O Classicismo é a constituição artística durante o período do Renascimento. Surgido na Europa, entre os séculos XIV e XVI, a era classicista visava criar uma nova concepção de mundo e do homem.
O classicismo iniciou-se em Portugal, em 1527. ... O Classicismo foi um movimento cultural ocorrido no Renascimento (séculos XV e XVI). Como o próprio nome sugere, o Renascimento foi um período de renovação, momento de grandes transformações culturais, políticas e econômicas.
Em Portugal, o Classicismo compreende o período literário do século XVI (entre 1537 e 1580). O marco inicial do movimento foi a chegada do poeta Francisco Sá de Miranda à Portugal. Ali, ele se inspirou no humanismo italiano, trazendo uma nova forma de poesia: o “dolce stil nuevo” (Doce estilo novo).
O Barroco em Portugal teve início 1580, com a morte do escritor português Luís de Camões, e fim em 1756, com a fundação da Arcádia Lusitânia. Esse estilo literário, também é chamado de Seiscentismo (por ter iniciado no final do século XVI), é posterior ao Classicismo e anterior ao Arcadismo (Setecentismo).
O Classicismo pode ser definido como a arte do Renascimento que aconteceu entre os séculos XIV e XVI, também chamado de Seiscentismo. Foi um movimento artístico cultural que reacendeu os estilos usados ainda na Antiguidade, especificamente na Grécia e em Roma.
O Classicismo português começa em 1527, quando o poeta Francisco Sá de Miranda retorna da Itália a Portugal com ideias de renovação literária (caso do soneto, nova forma de composição poética).
Ela foi escrita em 10 cantos e está composta de 8816 versos decassílabos em oitava rima distribuídos em 1120 estrofes. O Classicismo em Portugal permaneceu até 1580. Esse é o ano da morte de Camões e também da União das Coroas Ibéricas, aliança estabelecida até 1640 entre Espanha e Portugal.
O Classicismo foi um movimento cultural que fez parte do Renascimento europeu, durante os séculos XV e XVI. Como o próprio nome aponta, a proposta do Classicismo era um retorno às formas e temas da Antiguidade Clássica, ou seja, Grécia e Roma antigas. O período da Idade Média durou cerca de 10 séculos na Europa (século V – século XV).
Principais representantes do Classicismo Literatura: Luís Vaz de Camões; Dante Alighieri; Petrarca; Boccacio; Artes Plásticas: Leonardo da Vinci; Michelangelo; Rafael Sanzio; Ticiano; Andrea Mantegna; Nicolas Poussin; Claudio de Lorena (Claude Lorrain) Exemplos de obras do Classicismo Trecho da obra “Os Lusíadas” de Luís de Camões. Canto IX
Devido ao fator de um surgimento numa época muito conturbada, o Neoclassicismo em Portugal desenvolve-se de modo muito próprio, debatendo-se com problemas de ordem artística e econômica, impondo uma periodização diferente do resto da Europa.
Como usar uma máquina de café expresso?
Como funciona o CCD de uma câmera?
Como identificar cancelamento de fase?
Quanto custa abrir uma franquia de farmácia?
Como inutilizar um HD de notebook?
Como entrar no simulador da Clear?
Como organizar a lista de compras do mercado?
Como faço para orar em línguas?
Como manter a mente organizada?
Como preparar a mochila para a escola?
Como fazer para não aparecer a data de nascimento no Facebook?
Como inverter motor de aspirador de pó?
Como ocorre o processo da resposta inflamatória?
Como saber se periquito e filhote?