Ouça em voz altaPausarSim, mas isso é raro de acontecer. Os peixes-elétricos produzem energia como uma pilha, ou seja, por separação de cargas iônicas. A descarga é produzida por células especializadas chamadas eletrócitos.
Ouça em voz altaPausarUma das três espécies do poraquê emite descarga de até 860 volts. Até então, o recorde era de 650 volts. Pesquisadores descobriram recentemente duas novas espécies do peixe-elétrico poraquê na Amazônia.
Ouça em voz altaPausarAs enguias apenas conseguem produzir eletricidade por causa de células especiais que contém em seus músculos chamadas eletrócitos. Esses eletrócitos são os responsáveis por criar o sistema de defesa e caça elétricos do animal. Essa energia é criada por conversão.
Ouça em voz altaPausarEles emitem ondas elétricas para o meio ambiente que as manda de volta. Receptores na pele do peixe levam as ondas por terminações nervosas ao cérebro, que a traduz. Isso é possível porque o peixe-elétrico possui células musculares modificadas que produzem impulsos elétricos, chamadas de eletrócitos.
Ouça em voz altaPausarMiracéu, bagre elétrico, poraquê e raia elétrica marinha são algumas espécies que utilizam a eletricidade como uma maneira de se autoproteger e de se localizar no espaço.
Ouça em voz altaPausarA enguia elétrica habita água doce e é comum nos rios Amazonas e Orinoco. Sua capacidade de gerar eletricidade vem de três duplas de órgãos localizados na barriga. Elas são feitas de células chamadas eletrócitos. Cada órgão possui até 6 mil dessas estruturas, que unidas permitem a geração de uma corrente.
Ouça em voz altaPausarQuatro vezes uma tomada. Embora uma das novas espécies descobertas, a Electrophorus voltai, seja capaz de produzir um descarga de 860 volts, ou seja, quase quatro vezes a voltagem de uma tomada doméstica de 220 volts, ela não é letal para o ser humano por causa da baixa amperagem, explica Santana à BBC News Brasil.
Ouça em voz altaPausarQuatro vezes uma tomada. Embora uma das novas espécies descobertas, a Electrophorus voltai, seja capaz de produzir um descarga de 860 volts, ou seja, quase quatro vezes a voltagem de uma tomada doméstica de 220 volts, ela não é letal para o ser humano por causa da baixa amperagem, explica Santana à BBC News Brasil.
Ouça em voz altaPausarvoltai, emite a maior descarga já registrada em um ser vivo, dando um choque de 860 volts: quase quatro vezes a voltagem que há em uma tomada doméstica.
Os peixes elétricos armazenam nos músculos laterais a corrente gerada por essas sinapses, em vez de consumi-la”, diz Cardoso. E usam essa energia para reagir a ataques, se comunicar, disputar com outros peixes território ou acasalar. “Quanto maior o animal, mais forte o choque”, diz Cardoso.
“Todo movimento muscular se dá através de sinapses, impulsos elétricos aos músculos. Os peixes elétricos armazenam nos músculos laterais a corrente gerada por essas sinapses, em vez de consumi-la”, diz Cardoso. E usam essa energia para reagir a ataques, se comunicar, disputar com outros peixes território ou acasalar.
As descargas produzidas prestam-se tanto à subsistência alimentar, sendo utilizadas para atordoar as presas das quais o animal se alimenta (geralmente peixes menores), quando à autodefesa do animal em razão de perigo iminente. O peixe elétrico gera eletricidade através dos órgãos que se localizam ao longo de quase todo o corpo.
Também há peixes elétricos em rios da África. Nos oceanos, há duas espécies de arraia e uma de peixe capazes de emitir descargas elétricas.
Como deixar o acrílico brilhante?
Como se escreve Caça-palavras tem hífen?
Como utilizar o tronco da bananeira?
Como fazer o Instagram virar perfil comercial?
O que significa a palavra concupiscência na Bíblia?
Como plantar grama para coelhos?
Como da disciplina no nosso filho?
Qual parte do recibo fica com o cliente?
Qual a tinta para pintar acrílico?
O que quer dizer a palavra concebida?