O que fazer após uma meia maratona? A resposta é simples, sem complicações: descansar. Não precisa fazer imersão no gelo, trote “pra soltar”, nadar ou pedalar.
Uma boa opção de treino regenerativo após a meia maratona é o cross training com exercícios sem impacto como andar de bicicleta, nadar ou até mesmo fazer elíptico na academia.
A média de descanso é de 1-3 dias para distâncias equivalentes à meia maratona. Uma preocupação comum dos corredores é a falsa noção de que este tipo de folga pode gerar uma perda de resistência ou mesmo da boa forma física. Mas é disso mesmo que o corpo precisa após uma corrida: alguns bons dias de descanso!
Após uma maratona, talvez seja útil praticar alguns treinos mais ativos de recuperação, como caminhar, nadar ou andar de bicicleta em ritmo leve. Exercitar-se por cerca de 30 minutos, de 3 a 4 vezes durante a primeira semana pós-maratona, ajudará a aliviar a rigidez dos músculos.
Entre alguns alimentos que você pode ingerir, estão:Água de coco;Bebida esportiva;Bolo;Frutas.Granola;Mel;Sanduíche;Suco de frutas.
41 curiosidades que você vai gostar
Depois da corrida, o ideal para quem quer diminuir números na balança é combinar proteínas com carboidratos. "Recomendo uma ingestão mínima de carboidrato, assim como doses calculadas de proteína", diz Kerolyn.
Alimentos que ajudam a ganhar massa muscular para depois do treino.Batata doce ou inglesa.Fruta (banana é uma ótima opção)Macarrão (você pode optar pelas massas integrais)Arroz integral.Pão integral.
Dicas para ter uma boa recuperação pós-corrida entre 10 e 15km. Faça uma recuperação ativa no dia seguinte ao evento: 1 hora de ciclismo, caminhada ou piscina ou ainda 30 minutos de jogging. Isso vai ajudar você a se recuperar melhor e especialmente mais rápido, promovendo a vascularização.
Nesse suor, perdemos água e sais minerais, como sódio e potássio. E a deficiência desses sais pode causar cãibras, fadiga e dor de cabeça. Pelo suor, também perdemos plasma (um líquido por onde as células do sangue viajam). Por isso, após a maratona, o volume de plasma diminui.
O músculo cardíaco pode ficar exausto, também necessita de repouso. Nesse, podem ocorrer inflamação, morte de algumas células, diminuição do fluxo sanguíneo, maior risco de arritmia e morte após exercício extenuante. A recuperação do miocárdio pode demorar de 3 a 6 meses.
Após um treino longo o atleta chegou ao limiar máximo metabólico e físico do seu corpo e precisa de descanso para voltar ao que era antes. Correr todos os dias impede que seu corpo tenha tempo de repouso suficiente para regenerar as micro lesões e o acumulo metabólico gerado pelo “longão” anterior.
Como fazer o treino regenerativo
Assim sendo, o atleta simplesmente deverá diminuir a distância percorrida e intensidade do seu treino. Por exemplo, se uma pessoa correr 10 km em menos de uma hora, o recomendado é que no dia seguinte ela faça corra em baixo impacto, por 20 minutos e com volume de 7 km.
Cuidados com a saúde antes da meia maratonaCostuma realizar check-ups médicos periódicos;Treina com orientação especializada de um treinador ou assessoria esportiva;Ter realizado pelo menos 3 a 5 provas de 10 km;pratica exercícios físicos complementares que contribuem para o melhor desempenho;
Os treinos regenerativos, também chamados de treinos recuperativos, descanso ativo ou girinhos, são treinos para recuperação muscular depois de pedais intensos. Esses treinos são marcados por alta rotação, entre 90 e 95 RPM, alta frequência cardíaca e baixíssimo uso de força.
