Anote todas as suas receitas e despesas, crie um orçamento, defina tetos de gastos para cada categoria de despesas e veja quanto poderá destinar por mês para o pagamento das contas atrasadas. Em seguida, procure seus credores e negocie os valores devidos.
Veja como sair do vermelho em cinco passos:
Como organizar e pagar suas dívidas? Para te ajudar a reverter esta situação, preparei aqui 9 dicas poderosas para que você – independentemente do quão endividado esteja – consiga se organizar e pagar suas dívidas. Confira!
Se for preciso, utilize planilhas e aplicativos para organizar de maneira sistêmica os seus gastos e a sua renda. Isso te ajudará a ter um panorama real da sua situação financeira. Com a sua renda e suas despesas alinhadas, é hora de calcular o valor da sua dívida, com seus respectivos juros e quem são os credores de cada uma delas.
Isso ajudará a reduzir gastos até mesmo com o que for essencial. É fundamental que você comece a pagar as dívidas que estão mais altas ou que possuem taxas de juros maiores. Por exemplo, cheques especiais e cartões de crédito possuem taxas de juros altas e que variam de acordo com a instituição financeira.
Uma atitude fundamental para sair do vermelho e se livrar das dívidas é organizar o seu orçamento. Você pode usar um aplicativo de telefone, uma planilha do computador ou mesmo um caderno. O importante é que você anote todo o dinheiro que você recebe no mês e todos os gastos.
Para que serve a folha da taioba?
Quais são os pilares para um atendimento de qualidade?
Como retirar os comentários do Word 2013?
Como fazer uma homenagem póstuma?
Como recuperar o save de um jogo?
Tem como recuperar chamada de vídeo?
O que dar de presente criativo?
Como inserir o código de 6 dígitos do WhatsApp?
Como cancelar protocolo Redesim?
O que fazer quando o couro da bota está descascando?
Como restaurar uma bicicleta enferrujada?
Como funciona o resgate parcial do Ourocap?
Como incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho?