Lave o ferimento imediatamente com água e sabão. Aplique uma pequena quantidade de pomada antibiótica, conforme a orientação de seu médico. Cubra o ferimento com uma faixa ou gaze. Mantenha sempre o ferimento limpo e seco.
A limpeza da ferida pode ser feita aplicando uma a solução de cloreto de sódio 0,9% com uma gaze em toda região atingida pela infecção, após isso faça um curativo.
5 passos para curar uma ferida mais rápido
2. Tome banho com sabonete antisséptico, usando uma esponja macia ou toalhinha sobre a ferida, limpando-a bem. A higienização deve ser feita sempre que tomar banho, mesmo que seja duas vezes ao dia.
Dentre as opções de antibióticos, a Cefalexina, pertencente à primeira geração das Cefalosporinas, é o antibiótico de primeira escolha por apresentar elevada eficácia, principalmente devido ao excelente efeito antiestafilocócico, além de ser seguro resultando em baixos efeitos colaterais.
A nimesulida é um anti-inflamatório e analgésico. Ela inibe substâncias que promovem a inflamação e a dor e com isso alivia a dor e diminui o edema (inchaço) no local inflamado.
Lave a lesão com soro fisiológico 0,9% morno ou em temperatura ambiente ou com outro líquido específico para limpeza de feridas (como os com PHMB), aplicando-o em jatos. Faça também a limpeza manual da pele ao redor da ferida com gaze umedecida com soro fisiológico. Não seque o leito da ferida.
O que fazer quando o ferimento tem pus ou secreção amarelada? A saída de pus ou de secreção amarelada é forte indicador que o ferimento está infectado por bactérias. Nesse caso, é preciso manter os cuidados de limpeza e tratar a infecção com uma pomada antibiótica para matar as bactérias causadoras da infecção.
Na verdade, o pus é o resultado final da ação das nossas células de defesa, os glóbulos brancos, contra as bactérias que estão causando a infecção.
As feridas podem ser simples ou mais profundas. Para as simples, que machucam a camada superficial da pele, o melhor desinfetante é a dupla água e sabão. Antissépticos tópicos são recomendados para pacientes mais frágeis. O ferimento deve cicatrizar em sete dias se for limpo com água e sabão.
Evite usar um curativo que grude nos machucados e dê preferência a bandagens estéreis em vez de gaze. Siga todas as instruções do médico. Quando o ferimento estiver infeccionado, ele precisa ser tratado por um médico, portanto, cumpra à risca as recomendações dadas por profissionais da saúde.
Nas feridas simples, como um corte ou arranhão, o primeiro passo deve ser lavar a ferida e a pele em volta para remover o máximo de bactérias e vírus, evitando o desenvolvimento de uma infecção. Essa lavagem pode ser feita com soro fisiológico, mas também com água e sabão de pH neutro.
Evite a infecção lavando uma ferida aberta com água quente, e em volta dela com sabão logo que parar o sangramento. Consulte um médico para que ele dê pontos em machucados muito profundos ou se um objeto sujo ou enferrujado tiver causado a lesão.
Devido a isso, é muito mais frequente que as feridas sejam infectadas, por isso é preciso estar sempre em estado de alerta e implementar o mais rápido possível as etapas que mencionaremos abaixo. Para tratar uma ferida infeccionada, o primeiro passo que devemos tomar é limpá-la. A maneira mais fácil de fazer isso é usar sabão e água.
Como permitir um site no Firefox?
Tem como uma pessoa ter dois signos?
O que as pessoas mais gostam de ouvir?
Como ser luz em um mundo de trevas?
Qual a personalidade do professor de La casa de papel?
Como se tornar uma pessoa discreta nas redes sociais?
Como ler o calendário económico?
Como ganhar pontos de conquista no PUBG?
Como ganhar personagens grátis no Free Fire?
Como conseguir personagens de graça no Free Fire?
Como saber o nível de intolerância à lactose?
Como ganhar peso sendo intolerante à lactose?