Para ajudá-los em casa, os pais podem:
Embora alguns sintomas sejam bem parecidos com os da depressão em adultos, na adolescência há características bem típicas e diferenciadas. “Todo mundo acredita que a tristeza é o sintoma mais básico da depressão.
A adolescência é uma idade difícil para pais e filhos, mas nem tudo tem ser um problema. Há formas de lidar com os vários desafios que a idade impõe. “Faz parte de ser adolescente o andar um pouco perdido, de não saber bem o que se quer, mas eles precisam de regras e normas”, realça a psicóloga Isabel Gonzalez Duarte.
Até pouco tempo, este ser adolescente era uma criança, cujas únicas preocupações eram brincar e tirar boas notas na escola, notas que serviam de “troféus” para seus pais e prestígio entre professores e colegas de classe. Hoje, não são crianças, não são adultos, mas são cobrados a fazerem escolhas e se responsabilizarem por elas.
Isabel Gonzalez Duarte acredita que “é fácil lidar com adolescentes. Eles explicam-se muito bem, os pais só têm de estar atentos”. Quais são então, segundo a psicóloga, as melhores atitudes a ter perante alguns dos problemas desta fase? “Não é na adolescência que se impõem regras, tem de ser antes.
“Não é na adolescência que se impõem regras, tem de ser antes. Os adolescentes não aceitam bem regras, sobretudo, se não estiverem bem interiorizadas até se chegar a essa etapa. As regras têm de ser negociadas desde pequenino. Na adolescência eles já se acham senhores de si próprios e isso dificulta tudo.
Qual o efeito da quitosana no organismo?
Quais são as consequências do medo?
Qual foi a mensagem de Jeremias?
O que é ter um projeto de vida?
Quem é mais velho Madara ou Izuna?
Quais são os graus de nobreza?
Qual o correto cochicho ou Coxixo?
Porque os judeus beijam a porta?
Como os professores sabem que é plágio?
O que tira mancha de travesseiro?
Qual é a fórmula química do amor?
Qual o valor de cada algarismo?
Quem nasce em Brasília e candango?
Qual modo gela mais no ar condicionado?