A primeira vez no Terreiro de Umbanda deve ter respeito em primeiro lugar! Em geral os Terreiros organizam os atendimentos por ordem de chegada e muitos utilizam senhas. Retire a sua para o atendimento e, quando houver livro de presença, assine-o para ajudar no controle da Casa.
O terreiro de Umbanda é um local de culto, sagrado e, por isso mesmo, você deve utilizar o bom-senso e o respeito como regra na hora de escolher que roupa usar. Não vá num terreiro com roupas curtas ou justas, decotadas ou transparentes. Utilize sim roupas confortáveis e claras.
De um modo geral, as pessoas não pedem para ingressar no candomblé: são convocadas. Em alguns casos, a mãe de santo, ao jogar búzios, recebe a mensagem de que aquele indivíduo precisa participar da religião. Porém o jeito mais comum desse recado ser dado é quando o cidadão “bola no santo”.
Um terreiro pode ter até 50 médiuns e auxiliares, os “filhos da casa”, e receber 200 pessoas. Enquanto o público se acomoda, médiuns e auxiliares se banham com ervas, para entrar em sintonia com o mundo espiritual. Eles também são responsáveis pela preparação do ambiente.
Postura dentro do terreiro Este local não acomoda, conversas paralelas, vícios, comércio, futilidades, brincadeiras, fofocas e qualquer que seja o rumo que desvirtue do objetivo da gira: o encontro com Deus e sua manifestação. Acomode-se, silencie, sinta os aromas, envolva-se com as cores e a atmosfera do ambiente.
Acorde 15 minutos antes do habitual, se concentre, se permita sentir sua própria respiração, escutar o som do seu coração batendo, os seus órgãos internos trabalhando. Veja para onde sua mente está indo, observe seus pensamentos, acalme-se. Se preferir coloque um mantra ou sons da natureza para ouvir.
"A orientação necessária para conhecer um espaço sagrado de terreiro de candomblé é a utilização de roupas adequadas a um espaço religioso, evitar roupas na cor preta", orienta. Ele diz também que não há um dia específico para a visitação.
Takayama e sua equipe são responsáveis pelo auxílio na legalização de mais de 400 templos de Umbanda. Nos últimos anos na cidade de Bauru (337.094 habitantes segundo o Censo 2010) 291 organizações religiosas obtiveram por meio da SEPLAN - Secretaria Municipal de Desenvolvimento o Alvará de funcionamento.
Lembre-se: Um bom centro de Umbanda não distingue ricos e pobres, brancos, negros, pardos ou amarelos. A umbanda é universalista, catalizadora de todas as correntes, não enxerga nem distingue grau de estudo, classe social ou orientação sexual. 1. Vestimenta
A Umbanda é uma religião que cultua os Orixás, mas têm outras que também o fazem, então os Orixás estão acima, eles são muito maiores do que a Umbanda e por essa razão cantamos para eles primeiro. Lembrando que cada Casa tem a sua sequência de fazer o Ritual - não existe certo e errado, existe fundamento.
Mas você não vai acreditar! Quando eu pergunto quem é a primeira vez que vem na Umbanda, sempre têm de cinco a dez pessoas. Elas, que nunca pisaram num Terreiro, normalmente são maridos, esposas, filhos, amigos, amigas de alguém e que nunca tiveram a experiência de pisar num solo umbandista.
Qual a idade para se aposentar por tempo de contribuição?
Qual idade para ensinar as horas?
O que significa equilíbrio na vida?
Quantos quilos se perde com HIIT?
O que é discricionariedade policial?
Quando Maracanaú se emancipou?
O que é arquétipo de borboleta?
Quais são os elementos da contagem?
Quem foi o alemão Bert Hellinger?
Tem como saber o tipo de sangue do bebê antes de nascer?
Quais foram as consequências da invasão para o povo iraquiano?
Quantos palmos abaixo da terra?
Quais são os benefícios não monetarios?
O que é considerado um bom salário nos Estados Unidos?