Lave o ferimento imediatamente com água e sabão. Aplique uma pequena quantidade de pomada antibiótica, conforme a orientação de seu médico. Cubra o ferimento com uma faixa ou gaze. Mantenha sempre o ferimento limpo e seco.
A limpeza da ferida pode ser feita aplicando uma a solução de cloreto de sódio 0,9% com uma gaze em toda região atingida pela infecção, após isso faça um curativo.
5 passos para curar uma ferida mais rápido
2. Tome banho com sabonete antisséptico, usando uma esponja macia ou toalhinha sobre a ferida, limpando-a bem. A higienização deve ser feita sempre que tomar banho, mesmo que seja duas vezes ao dia.
Dentre as opções de antibióticos, a Cefalexina, pertencente à primeira geração das Cefalosporinas, é o antibiótico de primeira escolha por apresentar elevada eficácia, principalmente devido ao excelente efeito antiestafilocócico, além de ser seguro resultando em baixos efeitos colaterais.
A nimesulida é um anti-inflamatório e analgésico. Ela inibe substâncias que promovem a inflamação e a dor e com isso alivia a dor e diminui o edema (inchaço) no local inflamado.
Lave a lesão com soro fisiológico 0,9% morno ou em temperatura ambiente ou com outro líquido específico para limpeza de feridas (como os com PHMB), aplicando-o em jatos. Faça também a limpeza manual da pele ao redor da ferida com gaze umedecida com soro fisiológico. Não seque o leito da ferida.
O que fazer quando o ferimento tem pus ou secreção amarelada? A saída de pus ou de secreção amarelada é forte indicador que o ferimento está infectado por bactérias. Nesse caso, é preciso manter os cuidados de limpeza e tratar a infecção com uma pomada antibiótica para matar as bactérias causadoras da infecção.
Na verdade, o pus é o resultado final da ação das nossas células de defesa, os glóbulos brancos, contra as bactérias que estão causando a infecção.
As feridas podem ser simples ou mais profundas. Para as simples, que machucam a camada superficial da pele, o melhor desinfetante é a dupla água e sabão. Antissépticos tópicos são recomendados para pacientes mais frágeis. O ferimento deve cicatrizar em sete dias se for limpo com água e sabão.
Evite usar um curativo que grude nos machucados e dê preferência a bandagens estéreis em vez de gaze. Siga todas as instruções do médico. Quando o ferimento estiver infeccionado, ele precisa ser tratado por um médico, portanto, cumpra à risca as recomendações dadas por profissionais da saúde.
Nas feridas simples, como um corte ou arranhão, o primeiro passo deve ser lavar a ferida e a pele em volta para remover o máximo de bactérias e vírus, evitando o desenvolvimento de uma infecção. Essa lavagem pode ser feita com soro fisiológico, mas também com água e sabão de pH neutro.
Evite a infecção lavando uma ferida aberta com água quente, e em volta dela com sabão logo que parar o sangramento. Consulte um médico para que ele dê pontos em machucados muito profundos ou se um objeto sujo ou enferrujado tiver causado a lesão.
Devido a isso, é muito mais frequente que as feridas sejam infectadas, por isso é preciso estar sempre em estado de alerta e implementar o mais rápido possível as etapas que mencionaremos abaixo. Para tratar uma ferida infeccionada, o primeiro passo que devemos tomar é limpá-la. A maneira mais fácil de fazer isso é usar sabão e água.
Qual é a linha da estação Imperatriz Leopoldina?
Como são criadas as fundações de direito público?
Em que fase os anexos embrionários estão formados?
Como ligar de um celular para um VoIP?
Qual ônibus para Nova Friburgo?
Onde encontro o IP do meu Xbox 360?
Como ligar Apple Watch descarregado?
Como fazer ligação de longa distância TIM?
O que precisa para entrar em Las Vegas?
Como levar um gato arisco ao veterinário?
Quanto custa levar um pet para Europa?
Como se forma uma formiga rainha?