O desbridamento é um procedimento muito importante para o tratamento de uma ferida com tecido necrosado e infectado, pois a remoção deste tecido morto melhora a cicatrização, diminui as secreções, como o exsudato, reduz a ação de microrganismos e melhora a absorção de pomadas com antibióticos.
Hidrogel Desbridante Autolítico Aplicação em feridas com apresentação de tecido necrótico e desvitalizado Ausência de tecido desvitalizado ou necrosado. Aplicar na ferida após limpeza local com jatos de soro fisiológico a 0.9%, utilizar cobertura secundária datar e só abrir após 72h.
O desbridamento enzimático atua com a ação da enzima (mais comuns a Colagenase clostridiopeptidase, bromalina e papaína) quebrando as fibras de colágeno que unem o tecido necrosado ou esfacelado ao leito da ferida(3). A base de colagenase é a mais utilizada com bons resultados.
Uma vez que o tecido passou pelo processo de necrose, não é mais possível trazê-lo de volta à vida, mas você não terá mais gangrena a partir do momento que removê-lo.
Usa colagenase ou papaína, por exemplo, estritamente no tecido necrosado, pois se aplicado em tecido viável estes sofrerão da ação das enzimas. Desbridamento mecânico: Retira sujidades, corpo estranho e o tecido inviável. Usado quando o tecido necrótico for de fácil retirada, pois não se utiliza anestesia.
34 curiosidades que você vai gostar
Geralmente, devem ser realizadas várias sessões para a retirada gradual do tecido necrosado e não causa dor, pois este tecido morto não tem células que levam à sensação de dor; Enzimático ou químico: consiste na aplicação de substâncias, tipo pomadas, diretamente na ferida para que o tecido morto seja removido.
Para a Sociedade Brasileira de Estomaterapia (SOBEST, 2016), o enfermeiro tem competência para realizar o desbridamento instrumental conservador (usando pinça, tesoura ou bisturi), desde que tenha conhecimentos e habilidades obtidos por meio de cursos de capacitação, atualização ou de especialização.
Quando a necrose está relacionada ao ato iatrogênico, ela acontece até 12 horas após o procedimento, pois a vascularização do tecido é interrompida devido a lesão iatrogênica do vaso, não suprindo o tecido desejado.
A pomada de colagenase normalmente é utilizada para tratar feridas com tecido morto, também conhecido como tecido de necrose, pois contém uma enzima que é capaz de remover esse tipo de tecido, promovendo a limpeza e facilitando a cicatrização.
Como ficou a lista de melhores do Mundo 2020?
Como cancelar serviço Claro Banca?
Como melhorar em Call of Duty Mobile?
Como escanear várias páginas em um único arquivo PDF?
Como fazer hidratação no cabelo com clara de ovo?
Como ficou a sociedade mexicana após a independência *?
Quanto custa para fazer o Revalida?
Como usar o botox da blindagem dos fios?
O que há de errado com a hipótese do éter?
Como editar formas Geometricas no Photoshop?
Como ir de Hogwarts e Hogsmeade?
Como estava organizado o poder político na Europa durante a Idade Média?
Para que serve o cloreto de potássio nas plantas?
Qual o valor do Auxílio Emergencial para quem recebe Bolsa Família?
Como usar canela em pó nas orquídeas?
Quando o STJ vai julgar o tema 1031?
Será que o cloreto de magnésio ajuda a emagrecer?