduta, emoções.
Ele não ama uma pessoa mais do que ama outra, o amor Dele é o mesmo para com todos. O amor Dele é incondicional. Nós, seres humanos, aprendemos a amar através de condições, amamos quando, se, por que. Mas Ele escolheu nos amar independentemente de qualquer predicado que tenhamos, ou seja, Ele escolheu nos amar.
O que faz mal para labirintite?
Qual é o espaço do livro A Moreninha?
Pode molhar aliança de prata 950?
Quanto custa um plantão de UTI?
Qual o segredo de Chiquititas?
Qual a suposta origem das organelas em uma célula eucarionte?
Quais tipo de obra precisa de ART?
Quanto tempo leva para um homem se apaixonar por uma mulher?
Como atualizar mensagens no Instagram?
Como funciona vender parcelado no PicPay?
Quais são os medicamentos antagonistas?
Por que a compactação do solo ocasiona redução de produtividade na cultura do milho?
O que não pode faltar em uma reportagem?
Qual é outro nome para a camada de enlace de dados OSI?
Quais técnicas podem ser usadas para melhoramento da produção?