A escravidão no Brasil foi uma instituição violenta e desumana que existiu durante mais de 300 anos e foi responsável pela escravização de milhões de indígenas e africanos.
Um dos principais motivos que levaram à escravidão foi a atividade econômica: a venda de escravos ou sua utilização como mão de obra gerava dinheiro à coroa, que conseguia manter suas finanças em dia e ganhar maior representatividade política.
É considerado escravidão o regime de trabalho no qual homens e mulheres são forçados a executar tarefas sem receber qualquer tipo de remuneração. Além disso, as pessoas escravizadas têm suas liberdades tolhidas, pois são consideradas propriedades de seus senhores, podendo ser vendidas ou trocadas como mercadorias.
- Trabalhavam muito (de sol a sol) em atividades pesadas (principalmente plantio e corte de cana) nos engenhos de açúcar. - Eram tratados como mercadorias (vendidos e comprados de acordo com suas características físicas e idade). - Se alimentavam com comidas de péssima qualidade, fornecidas pelos senhores de engenho.
O regime de escravidão no Brasil impunha ao africano (e ao indígena também) um regime de trabalho exaustivo e desumano. Além disso, os escravos eram mantidos em condições precárias, muitas vezes mal alimentados e vítimas dos mais variados tipos de violência.
27 curiosidades que você vai gostar
Escravidão. ESCRAVIDÃO, ESCRAVO NEGRO: a chamada "escravidão moderna, ou escravidão negra" começou com o tráfico africano no século XV, por iniciativa dos portugueses (em 1444, estes começam a adquirir escravos negros no Sudão), com a exploração da costa da África e a colonização das Américas.
A escravidão durou três séculos, de 1550 até 1888. Foram 300 anos de muita injustiça. Mas os escravos não aguentaram calados aquela situação desumana. Muitos deles fugiram para esconderijos no meio do mato, chamados de quilombos.
A escravidão na África começou a se transformar com o comércio com os árabes muçulmanos que se estabeleceram no norte da África. A partir do século XV, o tráfico negreiro se estabeleceu e a escravidão no continente africano mudou radicalmente.
O trabalho dos escravos africanos, a princípio, foi utilizado para atender as demandas da produção de açúcar nos engenhos. A vida de um escravo era dura e era marcada pela violência dos senhores e das autoridades coloniais.
Como se conectar a outro celular?
Como transmitir a tela do celular para a TV AOC Roku?
Como deixar um texto menos formal?
Como jogar uma partida com seu amigo no LoL?
Qual o valor de uma calha de 6 metros?
Como conectar o notebook na TV no Windows 7?
Como se chama a pessoa que faz mímica?
Como trocar fralda de paciente idoso?
Como morar na Austrália com a família?
Como mudar a foto de perfil do E-mail?
Como faço para mudar a foto do perfil do WhatsApp?
Como se joga o jogo Mario Bros?
Como alterar a frequência de uma música?
Como elevar a minha frequência?
Como ter outras fontes no iPhone?
Como mudar o estado vibracional?