Tirania (do grego τύραννος, "týrannos" , líder ilegítimo) era uma forma de governo usada em situações excepcionais na Grécia em alternativa à democracia. Nela, o chefe governava com poder ilimitado, embora sem perder de vista que deveria representar a vontade do povo.
Clístenes (em grego: Κλεισθένης, translit. Kleisthénês; Atenas, 565 a.C. — Atenas, 492 a.C.) foi um político grego antigo, que levou adiante a obra de Sólon e, como este último, é considerado um dos pais da democracia.
O conceito de tirania vem da Grécia Antiga e de governos não legítimos que aconteceram nesse período por volta do século VI a.C. Era comum que um governo tirano fosse estabelecido através de um golpe de Estado ou como consequência de uma revolução.
Poder de Pisístrato Entre as vitórias conquistadas, vale destacar o fim da escravidão por dívidas e a reorganização das assembleias. Entretanto, o povo ansiava por mais mudanças. Dessa forma, Pisístrato assumiu o governo.
Governantes tiranos Além de Pisístrato, Hípias e Hiparco, Iságoras foi o tirano grego responsável por retirar Hípias do poder e restabelecer os privilégios da aristocracia. Tempos depois, foi deposto por Clístenes, que restabeleceu o regime democrático em Atenas.
Tirania dos Trinta (em grego οἱ Τριάκοντα, hoi Triakonta) foi um governo oligárquico de Atenas composto por trinta magistrados chamados tiranos, que sucedeu à democracia ateniense ao final da Guerra do Peloponeso, durante menos de um ano, em 404 a.C..
A democracia ateniense é como conhecemos o sistema político que existiu em Atenas, na Grécia Antiga, a partir do final do século VI a.C. Esse sistema surgiu de uma reforma política promovida por Clístenes, o legislador da cidade, e foi fruto das tensões sociais que existiam por conta dos privilégios da aristocracia, os ...
Seu comportamento acabou promovendo a sua expulsão de Atenas, no ano de 510 a.C.. Tempos depois, Iságoras assumiu o posto de tirano restabelecendo os antigos privilégios dos aristocratas atenienses. Suas ações acabaram acendendo uma violenta reação dos populares na cidade.
O conceito de tirania vem da Grécia Antiga e de governos não legítimos que aconteceram nesse período por volta do século VI a.C. Era comum que um governo tirano fosse estabelecido através de um golpe de Estado ou como consequência de uma revolução. Iságoras é um exemplo de governador tirano da Grécia Antiga.
Além de Pisístrato, Hípias e Hiparco, Iságoras foi o tirano grego responsável por retirar Hípias do poder e restabelecer os privilégios da aristocracia. Tempos depois, foi deposto por Clístenes, que restabeleceu o regime democrático em Atenas.
Atenas formou-se a partir de uma miscigenação entre os jônios e os primeiros habitantes da Ática, no século VIII a.C. A primeira forma de governo ateniense foi a monarquia.
O que é grave ameaça no roubo?
Como funciona a internet na Suíça?
É saudável tomar cerveja todo dia?
O que é necessario para matricula na faculdade?
Qual é o salário de um patologista?
Qual o melhor lugar para se morar em Salvador?
Quanto tempo dura um curso de teologia?
Para que serve a tinta esmalte à base de água?
Para que serve o Quartzo Leitoso?
O que faz tecnico em segurança do trabalho?
Qual é o nome de todos os planetas?
Como era o ensino dos jesuítas no Brasil colonial?
A partir de que idade se pode viajar sozinho?
Como curar furúnculo rápido caseiro?
Quais são os direitos de uma babá?