Período Regencial foi o momento da História do Brasil entre o Primeiro e o Segundo Reinado. Teve início depois que Dom Pedro I abdicou ao trono (1831) e se entendeu até o denominado Golpe da Maioridade, quando D. Pedro II passou a governar o império.
Período regencial é como ficou conhecido o decênio de 18 na História do Brasil, compreendido entre a abdicação de D. Pedro I e a "Declaração da Maioridade", quando seu filho D. Pedro II teve a maioridade proclamada.
Durante os 9 anos que o império brasileiro viveu sob um Período Regencial, houve quatro grandes fases: Regência Trina Provisória (1831), Regência Trina Permanente (1831-1834), Regência Una de Feijó (1835-1837) e Regência Una de Araújo Lima ( 1837-1840).
O Período Regencial (1831- 1840) foi a época em que o Brasil foi governado por regências, pois o herdeiro do trono era menor de idade. Este período é caracterizado por momentos de grande conturbação no Brasil com várias revoltas civis. Termina com o Golpe da Maioridade que levou ao trono D.
O Período Regencial foi iniciado com a abdicação de D. Pedro I abdicar do trono brasileiro em 1831. ... Como o filho dele não poderia assumir o trono por ter apenas cinco anos, foi feita uma transição em que o país foi governado por regentes.
Assim, eram três as tendências políticas em jogo no cenário político brasileiro a partir de 1831: os restauradores, ou caramurus; os liberais moderados, ou chimangos; e os liberais exaltados, ou farroupilhas ou, ainda, jurujubas.
Estendeu-se de 18 e foi iniciado após o imperador D. Pedro I ter abdicado do trono em favor de seu filho no ano de 1831. Foi encerrado em 1840 com o que ficou conhecido como Golpe da Maioridade, que garantiu a coroação de D. Pedro II como imperador do Brasil.
Os livros de história resumem e mostram três fases: A Regência Trina Provisória, Regência Trina Permanente e Regência Una.
Durante esta década sucederam-se quatro regências: A Provisória Trina, a Permanente Trina, a Una de Feijó e a Una de Araújo Lima .
Características 1 As Regências. 2 Grupos políticos do Período Regencial. Restauradores (também conhecidos como caramurus) – Eram contrários à reforma... 3 Revoltas do Período Regencial. A consequência dessa disputa de poder é a instabilidade política. ... Balaiada, na... More ...
A Constituição de 1824 também previa que, caso o imperador fosse maior de idade, a Regência deveria ser ocupada por seu parente mais próximo e, claro, maior de idade; caso contrário, deveria ser formada uma Regência Provisória, constituída por ministros e conselheiros de Estado.
Além disso, a eleição de um regente para governar todo o país aproximava o Brasil de um cenário republicano. Por isso, muitos historiadores afirmam que o Período Regencial foi uma experiência republicana no meio de dois reinados. Com a determinação de que o país seria governado por um regente apenas, eleições foram organizadas.
Como fazer o Vegeta passo a passo?
Como se chama o corpo denso presente no núcleo celular em que se formam os ribossomos?
Como saber se meu filhote de gato nasceu cego?
Quantos dias para tirar o dreno após abdominoplastia?
Quanto tempo antes de se aposentar não pode ser demitido?
Como montar uma dieta para cachorro?
Como escolher um bom cabo USB?
Quando o feto está em sofrimento?
Como tomar anticoncepcional Duelle?
Como é o enjoo na primeira semana de gravidez?
O que pode causar a morte de um feto no útero?
Qual é o melhor filtro de linha?
Como saber como o cachorro vai ficar?
Pode usar nistatina para afta?
Como transformar rpm para segundo?
Como descobrir um endereço antigo?