A revolução da informação refere-se às alterações sociais, econômicas e políticas decorrentes do surgimento de novos meios de transmissão da informação.
A Terceira Revolução Industrial, chamada também de Revolução Informacional, começou em meados do século XX, momento em que a eletrônica aparece como verdadeira modernização da indústria. Isso aconteceu após a segunda guerra mundial (1939-1945) e abrange o período que vai de 1950 e até a atualidade.
A Revolução Técnico-Científico-Informacional ou Terceira Revolução Industrial entrou em vigor na segunda metade do século XX, principalmente a partir da década de 1970, quando houve uma série de descobertas e evoluções no campo tecnológico.
O advento da Internet em 1969 marcou o contexto da globalização, tendo permitido que uma base de dados gigantesca fosse partilhada em todo o mundo, com possibilidade de acesso por qualquer utilizador, tendo o World Wide Web tornado possível a partilha de informação em multimédia e hipertexto.
A Terceira Revolução Industrial, também conhecida como Revolução Técnico-Científico-Informacional, é o último momento do período em que Europa e América passaram por significativas mudanças econômicas e sociais. O período teve início na década de 1950 e se estende até a atualidade.
34 curiosidades que você vai gostar
A Indústria 4.0 também chamada de Quarta Revolução Industrial, engloba um amplo sistema de tecnologias avançadas como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem que estão mudando as formas de produção e os modelos de negócios no Brasil e no mundo.
O meio técnico científico-informacional, tal como elaborado por Milton Santos, é um construto que necessita de aprofundamento e considerações de caráter ontológico para transformar-se em conceito. Ele aparece, como preocupação teórica do autor, em várias obras.
A evolução da escrita se apresenta como a primeira estruturação da informação, permitindo sua reprodução de geração em geração. Antes da escrita, boa parte do conhecimento se perdia, pois esta era passada de forma verbal. A escrita permitiu que esse conhecimento ficasse registrado e se perpetuasse na história.
Como citado brevemente, a Era da Informação surgiu a partir da Terceira Revolução Industrial. Essa revolução foi responsável pelo avanço da tecnologia, da informática, da ciência e da eletrônica.
A Terceira Revolução Industrial, também conhecida por Revolução Técnico-Científica e Informacional, é um processo de inovação tecnológica marcado pelos avanços no campo da informática, da robótica, das telecomunicações, dos transportes, da biotecnologia e química fina, além da nanotecnologia.
Iniciada na década de 1950, essa fase da Revolução Industrial caracteriza-se especialmente pela inserção da tecnologia no campo científico, atrelando-o à indústria e ao sistema produtivo. Alcançou-se, nesse período, avanços e aprimoramentos tecnológicos até então nunca vistos.
É marcado por uma transição dos métodos de produção manual para as máquinas através do uso de energia a vapor e água. A implementação de novas tecnologias levou muito tempo; portanto, o período a que se refere é entre 1760 e 1820, ou 1840 na Europa e nos EUA.
→ Primeira Revolução Industrial: de 1760 até meados de 1850; → Segunda Revolução Industrial: entre 1850 e meados de 1945; → Terceira Revolução Industrial: meados de 1950 até os dias atuais.
As principais delas são a urbanização, o crescimento demográfico e o surgimento do operariado, com a exploração do trabalho. Além disso, ocorreu uma mudança da noção de tempo.
Sociedade pós-industrial, termo cunhado pelo professor emérito da Harvard University, Daniel Bell.
Sociedade da Informação é um termo que surgiu no século XX, no momento em que a tecnologia teve grandes avanços. Após o "boom" das telecomunicações e informática na década de 1970, a sociedade apresentou novas condições para o processamento de informação.
A era digital é a sequência da era industrial, e iniciou-se logo após a primeira revolução industrial no final do século 20. Trazendo novos modos da sociedade agir em todos os âmbitos, inclusive profissional e pessoal. Desde o surgimento dessa era, inúmeros aspectos da sociedade foram beneficiados.
De acordo com o Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa, informação vem do latim informatio,onis, ("delinear, conceber ideia"), ou seja, dar forma ou moldar na mente, como em educação, instrução ou treinamento.
Definição de Informação
O termo informação é descrito como os dados estruturados, organizados e processados, apresentados dentro do contexto, o que o torna relevante e útil para a pessoa que o deseja.
O que é Informação:
Informação é a reunião ou o conjunto de dados e conhecimentos organizados, que possam constituir referências sobre um determinado acontecimento, fato ou fenômeno.
O principal marco desse momento é a união entre ciência e técnica pautada sob os auspícios do mercado. Não que já não houvesse uma aproximação entre as produções científicas e as evoluções das técnicas, mas somente agora tal inserção encontra-se em um sentido de complementaridade, de extensão de uma em relação à outra.
O meio técnico é o meio modificado pelos seres humanos, porém sem tanta inserção de tecnologia, como ocorreu na I Revolução Industrial. Já o meio tecno-científico representa a atual etapa da evolução humana, com o sistema de produção capitalista em seu auge, unindo a técnica e a ciência.
O “meio técnico-científico-informacional” dentro da configuração atual do território tem gerado inúmeras mudanças no Brasil e no nordeste brasileiro, tais como, o avanço dos setores de serviços e comércios possibilitando maior circulação de produção em massa dos lugares, além da expansão de instituições de ensino em ...
O que é a Quarta Revolução Industrial:
É considerada a maior revolução desde a ocorrência da Revolução Industrial no século XVIII. É caracterizada pelo desenvolvimento de tecnologias em áreas como genética, física, tecnologias e avanços digitais.
No final do século 17 foi a máquina a vapor. Desta vez, serão os robôs integrados em sistemas ciberfísicos os responsáveis por uma transformação radical. E os economistas têm um nome para isso: a quarta revolução industrial, marcada pela convergência de tecnologias digitais, físicas e biológicas.
Quando volta as aulas presenciais em Santa Catarina 2021?
Quanto tempo dura a flor da orquídea?
Qual a composição química do batom?
O que faz um assistente de venda?
O que fazer para comer no natal?
Quantas horas por dia uma babá pode trabalhar?
Quais países se dirige do lado esquerdo?
Quais os tipos de receptores farmacológicos?
Quais os piores alimentos processados?
Quem são os membros do Ministério Público?
Quais foram as principais atividades econômicas desenvolvidas no Brasil no período de 1501 a 1875?