Em termos de massa corporal sólida, só durante uma maratona é possível diminuir de 1 a 1,5 quilos. Mas o que realmente perdemos em uma corrida assim é água. Visto que em média perdemos de 0,8 a 1,4 litros a cada hora de exercício pesado, durante o percurso de uma maratona chegamos a excretar até 6 litros de suor.
Por exemplo, um corredor de maratona pode gastar até 2.500kcal durante a competição. No entanto, um atleta correndo os 100 metros rasos pode queimar menos de 10kcal durante a prova.
Os 10km também é uma distância muito boa para se desenvolver no quesito velocidade. Isso porque o tempo de corrida – que pode variar de 35 minutos até 1h30 entre amadores – acaba não sendo um volume tão inalcançável para um iniciante, se comparado a uma meia maratona (21 km) ou maratona (42 km), por exemplo.
O mais indicado no pós prova é faça o consumo de alimentos com alto índice glicêmico. Eles poderão rapidamente se transformar em energia para a sua recuperação. Invista em alimentos como pão, batata doce e afins. Algumas horas depois que a prova terminar, o recomendado é que você faça uma refeição completa.
A refeição deve ser bem equilibrada, moderada e feita cerca de 12 horas antes da prova. O objetivo é encher os tanques de glicogênio do corpo. Assim, é fundamental comer carboidratos (massa ou arroz), mas também carne ou peixe (proteína) e se hidratar. Recomenda-se beber água antes ou após o jantar.
Exercícios aeróbicos, como corrida, podem ajudar no ganho de massa muscular. Verdade. Segundo pesquisadores, a prática de exercícios aeróbicos como a corrida pode influenciar na recuperação de lesões e no combate à perda de massa muscular ligada ao envelhecimento.
A corrida pode minimizar seus ganhos hipertróficos, mas pode te ajudar a perder mais gordura corporal. ... Há muitas pessoas que não costumam correr – nem na esteira – por medo de que isso acabe com seu desenvolvimento muscular. E quem quer ficar gigante, não tá a fim de perder seus ganhos na esteira!
O mito da perda muscular– “Não se perde massa muscular correndo, há a perda de peso e a composição física pode mudar. Mas não se perde músculo”, conta André. ... “Para um fisiculturista, que depende de ganhos musculares para viver, a corrida tem que ser bem menor”, afirma.
Em corridas leves de baixa intensidade, o corpo aciona a gordura como fonte de energia primária, mas precisa de mais tempo para queimar grandes quantidades de calorias. Por isso treinadores recomendam o tempo mínimo de 30 minutos. Já em corridas curtas de alta intensidade, o corpo queima mais calorias em menos tempo.
Segundo a especialista, se seu objetivo é ganhar peso, você deve consumir alimentos dentro de 15 a 20 minutos, mas se quer manter ou emagrecer, espere cerca de 45 a 60 minutos. Manter o corpo hidratado antes, durante e depois do treino também é fundamental.
A boa notícia é que dá, sim, para perder peso correndo. Ao contrário do que muita gente pensa, o jeito mais eficiente de cortar alguns quilos é apostar na variação de ritmo ao longo de cada treino, o que na corrida recebe o nome de fartlek, e em exercícios intervalados. ... Assim fica mais fácil perder peso correndo.
O que significa o código UI-800-3 na Netflix?
Como saber se meu plano cobre Nutricionista?
Quais as principais qualidades de um balconista de farmácia?
Como funciona o financiamento pelo Mais Alimentos?
Onde fica o dígito do RG na CNH?
Quando será pago o PIS para quem trabalhou em 2020?
Como saber a data de fechamento da fatura do cartão de crédito?
Onde está localizado a clavícula?
É possível financiar os gastos de ITBI?
Como consultar faturamento de uma empresa na Receita Federal?
Como filtrar um intervalo no Excel?
Como saber o tipo de barba que combina com meu rosto?
Como encerrar uma solicitação formal?
Qual é o estado físico de cada substância?
Como ficou o aumento dos aposentados para 2021?