As principais manifestações da arquitetura mesopotâmica eram os palácios, em geral muito grandiosos; como havia pouca pedra, as paredes tinham que ser grossas, pois eram feitas de tijolos. Os templos possuíam instalações completas, com aposentos para os sacerdotes e outros compartimentos.
Os Sumérios das épocas mais remotas, utilizavam materiais como junco e argila para suas construções, que não resistiram ao tempo.
As construções arquitetônicas foram marcadas pela grandiosidade nas quais incluíam arcos, pinturas murais, esculturas e decorações em baixo relevo, sobretudo nos templos e palácios. Os principais materiais utilizados para erguer essas construções eram a argila e os tijolos queimados e cozidos ao sol.
Os povos que ocuparam a Mesopotâmia foram os sumérios, os acádios, os amoritas ou antigos babilônios, os assírios, os elamitas e os caldeus ou neobabilônicos.
Os principais materiais utilizados para a produção da arte mesopotâmica eram a argila, o adobe, a terracota, a cerâmica, o cobre, o bronze, o basalto, o ouro, a prata, o estanho, o alabastro, o junco, o marfim e ainda, diversas pedras preciosas.
A religião na Mesopotâmia Os povos mesopotâmicos eram politeístas, ou seja, cultuavam diversos deuses ao mesmo tempo, muitos relacionados à natureza. Por exemplo, Anu era considerado o deus do céu; Ishtar era a deusa da fertilidade e do amor; Enlil era do deu do ar; Shamash a divindade do sol e da justiça.
Escultura Mesopotâmica Muitas esculturas tinham o objetivo de ornar os grandes espaços arquitetônicos, tal qual as pinturas, e seguiam padrões naturalistas e/ou realistas. Tinham como principal característica a ausência de movimento, constituindo assim, esculturas rijas e estáticas.
Os povos da mesopotâmia (sumérios, acádios e babilônios) se destacaram na arquitetura. Muitas de suas construções, belas e resistentes, duraram mais de três milênios e chegaram até os dias de hoje. - Os mesopotâmicos se destacaram na construção de palácios, templos e zigurates.
Esse se baseava na propriedade estatal das terras, na servidão coletiva e na agricultura dependente da irrigação dos rios. No âmbito da política, os povos da Mesopotâmia são classificados como teocráticos. Nesse sistema, o governante possui poder político e religioso, fazendo uma espécie de fusão entre esses dois aspectos.
A primeira civilização que se desenvolveu na Mesopotâmia foi a dos sumérios, povo oriundo do vizinho planalto do Irã. Quish teria sido a primeira cidade dessa civilização, depois surgiram Ur, Uruk, Nipur, Lagash, Eridu e Nipur. Cada cidade era independente, governadas por um patesis, mistura de chefe militar e sacerdote.
Eram povos politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses, e além disso não mediam esforços para construírem belos templos religiosos por meio de refinadas técnicas arquitetônicas. Os rios Eufrates e Tigres tiveram suas margens ocupadas por civilizações que se destacaram na Mesopotâmia. [1]
O que causa bursite no quadril?
Como descobrir quem é o proprietário de um imóvel?
Quais as vantagens do uso de sapatas como fundação?
Qual é o tamanho padrão de um terreno?
Pode levar desodorante Roll-on no avião?
Quem escolhe a redução do aviso prévio?
O que são fósseis e por que eles são evidências da evolução?
Quando usar fios Absorviveis e Inabsorviveis?
Qual a utilidade da opção Mostrar tudo?
Quais são as 3 famílias mais ricas do mundo?
Por que não se usa mais o termo Terceiro Mundo?
Quais são as etapas para o sucesso?
Como formatar o cabeçalho no Excel?
Qual a importância da sentença para o processo penal?
Pode comer cogumelo todos os dias?