Após uma observação clínica e a palpação das mamas, ele solicitará alguns exames para confirmar o diagnóstico. Se depois disso a rejeição realmente for constatada, a única alternativa é realizar outra cirurgia. Nesse procedimento, o médico retirará a prótese e a cápsula e colocará um novo implante.
O encapsulamento de prótese de silicone acontece quando a membrana criada fica mais espessa. A cápsula começa a apertar a prótese e, com o passar do tempo, ele é cada vez mais comprimido. Até que o material do silicone não aguenta a pressão e se rompe.
Essa cirurgia pode ser feita de três formas: com a remoção do tecido espesso, conhecida como capsulectomia; somente com incisões na cápsula para relaxar o tecido, procedimento conhecido como capsulotomia; ou trocando a localização da prótese, por exemplo, de subglandular para submuscular.
A contratura ocorre em até 20% das pacientes após mamoplastia primária. Ela ocorre gradativamente, sendo caracterizada pelo espessamento e contratura da cápsula que envolve o implante de silicone. Como consequência, a mama fica mais dura e pode mudar seu formato e até causar dor nos casos mais severos.
Os sintomas da contratura capsular começam a ser percebidos por conta de pequenos incômodos nos seios. Se a contratura se agravar, você vai perceber que sua mama está endurecida, podendo uma seio estar maior que o outro (assimetria), ou ainda, ondulamentos na região da próteses, e claro, dor.
38 curiosidades que você vai gostar
O inchaço realmente está presente no pós-operatório. Como já falamos, é natural que ele demore cerca de 30 dias para desaparecer e que o formato da mama mude em até 6 meses após a cirurgia. Portanto, se seus seios parecerem que estão mais altos nesse período, fique tranquila.
Para saber se a prótese de silicone deslocou, a paciente deve observar se uma das mamas está desalinhada. É possível perceber que seu ponto mais alto não coincide com a aréola ou o centro da mama, criando um aspecto assimétrico.
A maioria dos pacientes não apresentam qualquer sintoma ou sinal clínico quando o seu implante está rompido, sendo considerada uma ruptura “silenciosa”. Os pacientes sintomáticos podem apresentar contratura capsular, nódulo/massa na mama ou alteração no formato ou firmeza da mama.
Sabe-se que o encapsulamento é mais frequente quando a paciente recebe uma prótese de silicone lisa. Dessa forma, o primeiro cuidado para evitar o encapsulamento é utilizar próteses de superfície texturizada ou de poliuretano e de boa qualidade. Nesses casos, a taxa de rejeição pode ser menor.
Quem criou a máquina a vapor 1769?
Em que ep o Midoriya consegue controlar o poder?
O que há além do espaço sideral?
Porque o bebê engasga quando mama?
Porque o Itachi deixou o Sasuke matar ele?
Como se faz uma cirurgia no nariz?
Quanto custa construir parede de drywall?
Para que serve o papel toalha?
Quem é mais forte barba branca ou Gold Roger?
Quando o policial responde por omissão?