A dica é intercalar uma camada de papel toalha com uma de verdura, garantindo que toda a umidade seja absorvida. Coloque as verduras intercaladas com papel toalha em potes de plástico ou vidro esterilizados e tampe-os. Para as folhas maiores, como a couve, guarde em sacos plásticos esterilizados.
Caso o objetivo seja conservar couve, brócolis, espinafre e outros vegetais verde-escuros (que são geralmente refogados), a nossa sugestão é recorrer à tática do congelamento. Para isso, lave bem os alimentos, seque e coloque-os em potes herméticos separados. Depois, é só colocar no freezer para o devido armazenamento.
Ao comprar a couve, observe bem as folhas, elas devem ser firmes, bem verdes, e sem marcas de insetos. A couve de folhas amareladas, ou mesmo levemente murchas, já está velha e não é recomendável para o consumo.
E veja o estado das couves. A clorofila se foi, o betacaroteno ficou. ... E o etileno degrada a clorofila. Como junto com clorofila sempre há um pouco de betacaroteno numa proporção menor (3 a 4 de clorofila para uma de betacaroteno), quando a clorofila é degradada, o amarelo ou alaranjado aparece.
Ao regar demais você pode acabar “afogando” as raízes da planta. Preste atenção na terra: se ela ainda estiver úmida, espere mais um dia para regar. Se você está regando menos do que deveria, a planta começa a derrubar parte de suas folhas para economizar água, e antes das folhas caírem, elas tornam-se amareladas.
O amarelamento surge quando há pouca clorofila nas folhas e, por isso, a planta não consegue transformar alimento em energia.
As suas folhas têm mais ferro do que a carne e mais cálcio do que o leite mas alguns especialistas alertam que a couve, quando comida em excesso, pode provocar problemas digestivos, hipotiroidismo, batimentos cardíacos irregulares e morte súbita.
Após armazenar as couves, consuma elas em até 5 ou 7 dias. A quantidade de tempo que as couves permanecem frescas pode variar. Vai depender do frescor inicial das couves e a qualidade de refrigeração da geladeira. Verifique as couves todos os dias, para ter certeza que elas estão boas para comer.
No hortifrúti, na feira ou no supermercado, você precisa tomar alguns cuidados ao escolher as verduras que levará pra casa. Essa atenção garante que as folhas durem mais dentro da sua geladeira: A cor da folha conta muito! Quanto mais vibrante, melhor; Folhas muito furadas normalmente apresentam bichinhos indesejados.
Outra forma de conservar a couve por mais tempo é congelando as folhas de couve inteiras que devem ser guardadas no freezer lavadas e bem escorridas embaladas em saquinhos plásticos sem ar e divididas em porções que vai usar. Para fazer suco, caldos e sopas colocar a couve congelada direto na panela, processador ou no liquidificador.
Então, como conservar folhas na geladeira? Confira algumas dicas fundamentais pra deixar suas folhas sempre fresquinhas e conservá-las por até 7 dias na geladeira: O primeiro passo é higienizar bem as folhas pra guardá-las limpas:
Em que consiste a ordem social?
Como ter a mesma imagem em duas TVs?
Como ligar dois amplificadores em bridge?
O que é a escala Richter e como é feita sua leitura?
Como acessar a TV Philco pelo celular?
O que faz uma pessoa sentir atração por outra?
Como calcular a força normal no globo da morte?
Quais os produtos que o Inmetro fiscaliza?
Como funciona a bandagem funcional?
Quanto posso distribuir de lucro do MEI?
Como ler o peso na balança digital?
Como funcionam as bandeiras de cartão de crédito?
Como funciona o sistema de fossa filtro e sumidouro?