Evitar ficar em lugares abertos e se afastar de objetos ligados à rede elétrica são medidas que ajudam a se proteger das tempestades. Já para evitar deslizamentos, plantar grama nas encostas do terreno e instalar tubos para escoamento da água pode fazer toda a diferença.
Enchentes: o que fazer para evitá-las?
Limpe canais e galerias para evitar as inundações. Promova trabalhos educativos para que a população não impermeabilize os terrenos e permita a drenagem natural da água da chuva. Crie polÃticas públicas de moradia.
Várias são as causas das enchentes urbanas mas, entre as principais, relacionamos as chuvas, o tipo de piso, lixo nos bueiros, erros de projeto (drenagem insuficiente) e a ocupação irregular do solo.
As principais causas estão relacionadas à impermeabilização do solo, construções irregulares, deposição de lixos em terrenos baldios ou em locais sem estrutura adequada. Com isso, a água da chuva se acumula, pois não tem meios necessários para se infiltrar, escoando com maior rapidez e causando alagamentos.
Várias são as causas das enchentes urbanas mas, entre as principais, relacionamos as chuvas, o tipo de piso, lixo nos bueiros, erros de projeto (drenagem insuficiente) e a ocupação irregular do solo.
Criação de Rios vegetais: Uma maneira bem ecológica de diminuir os alagamentos é a plantação de vegetações ao redor dos rios que passam pelas cidades. Diferentemente do asfalto, o solo consegue absorver grande parte da água da chuva , evitando então o transbordamento dos lagos.
As barragens de Fundão e Santarém, presentes no desastre de Mariana, também implantaram equipamentos após a tragédia ambiental. "Essas tecnologias podem tornar-se obrigatórias. A gestão de integridade geotécnica de barragem tem de ser implantada e aprimorada."
Em várias localidades, as enchentes e os deslizamentos de terra representam um desafio constante para a nossa sociedade, em especial para as pessoas de baixa renda. As enchentes podem ser encaradas como uma ocorrência natural, quando o volume d’água de um rio transborda em direção das margens.
As enchentes podem ser encaradas como uma ocorrência natural, quando o volume d’água de um rio transborda em direção das margens. A ocupação irregular e a retirada da mata ciliar que acompanha o trajeto dos rios promovem o aumento do escoamento superficial em direção dos cursos dos rios, potencializando as enchentes.
Apesar de todos os problemas acima mencionados, a causa considerada principal para as enchentes é, sem dúvida, a impermeabilização do solo. Com a pavimentação das ruas e a cimentação de quintais e calçadas, a maior parte da água, que deveria infiltrar no solo, escorre na superfÃcie, provocando o aumento das enxurradas e a elevação dos rios.
Com isso, algumas atitudes prévias podem prevenir e impedir esses acontecimentos. Por isso, saiba o que fazer para diminuir o risco e como se comportar em casos de deslizamentos.