Enquanto não dominamos as regras de derivação, as indeterminações 0/0 serão estudadas através de manipulações algébricas. No caso em que tanto f e g são polinômios, se o limite quando x tende ao valor a é 0/0, então x=a é raiz tanto de f quanto de g. Assim, basta reescrever f(x) = (x-a)q(x) e g(x) = (x-a)r(x).
Zero dividido por zero é zero."
Concentrando os estudo no Cálculo percebemos a indeterminação através do Quociente de Newton, na derivada de uma função. lim . Suponha que se queira encontrar a derivada de uma função f(x), em x. Se aumentamos x em uma quantidade pequena, x, pode-se calcular f(x + x).
Uma expressão da forma é denominada, muitas vezes, uma "indeterminação". Essa denominação advém do fato que se um limite é dessa forma, a priori, não sabemos qual é o resultado... Pode ser qualquer um... e, assim por diante...
Limites que nos conduzem à indeterminações
Quando o limite tende a infinito ele não existe, logo esse limite aí não existe.
Exemplo: 3×0=0; 4×0=0. Por causa disto não é possível dividirmos nenhum número por zero, pois nunca vamos encontrar um valor para o quociente de forma que se aproxime do dividendo.
Anulação: Qualquer número dividido por ∞ (infinito) ou -∞ (menos infinito) tende a zero, mas não é zero, pois se 1 divido por ∞ é 0, então 0 vezes infinito é 1, mas sabemos que zero vezes qualquer número é zero e 0 ≠ 1.
Exemplo: limite de x ao quadrado conforme x se aproxima de 3 = 3 ao quadrado = 9. Opção D: f de a = 0 dividido por 0. O resultado está na forma indeterminada.
Existem outros tipos de indeterminações, como 0 elevado a 0, 1 elevado a infinito, infinito elevado a zero. Nesta aula, nosso foco é o caso 0/0 Limites de funções f/g que caem na situação 0/0 são facilmente estudados através da regra L-Hopital.
A Indeterminação no cálculo dos Limites ocorre quando calcula-se o limite de uma função e nos deparamos com os seguintes símbolos: . Nestes casos tem-se que repensar o procedimento de cálculo fazendo alguma manipulação algébrica na expressão para superar esta indeterminação.
Tais quocientes não podem ser estudados usando (4.15), e representam a uma indeterminação do tipo . Observação 4.8. Ter uma indeterminação (qualquer que seja) não significa que o limite considerado não existe ou que ele não pode ser calculado, mas que um estudo mais minucioso é necessário.
Notem que aqui ainda temos uma indeterminação, mas reescrevendo o denominador utilizando Briot-Rufini fica-se com: . Outra estratégia seria dividir o numerador e o denominador por onde fica-se com: . Outra forma de superar as indeterminações do tipo ou é utilizando a Regra de L’Hospital.
Como importar um arquivo MBOX para o Gmail?
Como importar dados do plano de saúde para IRPF 2020?
Que cuidados devemos ter no caso de lubrificação por meio de pistola?
Como tratar feltro com cola branca?
Como procurar Certidoes na Itália?
Como importar carimbo do CAD Pro Revit?
Como localizar um terreno pelas coordenadas?
Como acabar com umidade das paredes com produto caseiro?
Qual a melhor lixa para lixar madeira envernizada?
Como solicitar certidão de execução criminal?
Como importar Assets no Unity?
Como limpar Cookies no Macbook Air?
Como retirar a pele da coxa de frango?
Como Importar senhas no Google Chrome?
Como emitir uma certidão de nascimento de estrangeiro?
Qual o melhor produto para impermeabilizar calhas?