A melhor atitude a se tomar em casos de ofensas praticados por colegas de trabalho ou superiores hierárquicos é nunca revidar, e sim acionar imediatamente a supervisão (encarregado, superior, gerente, RH, etc) e informar sobre o ocorrido.
482, j e k, da CLT. Sim, ofender, xingar, ou qualquer outra forma de agressão verbal a colega de trabalho ou a superior hierárquico (incluindo xingamentos via internet e whatsapp) poderá gerar na dispensa por justa causa do agressor, mesmo que não haja agressão física.
No dicionário português, constrangimento é “circunstância vergonhosa; situação de completo embaraço; vexame”. Assim, o ato de constranger pode ser qualquer atitude praticada violando direitos fundamentais de uma pessoa, como a intimidade, personalidade, imagem e honra.
Isso pode ser feito através de e-mails, testemunhas ou mesmo gravações ambientais promovidas pelo empregado através de gravador do telefone celular, por exemplo. A ação judicial é uma medida a ser tomada, porém, neste caso, o ideal é procurar um advogado trabalhista, de preferência antes de se desligar da empresa.
A perseguição no trabalho, mais formalmente chamada de assédio moral, é uma conduta voluntária de um colega de trabalho (assédio moral horizontal) ou alguém de nível hierárquico superior (assédio moral vertical).
Ato de improbidade (Artigo 482 da CLT “a”) O ato de improbidade é configurado quando existe uma ação desonesta do trabalhador que causa prejuízo ao patrimônio do empregador. Nesse caso, o Artigo 482 da CLT protege a relação de confiança que deve existir entre trabalhador e patrão.
Falar mal do empregador ou da empresa em que trabalha pode gerar demissão por justa causa. ... "A justa causa é aplicada através do artigo 482, alínea "k", onde prevê que todo ato lesivo da honra ou da boa fama ou ofensas contra o empregador e superiores hierárquicos constitui demissão.
Se o comportamento de um colega difícil for persistente e isso estiver a incomodá-lo e a comprometer seriamente o seu desempenho profissional, deverá falar com a pessoa. Faça-o discretamente, de modo a que ninguém se aperceba e seja um assunto apenas entre os dois.
Pode haver mil e uma razões para aquele colega estar “de mal com a vida” e não necessariamente consigo. Por isso, faça de conta que não percebeu. Ao valorizar uma atitude negativa como um ataque pessoal, respondendo na mesma moeda, pode desencadear uma discussão e causar mau estar geral.
A educação que você teve, o ambiente sócio familiar em que cresceu e se desenvolveu ou os recursos que lhe foram disponibilizados, inevitavelmente foram diferentes dos de seu colega de trabalho, de seu chefe ou de seu subordinado.
Sabe como lidar com colegas de trabalho difíceis? Certamente, terá alguns. Em (quase) todas as profissões há colegas, uns mais fáceis do que outros.
Por que as ligas de alumínio não podem ser soldadas por Smaw?
O que seria o contrato social proposto por Hobbes?
O que é adaptação curricular exemplos?
Qual o calendário da sétima parcela do auxílio emergencial?
Como fazer fanarts no celular?
O que é missão visão e valores Planejamento Estratégico?
O que é área de gerenciamento de projetos?
Qual é o mês de Nissan no nosso calendário?
Qual a diferença entre descrever e descrição?
Pode fazer rasgo em parede estrutural?
Como faço para agendar um horário no Ministério do Trabalho?
Qual é o metal mais resistente do mundo?