Influenciado pela Antropologia Cultural e pela Psicanálise, Gilberto Freyre valorizou a sexualidade como elemento capaz de promover a integração entre as três raças: o branco europeu, os indígenas do continente e os negros africanos. O produto dessa confraternização era o mestiço.
Cruzamento de raças ou de etnias distintas.
Ele defendia a mestiçagem e a maneira de ser do português católico em contraponto com o protestante inglês. Esta mistura de raças será decisiva para construir uma sociedade diferente daquela existente dos países anglo-saxônicos.
O autor escreve que a hipótese de que o Brasil constitui um caso neutro na manifestação do “preconceito racial” deve ser revista; e contraria a ideia de que no Brasil “os brancos, negros e mestiços” podem conviver de forma democrática. Contrapõe-se a Freyre.
Antes, a mestiçagem era discutida num plano étnico (a união entre os brancos europeus, negros africanos e indígenas do continente). A partir de meados do século XX, a questão subjetiva vai ganhar o centro das discussões, sendo que o embate aí se dará entre dois pólos distintos: o nacional e o estrangeiro.
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Para Freyre, a miscigenação era um fator corroborativo para pensar-se em uma relação democrática entre senhores e escravos, apesar da relação de escravidão impregnada entre os dois.
A população brasileira é bastante miscigenada. Isso ocorreu em razão da mistura de diversos grupos humanos que aconteceu no país. São inúmeras as raças que favoreceram a formação do povo brasileiro. Os principais grupos foram os povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e asiáticos.
Para Gilberto Freyre, a sociedade brasileira era o resultado da miscigenação cultural entre portugueses, indígenas e negros. O colono português chegado ao novo território não rejeitou a mulher indígena, nem a negra, ao contrário do que ocorreu na América anglo-saxônica.
Verifica como a teoria de integração social e a noção de “democracia racial” são incorporadas teoricamente por Freyre. A partir deste debate, analisa as contradições da formação colonial brasileira, compreendendo o desenvolvimento do racismo e a escravização e perseguição aos africanos e afrodescendentes.
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