Para assegurar o total apoio aos objetivos da Agenda 21, a Assembleia Geral estabeleceu a Comissão para o Desenvolvimento Sustentável e posteriormente, adotou a Convenção da ONU sobre a Diversidade Biológica e da Convenção da ONU de Combate à Desertificação.
Para assegurar o total apoio aos objetivos da Agenda 21, a Assembleia Geral estabeleceu, em 1992, a Comissão para o Desenvolvimento Sustentável como uma comissão funcional do Conselho Econômico e Social.
Duas importantes convenções foram aprovadas durante a ECO-92: uma sobre biodiversidade e outra sobre mudanças climáticas. Outro resultado de fundamental importância foi a assinatura da Agenda 21, um plano de ações com metas para a melhoria das condições ambientais do planeta.
Além disso, outros importantes tratados foram firmados, como as convenções da Biodiversidade, das Mudanças Climáticas e da Desertificação, a Carta da Terra, a Declaração sobre Florestas.
Foi a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvol- vimento, realizada no Rio de Janeiro, em junho de 1992. Também conhecida como Cúpula da Terra, ela reuniu mais de 100 chefes de Estado para debater formas de desenvolvimento sustentável, um conceito relativamente novo à época.
20 curiosidades que você vai gostar
A Conferência Eco-92 ou Rio-92 foi a primeira Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro no ano de 1992.
A Eco-92 debateu metas para controlar as emissões de CO2 na atmosfera e a criação de parâmetros para a proteção da biodiversidade, incluindo o uso sustentável de florestas e a compensação (via royalties), para países pobres, pelo uso de seus recursos naturais.
Os objetivos da convenção são a conservação da biodiversidade, o uso sustentável de seus componentes e a divisão equitativa e justa dos benefícios gerados com a utilização de recursos genéticos.
Conheça os principais documentos formulados ou discutidos durante a conferência de 1992:Carta da Terra. ... Agenda 21. ... Declaração do Rio de Janeiro sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. ... Convenção sobre Diversidade Biológica. ... Convenção do Clima. ... Protocolo de Kyoto (ou Quioto)
Os temas da Conferência giraram em torno de problemas ambientais e de desenvolvimento sustentável.
...
Os principais temas explorados pelo documento são:desenvolvimento sustentável;meio ambiente;ecossistemas;desflorestamento;desertificação;pobreza,consumo;saúde;
Após a Eco-92, dois grandes eventos promovidos pela ONU para discutir os problemas ambientais foram realizados: A Rio + 10, em Johanesburgo, África do Sul, em 2002; e a Cúpula Sobre Mudanças Climáticas, em Copenhague, capital da Dinamarca, em 2009.
Segundo Paulo de Bessa Antunes[17], os princípios do Direito Ambiental são: direito humano fundamental, desenvolvimento, democrático, precaução, prevenção, equilíbrio, limite, responsabilidade, poluidor-pagador.
A Agenda 21 Brasileira é um processo e instrumento de planejamento participativo para o desenvolvimento sustentável e que tem como eixo central a sustentabilidade, compatibilizando a conservação ambiental, a justiça social e o crescimento econômico.
As ações prioritárias da Agenda 21 brasileira são os programas de inclusão social (com o acesso de toda a população à educação, saúde e distribuição de renda), a sustentabilidade urbana e rural, a preservação dos recursos naturais e minerais e a ética política para o planejamento rumo ao desenvolvimento sustentável.
A Agenda 21 é um documento em que diversos países se comprometem a diminuir os problemas socioambientais existentes. A Agenda 21 é um dos reflexos da Conferência Eco-92 (Conferência das Nações Unidas para Meio Ambiente e o Desenvolvimento) que aconteceu em 1992, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil.
Destacam-se a Convenção sobre Comércio Internacional de Espécies de Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção – CITES (1973), a Convenção sobre Poluição Transfronteiriça (1979), a Convenção de Viena para a Proteção da Camada de Ozônio (1985), o Protocolo de Montreal sobre as Substâncias que Esgotam a Camada de ...
As negociações internacionais sobre mudança do clima têm como marco inicial a criação da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês), em 1992, que deu início às reuniões da Conferência das Partes (COP, na sigla em inglês).
A Rio 92 representou a finalização de negociações iniciadas nas décadas anteriores e culminou na assinatura de documentos importantes, tendo como foco a preservação ambiental. Na Rio+20, os debates devem ter uma perspectiva de futuro, discutindo temas relacionados ao desenvolvimento sustentável e economia verde.
O objetivo da Conferência foi a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.
Compartilhe:Cidades Sustentáveis e Inovação. ... A Economia do Desenvolvimento Sustentável, incluindo Padrões Sustentáveis de Produção e Consumo. ... Desenvolvimento Sustentável como Resposta às Crises Econômicas e Financeiras. ... Energia Sustentável para Todos. ... Desemprego, Trabalho Decente e Migrações. ... Água.
Conferências ambientais são encontros que reúnem representantes de vários países com o objetivo de debater sobre impactos ao meio ambiente e alternativas para preservá-lo. As conferências ambientais representam encontros nos quais líderes mundiais discutem os principais problemas relacionados ao meio ambiente.
Objetivos da Conferência de Estocolmo
Discutir as mudanças climáticas e a qualidade da água. Debater soluções para reduzir os desastres naturais. Reduzir e encontrar soluções para a modificação da paisagem. Elaborar as bases do desenvolvimento sustentável.
Princí pio 1 : Os seres humanos constituem o centro das preocupações relacionadas com o desenvolvimento sustentável. Têm direito a uma vida saudável e produtiva, em harmonia com a natureza.
1- O que é a Agenda 21 Global? É um plano de ação estratégico, que constitui a mais ousada e abrangente tentativa já feita de promover, em escala planetária, novo padrão de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.
Enfim, a Agenda 21 é também uma oportunidade para ampliar a governança e o controle social, especialmente quando for realizada em sinergia com outros instrumentos e processos de gestão, desde planos diretores até comissões em que participam diversos segmentos da sociedade.
O que é escrita hieroglífica significado?
Quem realizou as primeiras expedições no Brasil?
Quanto custa patrocinar um post no facebook?
Quais são os celulares que têm infravermelho?
O que é um contrato a termo certo?
O que significa as flores na Igreja Católica?
Quanto tempo leva a gestação de um coelho?
Quem é o pai do Thurzin da Loud?
Quanto tempo leva para uma cesárea cicatrizar por dentro?
Quanto custa o Photoshop e Illustrator?