Aprenda Como criar A hora do Conto!
A hora do conto é um instrumento muito importante na formação de um indivíduo sendo um estímulo à leitura e um facilitador para a escrita, pois desperta a imaginação da criança, momento em que ela sonha acordada, e o professor é um mediador deste momento especial.
A ) Leia ou conte a história. B ) Converse sobre o sentido da história, as partes mais importantes resgatando os fatos do principio, do meio e do fim. C) Registro do desenho e colorido que irá compor o jogo da Memória. A proposta é que a cada conto trabalhado a criança produza um par do jogo da Memória.
O conto pode ser uma espécie de sonho voluntário ou qualquer história que o autor quiser chamar de conto. Nos contos vemos aflorar sutilmente uma fatia da vida real e é essa relação que o faz despertar em nós muito interesse. A fantasia dos contos de fadas é fundamental para o desenvolvimento da criança.
Metodologia
O objetivo é realizar mediações literárias, com narração de livros infantis, que fazem parte do acervo emprestado quinzenalmente a estes alunos. A "Hora do Conto" surgiu como uma demanda nas reuniões de estudo realizadas entre as áreas de Educação e Cultura, para melhorar o momento da Troca de Livros.
Os contos de fadas ensinam também as crianças a enfrentarem sentimentos de perda e angústia. ... Enquanto divertem as crianças, os contos trabalham o lado emocional das mesmas, favorecendo o desenvolvimento de suas personalidades, pois tratam vários problemas de forma prazerosa e aceitável.
Uma história prende a atenção, desperta a curiosidade, a imaginação e a criatividade, promove o enriquecimento na vida interior da criança, auxiliando-a a entender melhor as suas emoções. Assim como nas brincadeiras, as fantasias e os contos de fadas têm um papel importante no seu desenvolvimento emocional.
No segundo momento, trata-se da importância da hora do conto na educação infantil, a pesquisa destaca a necessidade das histórias infantis no espaço escolar. Contribuindo como fonte de recurso, a interferência na aprendizagem, enriquecedora de experiências que podem ser vivenciadas de forma lúdica, como o mundo da fantasia e do faz de conta.
O objetivo deste trabalho é analisar à luz das teorias, a importância do trabalho pedagógico com contos de fadas na educação infantil. Alguns autores nos ajudaram ao percurso histórico realizado para problematizar a temática em questão, são eles: Abramovich (2001), Bettelheim (2008), Ariès (1981), Corso e Corso (2006).
Trabalhar com a criança é enriquecer nossa experiência de vida. Nesse contexto, a leitura iniciada na educação infantil com as crianças abre espaço para a busca do prazer de ler. Acredito que o ato do professor contar histórias para as crianças pode desenvolver diversas formas de linguagem, ampliando seu vocabulário.
O objetivo geral deste estudo é mostrar sobre a necessidade e a utilidade das histórias contadas na educação infantil para o desenvolvimento da aprendizagem da criança. Relacionar a contação de histórias e a aprendizagem na educação infantil; mostrar habilidades consideradas necessárias ao professor/a para mediar às histórias.
Como reduzir uma equação de segundo grau?
Quais são as principais características do racionalismo?
Como reduzir a velocidade do meu processador?
Como pode ser feita uma doação?
O que significa reunião familiar?
Como a liderança pode contribuir para reduzir a rotatividade de colaboradores da empresa?
Como os ritos podem ser definidos?
Porque o ventilador de teto diminui a velocidade?
Como as membranas podem ser classificadas?
Como baixar a viscosidade do sangue?
Como pode ser explicado a variedade no formato do bico das aves?
Como é feita a desinfecção de alto nível?
Como lidar com as epidemias no Brasil?
Como recuperar um Arquivo do Excel que foi excluído?
Quem dominava o saber na Alta Idade Média?