O Evangelho deste Domingo oferece-nos o ensino de Jesus sobre o mais importante de todos os mandamentos: “Amarás o Senhor teu Deus com todo o coração, com toda a alma e com todo o teu espírito”. Jesus acrescenta que o segundo mandamento é semelhante: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”
“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
Durante Seu ministério terreno, Jesus mostrou Seu amor pelas pessoas abençoando e servindo os pobres, os doentes e os aflitos. Disse a Seus discípulos: “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei” (João 15:12; ver também João 13:34–35; Morôni 7:46–48).
Amor ao Próximo na Bíblia
O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei. Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.
Ensinounos a amar a todos e a ajudar-nos mutuamente. Ele disse: “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis”.
23 curiosidades que você vai gostar
A grande novidade do mandamento de Jesus está no fato de que “não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou” (1Jo 4,10) primeiro, “assim como eu vos amei”. Portanto, o seu mandamento não é um simples preceito, abstrato ou exterior em relação à vida.
Os autores do Novo Testamento utilizam o termo grego “ágape” para exemplificar o amor de Deus. Isso indica que é um amor profundo, que não se baseia em condições para existir. Não há nada que possa ser feito para aumentar ou diminuir o amor de Deus para conosco, pois Ele é a própria fonte desse amor.
“Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor” (1 Jo 4-8). Bibliografia: A Bíblia da Mulher: leitura, devocional, e estudo.
“Maridos, amai as vossas mulheres e não as trateis com aspereza.” Colossenses 3: 19. “Vós todos considerai o matrimônio com respeito e conservai o leito conjugal imaculado, porque Deus julgará os impuros e os adúlteros.” Hebreus 13, 4.
Versículos de Ajuda ao Próximo na versão NTLH
Dêem aos outros, e Deus dará a vocês. Ele será generoso, e as bênçãos que ele lhes dará serão tantas, que vocês não poderão segurá-las nas suas mãos. A mesma medida que vocês usarem para medir os outros Deus usará para medir vocês.
Pensando em todo esse retorno positivo que envolve os dois lados, veja algumas formas de praticar o amor ao próximo para você se inspirar.Cultive o hábito da solidariedade.Faça algum trabalho voluntário.Compartilhe coisas boas.Apoie projetos sociais.
A importância de amar o próximo
Na verdade, esse sentimento é a base para melhorar e mudar a vida de muitas pessoas. Sem conseguir amar o próximo não é possível, por exemplo, ter empatia. A ausência desse tipo de emoção não permite nos colocarmos no lugar do outro e entender a situação pela qual ele está passando.
Jesus chama as crianças para a vida, para estar junto dele. Hoje, vemos crianças que sofrem por doenças, deficiências físicas e mentais, desnutrição e pobreza. Violência, drogas, enfermidades diversas e injustiça social estão tirando a vida das crianças. Triste ainda é lembrar que muitas são vítimas de maus tratos.
Quais são os 7 tipos de amor?Ágape. O ágape é o sentido universal do amor que todos nós aspiramos a sentir. ... Eros. Este é o tipo que é mais parecido com a nossa construção moderna de amor romântico. ... Philia. “Amizade” no grego moderno, diz respeito a um amor virtuoso e desapaixonado. ... Storge. ... Philautia. ... Pragma. ... Ludus.
O que é Amor Verdadeiro: Costuma-se dar o nome de amor verdadeiro a um sentimento muito forte de afeto entre duas pessoas. Esse sentimento é tão intenso que é capaz de unir essas duas pessoas sob quaisquer circunstâncias, mesmo diante das maiores dificuldades e provações.
O amor verdadeiro só poderá existir quando uma pessoa passar a reconhecer o outro por aquilo que ele realmente é e quando por livres escolhas optamos por ele. Ser capaz de um verdadeiro amor significa amadurecer, ter atitudes reais com o outro.
O amor Eros, ou amor romântico, é descrito como amor da relação íntima entre homem e mulher. Esse amor é de cunho sexual, e busca satisfazer tais desejos. Ele pode ser interpretado como um amor a quem se ama mais do que o amor de Philos.
Salmo 83 - Para aumentar o amor
"O Deus, não estejas em silêncio; não te cales, nem te aquietes, ó Deus, porque eis que teus inimigos fazem tumulto, e os que te odeiam levantaram a cabeça. Tomaram astuto conselho contra o teu povo, e consultaram contra os teus escondidos.
Identificar-se como gay, lésbica ou bissexual ou sentir atração por pessoas do mesmo sexo não é um pecado e não impede ninguém de participar da Igreja, exercer chamados ou frequentar o templo. A pureza sexual é uma parte essencial do plano de Deus para a nossa felicidade.
A primeira forma é também a mais comum: Ele fala por meio da nossa consciência. Ou seja, levando em conta os sentimentos e as características da pessoa, o indivíduo sente/percebe se ela é adequada para um namoro ou não. Essa percepção pode acontecer em um momento de oração pessoal ou em qualquer momento do dia.
gostar é querer ficar junto, mesmo sem vontade e amar é estar junto não importa o contexto; gostar é egocêntrico e amar é respeitar o outro.
numa palavra “ama” aquilo que Ele mesmo criou. A Sagrada Escritura nos revela este amor único de Deus por cada uma das suas criaturas sem exceção, mesmo antes do nosso próprio nascimento e existência! Mas, mais ainda, o Pai remete entre as nossas mãos o Seu maior tesouro, o Seu maior amor: o Seu Filho único.
O amor humano se purifica e fortalece no amor de Deus. O amor a Deus e a pessoa humana por isso não se opõem. Não preciso decidir-me se vou amar a Deus ou as pessoas. Amo a Deus na medida em que amo as pessoas, e amo as pessoas na medida em que amo a Deus.
O amor de Deus, quando invade os corações, transforma vidas. Ninguém que experimenta o amor de Deus segue vivendo à sua própria maneira. Busca, sim, a plenitude do amor de Deus em sua própria condição – passando a se amar mais e a se respeitar – e, também, fazer o mesmo em favor do outro. Autoestima, conduta, emoções.
Ele não ama uma pessoa mais do que ama outra, o amor Dele é o mesmo para com todos. O amor Dele é incondicional. Nós, seres humanos, aprendemos a amar através de condições, amamos quando, se, por que. Mas Ele escolheu nos amar independentemente de qualquer predicado que tenhamos, ou seja, Ele escolheu nos amar.
Quando o filhote pode ir pro quintal?
Qual a diferença do Nintendo Switch nacional e importado?
Quais são os exercícios da ginástica natural?
Quanto ganha um fiscal de prevenção no Atacadão?
Quais cantores brasileiros podem ser considerados da black music *?
Quantas calorias tem 200g de arroz branco cozido?
Como desinchar a barriga pela manhã?
Quais são os exercícios para ajudar a dilatar?
Qual música fazia sucesso em 1995?
Como saber o centro de uma elipse?
Como surgiu a primeira igreja evangélica no Brasil?
Qual o peso de 1 litro de água?
Como se produz um anticorpo monoclonal?
Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê?