O “Romance de 30” reúne diversas obras de caráter social da segunda fase do modernismo no Brasil (1930-1945). Influenciados pelo movimento Neorrealista, esses romances são chamados de romances neorrealistas ou romances regionalistas. Isso porque abordam aspectos de algumas regiões do país, como a seca do Nordeste.
O romance de 1930 faz uma retomada do regionalismo romântico; porém, a partir de uma perspectiva realista, e não mais idealizadora. Nesse neorrealismo, além de rejeitar a idealização romântica, os autores também deixaram de lado a impessoalidade realista do século XIX.
O regionalismo tem uma tradição de quase 150 anos na literatura brasileira. Surgiu em meados do século 19, nas obras de José de Alencar, de Bernardo Guimarães, de Alfredo d Escragnole Taunay e de Franklin Távora e pode-se dizer que há textos de cunho regionalista em nossa literatura até o final do século 20.
A temática agrária aparece no romance regionalista em obras que retratam o problema da seca, como O Quinze (1930), de Raquel de Queirós, e Vidas secas (1938), de Graciliano Ramos, ou a decadência dos engenhos de açúcar, como Menino de engenho (1932), Bangüê; (1934) e Usina (1936), de José Lins do Rego.
Nessa fase, o grande foco da prosa de ficção foram os romances regionalistas e urbanos. Preocupados com os problemas sociais, a prosa dessa fase se aproximou da linguagem coloquial e regional. Assim, ela mostrou a realidade de diversos locais do país, ora no campo, ora na cidade.
16 curiosidades que você vai gostar
A prosa de 1930 é chamada de Neorrealismo pela retomada de alguns aspectos do Realismo-Naturalismo, contudo, com características particulares preservadas.
Na Geração de 1930, a literatura passou a se voltar mais à realidade social brasileira, e sua prosa dividiu-se em três vertentes. A prosa regionalista inspirou-se no regionalismo nordestino, mostrando problemas sociais decorrentes da crise. ... Já a prosa intimista representava uma inovação do período.
O “Romance de 30” reúne diversas obras de caráter social da segunda fase do modernismo no Brasil (1930-1945). Influenciados pelo movimento Neorrealista, esses romances são chamados de romances neorrealistas ou romances regionalistas. Isso porque abordam aspectos de algumas regiões do país, como a seca do Nordeste.
O Romance Regionalista é marcado pela busca do redescobrimento do Brasil e sua diversidade regional e cultural. Constitui uma das mais importantes e frequentes na literatura brasileira, tem no vínculo direto com o real expressões utilizadas ainda hoje.
O projeto literário do romance da geração de 1930 foi claro: revelar como uma determinada realidade socioeconômica influenciava a vida dos seres humanos. ... A maioria dos autores do período se baseou no conhecimento pessoal da realidade nordestina para desenvolver esse projeto.
Significado de Regionalismo
[Linguística] Palavra, expressão, locução ou significado específico que traz particularidades linguísticas próprias de uma região, geralmente provenientes de uma cultura particular.
O regionalismo ocorre quando há um grupo particular de elementos linguísticos em uma localização geográfica delimitada. Geralmente, origina-se de fatores históricos da cultura regional, sendo o dialeto uma de suas principais formas de expressão.
As características do pré-modernismo evocam o nacionalismo e o regionalismo por meio do espírito de renovação artística que se desenvolvia na época. Trata-se de um movimento literário de transição entre o simbolismo e o modernismo que ocorreu no Brasil no início do século XX.
Em suma, seu conteúdo, expressava a necessidade de restituir a cultura regional nordestina, e por esse motivo, o manifesto recebe esse nome. Dessa valorização da cultura regional, surgem brilhantes nomes a partir de 1930.
O quadro social, econômico e político que se verificava no Brasil e no mundo no início da década de 1930 – o nazifascismo, a crise da Bolsa de Nova Iorque, a crise cafeeira, o combate ao socialismo – exigia dos artistas uma nova postura diante da realidade, nova posição ideológica.
(CENTEC-Bahia) São características do romance regionalista de 1930 presentes no trecho: linguagem coloquial e flagrante da relação homem X estruturas sociais. linguagem erudita e personagens populares. concisão de linguagem e incorporação de mitos regionais.
Entre as principais características e influências do romance regionalista é possível citar:É o único romance a não sofrer influências da vanguarda europeia;Arquitetado com o intuito de tomar valores específicos de culturas locais do Brasil;Ligado diretamente a grupos sociais que vivenciam suas respectivas regiões;
Obras e autores de Romance Sertanejo ou Regionalista
Bernardo Guimarães: O Ermitão de Muquém; O Garimpeiro; O Seminarista; O Índio Afonso; A Escrava Isaura; Maurício ou Os Paulistas em São João del-Rei; A Ilha Maldita ou A Filha das Ondas; Rosaura, a Enjeitada; O Pão de Ouro.
O romance regionalista surgiu no século XIX com a intenção de retratar lugares e personagens brasileiros que eram ignorados pela maioria dos escritores da época. Os escritores do Romantismo do início do século XIX sentiram a necessidade de criar um panorama dos espaços brasileiros.
Deste grupo fazem parte Graciliano Ramos, Érico Veríssimo, José Lins do Rego, Raquel de Queiroz, Jorge Amado e outros que produziram obras de ficção cujo tema era a vida agrária. Os autores do período foram classificados como romancistas de 30 ou neo-regionalistas.
a) O romance brasileiro produzido nas décadas de 1930 e 1940, período em que o país e o mundo viveram profundas crises, colocou-se a serviço da análise crítica de nossa realidade e teve na obra de Graciliano Ramos a principal expressão desse momento.
A principal expressão do romance de 30 encontra-se no regionalismo nordestino representado por escritores como Graciliano Ramos, José Lins do Rego e Jorge Amado, além de Rachel de Queiroz.
A prosa da 2ª fase modernista caracteriza-se pelo regionalismo, pela relação do homem com o meio em que vive. A Literatura Brasileira já apresentava uma tendência regionalista.
Dessa maneira, a poesia de 30 apresenta grande abrangência de temáticas: social, histórica, cultural, filosófica, religiosa, cotidiana. Uma das características mais importantes dessa fase foi a liberdade formal. Os poetas escreviam com versos livres (sem métrica) e versos brancos (sem rima).
Na literatura brasileira, as principais características do Modernismo são: ... Busca pela linguagem brasileira. Nacionalismo. Ironia, humor e paródia.
O que é uma oração subordinada adverbial exemplo?
Qual o principal órgão lesado em traumas abdominais fechados?
Qual a função dos fosfolipídios na membrana plasmática?
Qual foi o último estado brasileiro a se formar?
Qual a diferença entre dieta enteral e parenteral?
Qual transtorno O yoga ajuda a combater?
Quais são os principais pontos do Estatuto do Idoso?
Qual a importância da gestão de processo para as empresas que buscam ser competitivas no mercado?
Quem é mais forte Sasuke ou Neji?
Quantas calorias e 1 kg de gordura?
Quais são os tipos de recursos não renováveis?
Como funciona um programa de integração?
Qual a diferença do verniz incolor e natural?
Quanto tempo se leva para chegar a Plutão?